facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Feliz Páscoa!

28-03-2024

 

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

Refeitório da secundária Josefa d’Óbidos cativa alunos e aumenta refeições servidas

refeitorio josefadobidosA aposta na qualidade dos ingredientes e na certificação dos cozinheiros fez a secundária Josefa d’Óbidos destacar-se com o aumento de refeições servidas no refeitório, em contraciclo com a maioria das escolas onde os alunos recusam a comida. Entre setembro de 2018 e janeiro de 2019 o refeitório da Escola Josefa d’Óbidos serviu 18 mil almoços, testemunhando o crescimento da preferência dos estudantes pelas refeições confecionadas.

Em cinco meses, o número de refeições servidas aos 503 alunos da secundária de Óbidos, no concelho de Leiria, aumentou 20%, o que, segundo dados fornecidos pela câmara à agência Lusa, representa um crescimento de 3.000 refeições, em relação ao mesmo período do ano letivo anterior.

Tudo porque, explicou a vereadora com o pelouro da Saúde e Bem-Estar na câmara de Óbidos, Margarida Reis, “o município investiu na confeção das refeições, na matéria-prima e também na categoria [certificação] dos cozinheiros que fazem essa confeção”.

A par, acrescentou a vereadora, “houve um grande investimento na sensibilização” dos pais e dos estudantes, estes últimos acompanhados diariamente por “técnicas do município que ajudam os alunos a gostar da comida, que proporcionem que eles provem”, numa política de proximidade “fundamental para que esta evolução se tenha verificado”.

Na prática, a receita para incentivar os alunos a comer no refeitório passou, segundo a nutricionista, Inês Almeida, por “levá-los às cozinhas, fazer com que eles percebessem como é que a comida é confecionada, como é armazenada, e tentando fazer atividades práticas como wokshops ou ementas”.

A isso, a “Brigada da Cantina”, que diariamente anda pelo refeitório, junta uma ‘pitada’ de incentivo, convidando alunos que vinham só acompanhar outros “a provar um bocadinho” e explicando regras como a necessidade “de reduzir a quantidade de sal”.

O resultado são ementas saudáveis e variáveis, incluindo diariamente um menu vegetariano, fruta e, nos dias em que o prato é peixe, uma sobremesa. Ingredientes que nos últimos cinco meses fizeram diminuir as idas aos cafés e grandes superfícies próximas da escola e aumentar a fila do refeitório, onde turmas como o 11.º ano de desporto levam nota máxima na assiduidade.

A comida melhorou, está diferente”, garantiu Fábio Saavedra, cliente diário dos pratos “preparados pelas cozinheiras” em detrimento da “comida enlatada ou rápida” que se encontra ‘fora’ da escola.

Já David Pereira e João Conceição destacaram “a qualidade e diversidade” das ementas da Escola Josefa d’Óbidos, que, sublinhou este último, no distrito e na região “está acima dos patamares”. O grupo que almoça na escola “todos os dias” garante que “a comida vem sempre bem confecionada” e, desde que existe acompanhamento da equipa de nutricionistas, tem ainda “mais melhorias”.

A ideia da vereadora é alargar ao bar o sucesso alcançado no refeitório, através de um programa virado para os lanches escolares. “Verificamos diariamente que os alunos não trazem para a escola o que é mais aconselhável para os lanches”, mas sim “o mais prático e mais fácil de comprar”, mesmo não sendo “o mais saudável”, disse.

A escola vai apostar na sensibilização aos encarregados de educação, convidados a visitar o refeitório e o bar onde as dinâmicas foram alteradas “para que os [seus]filhos possam comer de uma forma muito melhor”.

Um objetivo já conseguido no refeitório que, em setembro, no início do ano letivo serviu 2.361 refeições, mais 442 que no mesmo mês do ano letivo anterior.

Em janeiro atingiu as 4.394 refeições, mais 870 que no período homólogo. A manter-se o crescimento, a expectativa da escola é, até ao final do ano escolar, ultrapassar largamente as 27 mil refeições servidas no passado ano letivo.

Fonte: Lusa
Autor: Carlos Barroso

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
7
8
13
14
15
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP