pten
  • 2
  • 11
  • 14
  • 12
  • 1
  • 20
  • 10
  • 3
  • 13
  • 11
  • 8
  • 9
  • 6
  • 7
  • 13
  • 4
  • 5
  • 15
  • 12
  • 14

Em Rede  Ligações  Grupos de trabalho     

emRede - folha informativa

Redes Rurais EU 

 

Rede ENRD

 

EIP-AGRI

  

 Presidencia UE PT21

  

 

  

 WhatHorizon2020

Portugal 2020

  

PDR 2020

  

Prorural

  

Proderam2020

 gpp

IFAP

 Em destaque

Lançamento da Revista do Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica “Paisagens Alimentares”

13-01-2021

Foi publicado online o primeiro número da Revista do Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica (CCDM). A revista é de âmbito nacional e pretende contribuir para o debate e reflexão sobre a Dieta Mediterrânica nas suas diversas dimensões. Procura, ainda, dar visibilidade a projetos e iniciativas relevantes ou inovadoras e contribuir para uma intervenção mais qualificada no sentido da salvaguarda e revitalização da Dieta Mediterrânica. O titulo do primeiro número da revista é “Paisagens Alimentares”.

Ler mais

Obrigado e Boas Entradas em 2021

31-12-2020

A Rede Rural Nacional vem agradecer as muitas mensagens recebidas nesta quadra festiva e retribuir a todos os seus parceiros e amigos os votos de um excelente Ano de 2021, repleto de oportunidades e conquistas!

Ler mais

Plano Estratégico da PAC 2023-2027: Consulta alargada alargada até 8 de janeiro de 2021

18-12-2020

Encontra-se aberta a primeira fase do processo de consulta alargada do Plano Estratégico de Portugal no âmbito da Política Agrícola Comum, para o período 2023-2027. Convida-se à participação e envio de contributos até 8 de janeiro de 2021.

Ler mais

Webinar junta parceiros para discutir Dieta Mediterrânica

11-11-2020

O Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM) e a Câmara Municipal de Tavira (CMT), em colaboração com a Universidade do Algarve (UAlg) e as Direções Regionais de Agricultura e Pescas do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, e Alentejo, organizaram, no dia 30 de outubro, uma sessão de divulgação online sobre o potencial da Dieta Mediterrânica (DM) na promoção da coesão e desenvolvimento sustentável dos territórios.

Ler mais

Conferência "Do Prado ao Prato" debate sistemas alimentares sustentáveis

21-10-2020

A Conferência Do Prado ao Prato - Construir em conjunto sistemas alimentares sustentáveis (Farm to Fork Conference - Building sustainable food systems together) realizou-se nos últimos dias 15 e 16 de outubro de 2020 e tratou-se de um encontro anual de entidades europeias interessadas em ajudar a construir o caminho da UE para sistemas alimentares mais sustentáveis.

Ler mais

Aprovado Acordo sobre Orientação Geral do Conselho para a Reforma da PAC

21-10-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, participou nos dias 19 e 20 de outubro, no Luxemburgo, no Conselho de Ministros de Agricultura da União Europeia. Após uma longa ronda negocial entre os 27 Estados Membros, foi alcançado um acordo relativo à aplicação da Política Agrícola Comum (PAC) para o próximo ciclo de programação.

Ler mais

Aprovada a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030

13-10-2020

Foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 86/2020, de 13 de outubro de 2020, que aprova a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030, a qual tem como propósito fazer crescer a Agricultura, de forma sustentável e baseada na inovação.

Ler mais

Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, vence o Nobel da Paz de 2020

09-10-2020

O prémio Nobel da Paz de 2020 foi atribuído hoje ao Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, “pelos seus esforços no combate à fome, pelo seu contributo para melhorar as condições pela paz em zonas atingidas por conflitos e por agir como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como uma arma de guerra e de conflito”. O Programa Alimentar Mundial, com sede em Roma,  foi criado em 1961 e é a maior organização no planeta a promover a segurança alimentar. Todos os anos presta assistência a cerca de 90 milhões de pessoas em mais de 80 países. Para ...

Ler mais

Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30

11-09-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apresentou hoje, na Agroglobal, a Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30, a qual pretende nortear a estratégia e as políticas do setor. Para saber mais.  

Ler mais

Comissão Europeia lança consulta pública sobre visão a longo prazo para as zonas rurais

08-09-2020

A Comissão Europeia lança hoje uma consulta pública sobre a sua nova iniciativa: uma visão a longo prazo para as zonas rurais. O objetivo desta consulta é recolher pontos de vista acerca das oportunidades e desafios atuais nas zonas rurais, das aspirações destas zonas e das ações necessárias para as concretizar.

Ler mais

ACOS acolhe evento sobre “Boas Práticas para a Redução da Contaminação da Água pelos Produtos Fitofarmacêuticos”

Topps Acos13 e 14 de Outubro - Auditório da Expobeja, no Parque de Feiras e Exposições de Beja

Informação, aconselhamento e demonstrações sobre proteção da água

Como pode ser minimizado o impacto da contaminação da água por via dos produtos fitofarmacêuticos?

Esta é uma das respostas que vão ser dadas em Beja, nos dias 13 e 14 de Outubro, numa ação de sensibilização/formação de Boas Práticas dirigida a agricultores, técnicos, formadores e outros interessados nesta matéria. A proteção da água e dos recursos hídricos é uma das maiores preocupações da opinião pública sobre o ambiente, razão pela qual esta questão é cada vez mais importante numa agricultura produtiva e sustentável.

O evento “Boas Práticas para a Redução da Contaminação da Água pelos Produtos Fitofarmacêuticos” vai decorrer no Auditório da Expobeja, no Parque de Feiras e Exposições de Beja. A iniciativa, acolhida pela ACOS, resulta da parceria entre a CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal e a ANIPLA – Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas e desenvolve-se no âmbito do projecto TOPPS – Train Operators to Promote Best Practices & Sustainability.

As “Boas Práticas” para a proteção da água vão ao encontro das exigências da legislação europeia, nomeadamente, a Diretiva da Água e a Diretiva do Uso Sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos. Através do projecto TOPPS, as entidades envolvidas promovem ações de informação, aconselhamento, formação e demonstrações de modo a reduzir a contaminação da água por via dos agroquímicos.

A participação no evento é gratuita mas sujeita a inscrição.

Ficha de Inscrição.

Programa.

Plataforma

Alimente quem o Alimenta 

veg by freepik from flaticon

 

Website 

Inovação na Agricultura

   

 

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

Guia de apoio à criação de microempresas

 

guiaapoioExpAg

      

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata