pten
  • 2
  • 4
  • 13
  • 8
  • 3
  • 14
  • 6
  • 13
  • 11
  • 1
  • 10
  • 12
  • 11
  • 9
  • 14
  • 12
  • 7
  • 15
  • 5

emRede - folha informativa

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

Guia de apoio à criação de microempresas

 

guiaapoioExpAg

      

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Inovação rural: desenvolvimento de soluções reais para áreas rurais inteligentes e resilientes na Europa

22-02-2021

Quase um terço dos europeus vive em áreas rurais, que representam mais de três quartos da área total da União Europeia (UE). Estas áreas contribuem fortemente para a cultura e as sociedades europeias e são um cenário-chave na luta contra as alterações climáticas e para uma melhor gestão dos recursos. Este pacote de resultados CORDIS apresenta nove projetos financiados pela UE que têm trabalhado arduamente para fomentar o potencial de inovação rural e contribuir positivamente para a visão de longo prazo da UE para as áreas rurais.

Ler mais

Consulta da Comissão sobre a nova Estratégia de Solos da UE

08-02-2021

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública online sobre o desenvolvimento de uma nova Estratégia para os Solos da UE, convidando os cidadãos e as organizações a contribuírem 27 de abril de 2021 para a sua preparação e a partilharem os seus pontos de vista sobre potenciais objetivos e ações.

Ler mais

Obrigado e Boas Entradas em 2021

31-12-2020

A Rede Rural Nacional vem agradecer as muitas mensagens recebidas nesta quadra festiva e retribuir a todos os seus parceiros e amigos os votos de um excelente Ano de 2021, repleto de oportunidades e conquistas!

Ler mais

Plano Estratégico da PAC 2023-2027: Consulta alargada alargada até 8 de janeiro de 2021

18-12-2020

Encontra-se aberta a primeira fase do processo de consulta alargada do Plano Estratégico de Portugal no âmbito da Política Agrícola Comum, para o período 2023-2027. Convida-se à participação e envio de contributos até 8 de janeiro de 2021.

Ler mais

Webinar junta parceiros para discutir Dieta Mediterrânica

11-11-2020

O Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM) e a Câmara Municipal de Tavira (CMT), em colaboração com a Universidade do Algarve (UAlg) e as Direções Regionais de Agricultura e Pescas do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, e Alentejo, organizaram, no dia 30 de outubro, uma sessão de divulgação online sobre o potencial da Dieta Mediterrânica (DM) na promoção da coesão e desenvolvimento sustentável dos territórios.

Ler mais

Conferência "Do Prado ao Prato" debate sistemas alimentares sustentáveis

21-10-2020

A Conferência Do Prado ao Prato - Construir em conjunto sistemas alimentares sustentáveis (Farm to Fork Conference - Building sustainable food systems together) realizou-se nos últimos dias 15 e 16 de outubro de 2020 e tratou-se de um encontro anual de entidades europeias interessadas em ajudar a construir o caminho da UE para sistemas alimentares mais sustentáveis.

Ler mais

Aprovado Acordo sobre Orientação Geral do Conselho para a Reforma da PAC

21-10-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, participou nos dias 19 e 20 de outubro, no Luxemburgo, no Conselho de Ministros de Agricultura da União Europeia. Após uma longa ronda negocial entre os 27 Estados Membros, foi alcançado um acordo relativo à aplicação da Política Agrícola Comum (PAC) para o próximo ciclo de programação.

Ler mais

Aprovada a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030

13-10-2020

Foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 86/2020, de 13 de outubro de 2020, que aprova a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030, a qual tem como propósito fazer crescer a Agricultura, de forma sustentável e baseada na inovação.

Ler mais

Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, vence o Nobel da Paz de 2020

09-10-2020

O prémio Nobel da Paz de 2020 foi atribuído hoje ao Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, “pelos seus esforços no combate à fome, pelo seu contributo para melhorar as condições pela paz em zonas atingidas por conflitos e por agir como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como uma arma de guerra e de conflito”. O Programa Alimentar Mundial, com sede em Roma,  foi criado em 1961 e é a maior organização no planeta a promover a segurança alimentar. Todos os anos presta assistência a cerca de 90 milhões de pessoas em mais de 80 países. Para ...

Ler mais

Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30

11-09-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apresentou hoje, na Agroglobal, a Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30, a qual pretende nortear a estratégia e as políticas do setor. Para saber mais.  

Ler mais

Grupo de Trabalho da Inovação da RRN debate rede de explorações de demonstração

missao solo ptO Grupo de Trabalho Temático da Inovação da Rede Rural Nacional reuniu por vídeoconferência esta segunda-feira, dia 18 de janeiro, com o tema "rede de explorações de demonstração". A reunião online teve a presença de cerca de 40 dos seus membros, para debater a Missão Saúde do Solo e Alimentação, criada no âmbito do programa-quadro Horizonte Europa, da Comissão Europeia, uma iniciativa centrada nas questões do solo, ligando às questões da alimentação.

Teresa Pinto Correia, investigadora da Universidade de Évora e Vice-presidente do Conselho da Missão Saúde do Solo e Alimentação, da Comissão Europeia, fez a primeira intervenção e apresentou a proposta que define as principais linhas de atuação no âmbito da Missão Solo.

São cinco as missões criadas pela União Europeia que contribuirão para os objetivos do Pacto Ecológico Europeu, bem como dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A Missão Saúde do Solo e Alimentação, em concreto, pretende tornar a investigação na UE mais proximos dos objetivos de inovação necessários para melhorar as questões de competitividade e sustentablidade nos vários setores, sendo transversais e juntando vários intervenientes e várias iniciativas distintas.

O objetivo da missão, de acordo com Teresa Pinto Correia, é "ambicioso", e visa alcançar até 2030 solos saudáveis em pelo menos 75% de todos os solos em cada Estado-Membro ou, pelo menos, que registem uma melhoria significativa para todos os indicadores onde os níveis estejam abaixo de limiares aceitáveis e requeridos para que o solo suporte os serviços dos ecossistemas essenciais para a alimentação, as pessoas e o clima.

No âmbito da missão, uma das ações propostas nesta reunião foi o estabelecimento de uma rede de explorações laboratórios vivos (Living Labs) e de explorações farol (Lighthouses), para vários tipos de uso do solo (explorações agrícolas, florestas, áreas industriais e ambientes urbanos), funcionando junto dos produtores e de acordo com as suas necessidades.

As explorações farol poderão ser áreas de paisagem, de floresta, de gestão de numa escala urbana onde se comprove o uso de boas práticas, podendo ser visitadas para demonstração. Os laboratórios vivos terão a função de criar conhecimento, onde se pretende que seja feita investigação, pondendo ser, por exemplo, parcelas experimentais.

"O que se pretende é ter uma rede em todas as regiões que reconheça a importância dos laboratórios vivos e das explorações-farol, que tem de ser relevantes e adaptadas às condições do contexto", refere a investigadora.

Que laboratórios vivos e explorações farol criar? Quais são as que fazem sentido em cada região? Estratégia dentro da região? Como vão ser implementados? Estes foram alguns dos pontos em debate nas três sessões de debate que se realizaram em simultâneo, sessões essas muito dinâmicas e participadas.

Consulte a apresentação Missão Saúde do Solo e Alimentação, proferida por Teresa Pinto Correia (Universidade de Évora).

Para mais informação sobre Explorações-Farol (Lighthouses) e Explorações Laboratório-Vivo (Living Labs), consultar:

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

Alimente quem o alimenta

 

Website 

Inovação na Agricultura

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

 

   

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
6
7
8
9
12
13
14
15
16
17
19
20
21
22
24
26
28

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
Presidencia UE PT21
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP