Em destaque
Inovação rural: desenvolvimento de soluções reais para áreas rurais inteligentes e resilientes na Europa
22-02-2021

Quase um terço dos europeus vive em áreas rurais, que representam mais de três quartos da área total da União Europeia (UE). Estas áreas contribuem fortemente para a cultura e as sociedades europeias e são um cenário-chave na luta contra as alterações climáticas e para uma melhor gestão dos recursos. Este pacote de resultados CORDIS apresenta nove projetos financiados pela UE que têm trabalhado arduamente para fomentar o potencial de inovação rural e contribuir positivamente para a visão de longo prazo da UE para as áreas rurais.
Ler maisConsulta da Comissão sobre a nova Estratégia de Solos da UE
08-02-2021

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública online sobre o desenvolvimento de uma nova Estratégia para os Solos da UE, convidando os cidadãos e as organizações a contribuírem 27 de abril de 2021 para a sua preparação e a partilharem os seus pontos de vista sobre potenciais objetivos e ações.
Ler maisObrigado e Boas Entradas em 2021
31-12-2020

A Rede Rural Nacional vem agradecer as muitas mensagens recebidas nesta quadra festiva e retribuir a todos os seus parceiros e amigos os votos de um excelente Ano de 2021, repleto de oportunidades e conquistas!
Ler maisPlano Estratégico da PAC 2023-2027: Consulta alargada alargada até 8 de janeiro de 2021
18-12-2020

Encontra-se aberta a primeira fase do processo de consulta alargada do Plano Estratégico de Portugal no âmbito da Política Agrícola Comum, para o período 2023-2027. Convida-se à participação e envio de contributos até 8 de janeiro de 2021.
Ler maisWebinar junta parceiros para discutir Dieta Mediterrânica
11-11-2020

O Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM) e a Câmara Municipal de Tavira (CMT), em colaboração com a Universidade do Algarve (UAlg) e as Direções Regionais de Agricultura e Pescas do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, e Alentejo, organizaram, no dia 30 de outubro, uma sessão de divulgação online sobre o potencial da Dieta Mediterrânica (DM) na promoção da coesão e desenvolvimento sustentável dos territórios.
Ler maisConferência "Do Prado ao Prato" debate sistemas alimentares sustentáveis
21-10-2020

A Conferência Do Prado ao Prato - Construir em conjunto sistemas alimentares sustentáveis (Farm to Fork Conference - Building sustainable food systems together) realizou-se nos últimos dias 15 e 16 de outubro de 2020 e tratou-se de um encontro anual de entidades europeias interessadas em ajudar a construir o caminho da UE para sistemas alimentares mais sustentáveis.
Ler maisAprovado Acordo sobre Orientação Geral do Conselho para a Reforma da PAC
21-10-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, participou nos dias 19 e 20 de outubro, no Luxemburgo, no Conselho de Ministros de Agricultura da União Europeia. Após uma longa ronda negocial entre os 27 Estados Membros, foi alcançado um acordo relativo à aplicação da Política Agrícola Comum (PAC) para o próximo ciclo de programação.
Ler maisAprovada a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030
13-10-2020

Foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 86/2020, de 13 de outubro de 2020, que aprova a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030, a qual tem como propósito fazer crescer a Agricultura, de forma sustentável e baseada na inovação.
Ler maisPrograma Alimentar Mundial, das Nações Unidas, vence o Nobel da Paz de 2020
09-10-2020

O prémio Nobel da Paz de 2020 foi atribuído hoje ao Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, “pelos seus esforços no combate à fome, pelo seu contributo para melhorar as condições pela paz em zonas atingidas por conflitos e por agir como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como uma arma de guerra e de conflito”. O Programa Alimentar Mundial, com sede em Roma, foi criado em 1961 e é a maior organização no planeta a promover a segurança alimentar. Todos os anos presta assistência a cerca de 90 milhões de pessoas em mais de 80 países. Para ...
Ler maisTerra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30
11-09-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apresentou hoje, na Agroglobal, a Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30, a qual pretende nortear a estratégia e as políticas do setor. Para saber mais.
Ler maisO desafio do abandono da terra depois de 2020 e medidas possíveis para mitigar seus efeitos
O Research4Committees da Comissão Europeia publicou esta terça-feira o estudo "The challenge of land abandonment after 2020 and options for mitigating measures" que traça o panorama da evolução que o abandono da terra pode seguir na UE até 2030, a sua trajetória histórica e o estado em que atualmente nos encontramos.
Baseado em diversa documentação e em estudos de caso, este estudo analisa os fatores motivadores e efeitos do fenómeno do abandono da terra, medidas de mitigação a serem aplicadas a através das políticas da União, em particular da PAC, e descreve diferentes hipóteses sobre mudanças no uso da terra, utilizando como variáveis as alterações climáticas, da globalização dos mercados e de uma grande crise de saúde.
Principais conclusões do Estudo
• Cerca de 30% (cerca de 56 milhões de hectares) das áreas agrícolas da União Europeia (UE27) corre pelo menos um risco moderado de deixar a terra e pode chegar a 5 milhões de hectares em 2030 e 2,9% da Superfície Agricultura Útil Atual (173 milhões de hectares).
• O abandono de terra é um fenómeno local impulsionado por um conjunto complexo de elementos que abrangem fatores biofísicos, agrícolas, estruturais, de mercado, regionais, institucionais e estratégicos. Os problemas de gestão e adaptação estruturais são as principais forças motrizes que afetam este processo.
• Os efeitos nocivos do abandono da terra podem ameaçar o futuro dos habitats semi-naturais. No entanto, sob certas condições, e em algumas fases do processo de abandono, pode haver alguns resultados benéficos.
• Embora seja verdade que os instrumentos de ação da política agrícola comum (PAC) podem contribuir para mitigar o abandono de terras, as tendências de concentração de produção e o abandono diferem entre os vários tipos de exploração e setores produtivos.
• As tendências atuais de abandono de terras serão agravadas por fatores externas (alterações climáticas, globalização, crise de saúde). Os efeitos dos fatores que impulsionam o abandono da terra são a melhoria da condições de operação, suporte adaptado a áreas com limitações recursos naturais, silvicultura e medidas ambientais, bem como como ajudar as comunidades rurais.
Consulte o estudo aqui.