facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Feliz Páscoa!

28-03-2024

 

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

Opinião: Suinicultura 4.0 desafios e oportunidades no horizonte 2030

pig 2271861 640De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a carne suína é a carne mais consumida no mundo (36%). Neste contexto a União Europeia e Portugal atravessam um momento de crescimento dos seus mercados fruto das exportações para a Asia e em particular para a China em resultado dos problemas sanitários que afetam estes países, nomeadamente os resultantes da peste suína africana, febre aftosa e peste suína clássica, ainda que este cenário se possa inverter no espaço temporal dos próximos 2 ou 3 anos conduzindo a mais uma crise a que o setor não é alheio.

Junto com esta realidade, a atual pandemia cujo fim está longe de ser conhecido, perturba a montante e a jusante da cadeia de produção o normal funcionamento do setor, desde o regular abastecimento de matérias-primas até às dificuldades sentidas nas cadeias mais tradicionais de comercialização.

E outros desafios se impõem para a suinicultura no horizonte 2030, de onde a inovação numa fileira que tem de se manter competitiva e eficiente cumprindo com metas ambientais, de sanidade e de bem-estar animal tem um papel determinante para aqueles que são os principais benificiários dos avanços na produção animal, e que são os consumidores!

Assim, falar em suinicultura 4.0 é sinónimo de utilização das tecnologias digitais e da eficiência que as mesmas podem trazer ao criador, mas também na inovação aliada em matéria de biossegurança, genética e sustentabilidade. Começando por estas, se a biossegurança contínua a ser é chave para a profilaxia do estado sanitário dos efetivos,  é por demais evidente o contributo que hoje as tecnologias no melhoramento genético, como o uso de marcadores (genómica) têm no resultado geral da produção através dos ganhos obtidos em prolificidade e redução da mortalidade de leitões, capacidade de desmame, conversão alimentar e ou resistências a doenças. A sustentabilidade começa pela necessidade da criação de uma imagem geradora de um impacto social positivo em questões como o uso de chorumes como fertilizantes orgânicos ou o uso de energias alternativas, e pela transformação digital do setor e as tecnologias associadas.

Sobre estas, tomando por referência o documento de 2016 da Pwcsobre as oito tecnologias emergentes para o sucesso empresarial, e deste ponto de vista também para o sucesso na agricultura ( Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Blockchain, Drones, Internet das Coisas, Robótica, Realidade Virtual, Impressão 3-D), todas podem contribuir para o aumento de eficiência produtiva, rastreabilidade do processo de produção, pegada ambiental e melhoria das condições de bem estar animal das explorações em suinicultura.

A inteligência artificial  pode constituir um importante instrumento na deteção e identificação de padrões comportamentais dos animais, estado sanitário ou biometria através de dispositivos de áudio e vídeo instaladas sobre os parques de produção que permitam a observação 24 sobre 24 horas, 365 dias ao ano dos grupos e dos animais individualmente – por exemplo pode ser permitida a identificação de um animal em aflição por ter sido atacado por outro, ou um leitão aprisionado acidentalmente debaixo de uma marrã que dê origem a um aviso que permita a intervenção imediata do tratador.

Entre as tecnologias que mais têm crescido e com maior espectro de utilizadores e aplicações são a Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Se a Realidade Virtual é uma simulação artificial, gerada por computador ou recreação de um ambiente ou situação real (por exemplo a visualização do fluxo de ventilação de um pavilhão), a Realidade Aumentada pode definir-se como a junção de camadas invisíveis geradas por software sobre superfícies ou objetos existentes no mundo real, permitindo torná-la mais significativa e permitindo a interação com a mesma. Neste caso é possível a visualização em tempo real de documentos, ferramentas ou procedimentos agilizando e aperfeiçoando o trabalho dos tratadores e técnicos da exploração nas tarefas do dia-a-dia.

Os drones enquanto instrumentos aéreos não tripulados são instrumentos essencialmente uteis no acompanhamento de animais em sistemas de produção a campo, já que permitem identificar a localização desses animais, observar o seu comportamento e dependendo dos sensores de que sejam equipados, poderem realizar avaliações biométricas ou registos vitais como temperatura. Outro contributo que podem dar prende-se com as medidas de biossegurança e a capacidade que estes veículos tem de transporte de pequenas mercadorias, possibilitando a movimentação das mesmas entre explorações ou entre pavilhões da mesma exploração sem a presença física humana.

A Internet das Coisas resulta da instalação de sensores que em tempo real registam, monitorizam e enviam à distância informação para uma rápida tomada de decisão por parte dos tratadores, ou conjugada com sistemas de Inteligência artificial, a automação completa dos sistemas de produção através da análise dos dados e a criação de respostas por ativação de mecanismos atuadores. Assim, muitas vezes acontece já hoje na climatização de explorações mais modernas em que a conjugação de dispositivos que permitem medir – avisar – controlar – criar relatórios e responder em função de padrões pré-determinados, permitem mesmo à distância o acompanhamento das condições de bem-estar animal dos efetivos.

Cada vez mais a robótica tem presença na agricultura. A sua utilidade prende-se uma vez mais com a capacidade que tem de estar presente a tempo inteiro no acompanhamento do efetivo com velocidades de processamento de informação infinitamente superiores à capacidade humana, mas também na possibilidade de realização de tarefas repetitivas e de forma mais segura para os operadores. Em suiniculturas o seu potencial prende-se com operações de limpeza dos parques, deteção de estros, distribuição automático de alimentação ou em matadouros nas linhas de desmancha em operações de corte e embalamento de carne.

Por último refira-se a Impressão-3D e o Blockchain. Se a primeira é uma ferramenta instrumental que hoje permite aa replicação ou criação de peças de substituição para reparação de equipamentos e máquinas reduzindo os tempos de espera e permitindo a continuidade de tarefas que de outra forma tomam dias para permitir a continuidade de operações ou processos em curso; a segunda é um instrumento de integração de tecnologias e de registo em linha. Através do blockchain é possível construir sistemas fiáveis de rastreabilidade de cada produto transacionado na cadeia alimentar com a identificação segura dos seus intervenientes, reunindo informação resultante das tecnologias descritas e a jusante permitindo a criação de redes entre criadores e compradores possibilitando novas oportunidades de logística e negócio.

Todas esta tecnologias em conjunto contribuem de forma precisa para que as explorações melhores possam ainda ser melhores, com níveis de produtividade consistentes que lhes permitam amortecer custos de produção mesmo face às variações nos preços das matérias primas, garantir a competitividade do setor. À semelhança de outros setores, também em suinicultura Inovação e Estratégia devem ser palavras de ordem, mas as vantagens resultantes das novas tecnologias só se tornam reais com conhecimento da sua verdadeira utilidade e sensibilização dos criadores para a sua adoção, com a sua formação e a existência de fórum alargados que contribuam para a identificação de novas oportunidades e soluções.

É nesse sentido que o Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agroflorestal - InovTechAgro assume nas suas parceiras um conjunto vasto de 65 entidades, numa tentativa de levar de forma transversal e em rede com os demais Centros de Competência o conhecimento da importância do contributo tecnológico nas áreas de agricultura de precisão, mecanização e digitalização para a competitividade do setor.

Por: Luís Alcino da Conceição - InovTechAgro
Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Portalegre

Aritgo publicado na revista Suinicultura da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores.

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
10
11
25
27
28
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP