Em destaque
Inovação rural: desenvolvimento de soluções reais para áreas rurais inteligentes e resilientes na Europa
22-02-2021

Quase um terço dos europeus vive em áreas rurais, que representam mais de três quartos da área total da União Europeia (UE). Estas áreas contribuem fortemente para a cultura e as sociedades europeias e são um cenário-chave na luta contra as alterações climáticas e para uma melhor gestão dos recursos. Este pacote de resultados CORDIS apresenta nove projetos financiados pela UE que têm trabalhado arduamente para fomentar o potencial de inovação rural e contribuir positivamente para a visão de longo prazo da UE para as áreas rurais.
Ler maisConsulta da Comissão sobre a nova Estratégia de Solos da UE
08-02-2021

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública online sobre o desenvolvimento de uma nova Estratégia para os Solos da UE, convidando os cidadãos e as organizações a contribuírem 27 de abril de 2021 para a sua preparação e a partilharem os seus pontos de vista sobre potenciais objetivos e ações.
Ler maisObrigado e Boas Entradas em 2021
31-12-2020

A Rede Rural Nacional vem agradecer as muitas mensagens recebidas nesta quadra festiva e retribuir a todos os seus parceiros e amigos os votos de um excelente Ano de 2021, repleto de oportunidades e conquistas!
Ler maisPlano Estratégico da PAC 2023-2027: Consulta alargada alargada até 8 de janeiro de 2021
18-12-2020

Encontra-se aberta a primeira fase do processo de consulta alargada do Plano Estratégico de Portugal no âmbito da Política Agrícola Comum, para o período 2023-2027. Convida-se à participação e envio de contributos até 8 de janeiro de 2021.
Ler maisWebinar junta parceiros para discutir Dieta Mediterrânica
11-11-2020

O Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM) e a Câmara Municipal de Tavira (CMT), em colaboração com a Universidade do Algarve (UAlg) e as Direções Regionais de Agricultura e Pescas do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, e Alentejo, organizaram, no dia 30 de outubro, uma sessão de divulgação online sobre o potencial da Dieta Mediterrânica (DM) na promoção da coesão e desenvolvimento sustentável dos territórios.
Ler maisConferência "Do Prado ao Prato" debate sistemas alimentares sustentáveis
21-10-2020

A Conferência Do Prado ao Prato - Construir em conjunto sistemas alimentares sustentáveis (Farm to Fork Conference - Building sustainable food systems together) realizou-se nos últimos dias 15 e 16 de outubro de 2020 e tratou-se de um encontro anual de entidades europeias interessadas em ajudar a construir o caminho da UE para sistemas alimentares mais sustentáveis.
Ler maisAprovado Acordo sobre Orientação Geral do Conselho para a Reforma da PAC
21-10-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, participou nos dias 19 e 20 de outubro, no Luxemburgo, no Conselho de Ministros de Agricultura da União Europeia. Após uma longa ronda negocial entre os 27 Estados Membros, foi alcançado um acordo relativo à aplicação da Política Agrícola Comum (PAC) para o próximo ciclo de programação.
Ler maisAprovada a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030
13-10-2020

Foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 86/2020, de 13 de outubro de 2020, que aprova a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030, a qual tem como propósito fazer crescer a Agricultura, de forma sustentável e baseada na inovação.
Ler maisPrograma Alimentar Mundial, das Nações Unidas, vence o Nobel da Paz de 2020
09-10-2020

O prémio Nobel da Paz de 2020 foi atribuído hoje ao Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, “pelos seus esforços no combate à fome, pelo seu contributo para melhorar as condições pela paz em zonas atingidas por conflitos e por agir como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como uma arma de guerra e de conflito”. O Programa Alimentar Mundial, com sede em Roma, foi criado em 1961 e é a maior organização no planeta a promover a segurança alimentar. Todos os anos presta assistência a cerca de 90 milhões de pessoas em mais de 80 países. Para ...
Ler maisTerra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30
11-09-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apresentou hoje, na Agroglobal, a Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30, a qual pretende nortear a estratégia e as políticas do setor. Para saber mais.
Ler maisAcademia do Centro de Frutologia Compal recebe candidaturas até 23 de fevereiro
Estão abertas as candidaturas à Academia 2017 do Centro de Frutologia Compal. Uma iniciativa que pretende fomentar a inovação na fruticultura nacional, estimular a colaboração e criação de parcerias para o desenvolvimento de novos negócios, reforçados pelas bolsas de instalação no total de 60 mil euros.
Até 23 de Fevereiro, fruticultores do futuro de norte a sul do país podem candidatar-se à Academia do Centro de Frutologia Compal. Basta aceder a www.centrofrutologiacompal.pt.
Na sua quinta edição, a iniciativa já considerada uma referência nacional, vai proporcionar a 12 empresários frutícolas mais de 65 horas de formação. No final, os três melhores projetos vão ser impulsionados com bolsas de instalação num total de 60 mil euros.
“O balanço dos últimos quatro anos é muito positivo. Passaram pela Academia já 45 empreendedores frutícolas. Foram mais de 225 horas de formação e atribuímos 12 bolsas de instalação, no total de 240.000€. Acreditamos que esta iniciativa tem permitido reforçar as competências da nova geração de empresários frutícolas e ao mesmo tempo estabelecer parcerias de negócio entre os players do setor” afirma José Jordão, Presidente do Centro de Frutologia Compal.
Podem candidatar-se empresários frutícolas que produzem ou queiram produzir frutas como Amora, Framboesa, Mirtilo, Morango, Romã, Cereja, Pêssego, Maçã, Pera Rocha, entre outras.
Os 12 participantes selecionados vão visitar explorações modelo de norte a sul do país, onde podem contatar com novos modelos de negócio, com soluções diversificadas e com técnicos altamente especializados. Fruticultura, gestão agrícola, associativismo, marketing, tecnologia e sustentabilidade são alguns dos módulos teóricos, que ajudam a reforçar as competências técnicas e de negócio dos empresários. Para além da formação teórica e prática, os participantes têm ainda oportunidade de integrar uma rede de networking, abrindo portas para novas colaborações e parcerias.