pten
  • 14
  • 11
  • 7
  • 8
  • 15
  • 4
  • 12
  • 11
  • 6
  • 9
  • 13
  • 12
  • 1
  • 5
  • 10
  • 14
  • 3
  • 2
  • 13

emRede - folha informativa

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

Guia de apoio à criação de microempresas

 

guiaapoioExpAg

      

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola 2020: conheça os 12 finalistas

20-01-2021

É já no dia 4 de fevereiro que serão conhecidos os vencedores do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola 2020. Fique a conhecer cada um dos 12 finalistas:    

Ler mais

Obrigado e Boas Entradas em 2021

31-12-2020

A Rede Rural Nacional vem agradecer as muitas mensagens recebidas nesta quadra festiva e retribuir a todos os seus parceiros e amigos os votos de um excelente Ano de 2021, repleto de oportunidades e conquistas!

Ler mais

Plano Estratégico da PAC 2023-2027: Consulta alargada alargada até 8 de janeiro de 2021

18-12-2020

Encontra-se aberta a primeira fase do processo de consulta alargada do Plano Estratégico de Portugal no âmbito da Política Agrícola Comum, para o período 2023-2027. Convida-se à participação e envio de contributos até 8 de janeiro de 2021.

Ler mais

Webinar junta parceiros para discutir Dieta Mediterrânica

11-11-2020

O Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM) e a Câmara Municipal de Tavira (CMT), em colaboração com a Universidade do Algarve (UAlg) e as Direções Regionais de Agricultura e Pescas do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, e Alentejo, organizaram, no dia 30 de outubro, uma sessão de divulgação online sobre o potencial da Dieta Mediterrânica (DM) na promoção da coesão e desenvolvimento sustentável dos territórios.

Ler mais

Conferência "Do Prado ao Prato" debate sistemas alimentares sustentáveis

21-10-2020

A Conferência Do Prado ao Prato - Construir em conjunto sistemas alimentares sustentáveis (Farm to Fork Conference - Building sustainable food systems together) realizou-se nos últimos dias 15 e 16 de outubro de 2020 e tratou-se de um encontro anual de entidades europeias interessadas em ajudar a construir o caminho da UE para sistemas alimentares mais sustentáveis.

Ler mais

Aprovado Acordo sobre Orientação Geral do Conselho para a Reforma da PAC

21-10-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, participou nos dias 19 e 20 de outubro, no Luxemburgo, no Conselho de Ministros de Agricultura da União Europeia. Após uma longa ronda negocial entre os 27 Estados Membros, foi alcançado um acordo relativo à aplicação da Política Agrícola Comum (PAC) para o próximo ciclo de programação.

Ler mais

Aprovada a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030

13-10-2020

Foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 86/2020, de 13 de outubro de 2020, que aprova a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030, a qual tem como propósito fazer crescer a Agricultura, de forma sustentável e baseada na inovação.

Ler mais

Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, vence o Nobel da Paz de 2020

09-10-2020

O prémio Nobel da Paz de 2020 foi atribuído hoje ao Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, “pelos seus esforços no combate à fome, pelo seu contributo para melhorar as condições pela paz em zonas atingidas por conflitos e por agir como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como uma arma de guerra e de conflito”. O Programa Alimentar Mundial, com sede em Roma,  foi criado em 1961 e é a maior organização no planeta a promover a segurança alimentar. Todos os anos presta assistência a cerca de 90 milhões de pessoas em mais de 80 países. Para ...

Ler mais

Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30

11-09-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apresentou hoje, na Agroglobal, a Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30, a qual pretende nortear a estratégia e as políticas do setor. Para saber mais.  

Ler mais

Comissão Europeia lança consulta pública sobre visão a longo prazo para as zonas rurais

08-09-2020

A Comissão Europeia lança hoje uma consulta pública sobre a sua nova iniciativa: uma visão a longo prazo para as zonas rurais. O objetivo desta consulta é recolher pontos de vista acerca das oportunidades e desafios atuais nas zonas rurais, das aspirações destas zonas e das ações necessárias para as concretizar.

Ler mais

IPMWORKS: uma rede Europeia de agricultores para demonstrar e promover estratégias de proteção integrada das culturas

Imagem IPMWORKSComunicado de imprensa: O IPMWORKS é um projeto europeu financiado pelo programa H2020 que teve início no dia 1 de outubro e terá uma duração de 4 anos. O projeto é liderado pelo INRAE, em França, e tem 31 parceiros, de 16 países europeus, entre os quais a CONSULAI, em Portugal (www.consulai.com). O objetivo do IPMWORKS é construir uma rede, a nível da UE, para demonstrar e promover a adoção de estratégias rentáveis de proteção integrada, através da troca de conhecimento e de experiência entre agricultores.

A dependência de produtos fitofarmacêuticos na agricultura europeia é atualmente muito elevada. Na maioria das explorações agrícolas, para evitar as perdas de rendimento, a proteção contra pragas e doenças depende principalmente (e, por vezes, exclusivamente) da aplicação de fitofármacos, o que tem originado um crescente aumento das preocupações sobre os impactes no ambiente e na saúde humana. A utilização prolongada destas práticas culturais pode mesmo causar limitações a longo prazo, uma vez que conduz frequentemente a uma redução da eficácia dos tratamentos, devido ao aumento da resistência por parte das culturas.

De acordo com o novo Pacto Ecológico Europeu (Green Deal), e mais especificamente com a estratégia Do Prado ao Prato, a UE tem planos para reduzir a utilização de fitofármacos em 50% até 2030. Este é claramente um objetivo muito ambicioso, que será extremamente difícil de atingir. Em paralelo, e em conformidade com a Diretiva 2009/128/CE sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas, os Estados-Membros estabeleceram também planos de ação nacionais nesta área. Nos próximos anos, a redução da utilização de produtos fitofarmacêuticos será, por isso, uma prioridade máxima da Política Agrícola europeia.

Por toda a Europa, e em particular em Portugal, existem já agricultores que, com sucesso, têm implementado estratégias inovadoras de proteção integrada, conseguindo bons resultados com uma menor dependência de fitofármacos. O desafio para a agricultura europeia é alargar este grupo e promover uma adoção generalizada de estratégias de proteção integrada. O projeto IPMWORKS visa alcançar este objetivo através da disseminação de casos de sucesso, da organização de iniciativas que permitam a partilha de conhecimento, da promoção de atividades de demonstração em explorações agrícolas e da formação de agricultores e de técnicos em proteção integrada.

O IPMWORKS coordenará redes de demonstração que já existem, que promovem estratégias avançadas de proteção integrada, e lançará novas redes em regiões ou setores onde estas ainda não existam. Em Portugal, a CONSULAI vai criar, no âmbito do projeto, duas redes de demonstração, na área da vinha e da horticultura. Agricultores, consultores, decisores políticos, consumidores e outros atores chave estarão envolvidos nesta iniciativa, mostrando que as estratégias de proteção integrada podem contribuir para reduzir substancialmente a utilização de produtos fitofarmacêuticos. O projeto mostrará que a proteção integrada pode manter, ou mesmo melhorar, a rentabilidade dos agricultores, enquanto contribui para reduzir os impactes ambientais.

O IPMWORKS trabalhará, assim, em conjunto com agricultores, técnicos e outros agentes de inovação, na linha da frente das iniciativas que ajudarão a concretizar o Pacto Ecológico Europeu e a Estratégia do Prado ao Prato.

Para mais informações, contactar Marta Mendes (Responsável do Projeto – CONSULAI) – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Aceda aqui ao Comunicado.

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

Alimente quem o alimenta

 

Website 

Inovação na Agricultura

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

 

   

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
Presidencia UE PT21
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP