Em destaque
Lançamento da Revista do Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica “Paisagens Alimentares”
13-01-2021

Foi publicado online o primeiro número da Revista do Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica (CCDM). A revista é de âmbito nacional e pretende contribuir para o debate e reflexão sobre a Dieta Mediterrânica nas suas diversas dimensões. Procura, ainda, dar visibilidade a projetos e iniciativas relevantes ou inovadoras e contribuir para uma intervenção mais qualificada no sentido da salvaguarda e revitalização da Dieta Mediterrânica. O titulo do primeiro número da revista é “Paisagens Alimentares”.
Ler maisObrigado e Boas Entradas em 2021
31-12-2020

A Rede Rural Nacional vem agradecer as muitas mensagens recebidas nesta quadra festiva e retribuir a todos os seus parceiros e amigos os votos de um excelente Ano de 2021, repleto de oportunidades e conquistas!
Ler maisPlano Estratégico da PAC 2023-2027: Consulta alargada alargada até 8 de janeiro de 2021
18-12-2020

Encontra-se aberta a primeira fase do processo de consulta alargada do Plano Estratégico de Portugal no âmbito da Política Agrícola Comum, para o período 2023-2027. Convida-se à participação e envio de contributos até 8 de janeiro de 2021.
Ler maisWebinar junta parceiros para discutir Dieta Mediterrânica
11-11-2020

O Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM) e a Câmara Municipal de Tavira (CMT), em colaboração com a Universidade do Algarve (UAlg) e as Direções Regionais de Agricultura e Pescas do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, e Alentejo, organizaram, no dia 30 de outubro, uma sessão de divulgação online sobre o potencial da Dieta Mediterrânica (DM) na promoção da coesão e desenvolvimento sustentável dos territórios.
Ler maisConferência "Do Prado ao Prato" debate sistemas alimentares sustentáveis
21-10-2020

A Conferência Do Prado ao Prato - Construir em conjunto sistemas alimentares sustentáveis (Farm to Fork Conference - Building sustainable food systems together) realizou-se nos últimos dias 15 e 16 de outubro de 2020 e tratou-se de um encontro anual de entidades europeias interessadas em ajudar a construir o caminho da UE para sistemas alimentares mais sustentáveis.
Ler maisAprovado Acordo sobre Orientação Geral do Conselho para a Reforma da PAC
21-10-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, participou nos dias 19 e 20 de outubro, no Luxemburgo, no Conselho de Ministros de Agricultura da União Europeia. Após uma longa ronda negocial entre os 27 Estados Membros, foi alcançado um acordo relativo à aplicação da Política Agrícola Comum (PAC) para o próximo ciclo de programação.
Ler maisAprovada a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030
13-10-2020

Foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 86/2020, de 13 de outubro de 2020, que aprova a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030, a qual tem como propósito fazer crescer a Agricultura, de forma sustentável e baseada na inovação.
Ler maisPrograma Alimentar Mundial, das Nações Unidas, vence o Nobel da Paz de 2020
09-10-2020

O prémio Nobel da Paz de 2020 foi atribuído hoje ao Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, “pelos seus esforços no combate à fome, pelo seu contributo para melhorar as condições pela paz em zonas atingidas por conflitos e por agir como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como uma arma de guerra e de conflito”. O Programa Alimentar Mundial, com sede em Roma, foi criado em 1961 e é a maior organização no planeta a promover a segurança alimentar. Todos os anos presta assistência a cerca de 90 milhões de pessoas em mais de 80 países. Para ...
Ler maisTerra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30
11-09-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apresentou hoje, na Agroglobal, a Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30, a qual pretende nortear a estratégia e as políticas do setor. Para saber mais.
Ler maisComissão Europeia lança consulta pública sobre visão a longo prazo para as zonas rurais
08-09-2020
A Comissão Europeia lança hoje uma consulta pública sobre a sua nova iniciativa: uma visão a longo prazo para as zonas rurais. O objetivo desta consulta é recolher pontos de vista acerca das oportunidades e desafios atuais nas zonas rurais, das aspirações destas zonas e das ações necessárias para as concretizar.
Ler maisII Encontros Europeus LEADER Periurbanos
Breve descrição:
Devido à expansão da urbanização em torno das cidades de pequena e média dimensão, o espaço rural envolvente tem sofrido uma profunda reconfiguração ao nível social, paisagístico e económico. A estes espaços é normalmente atribuída a designação de territórios periurbanos. Estes territórios, frequentemente esquecidos no passado, tanto pelos instrumentos de apoio às zonas rurais, como os de apoio às áreas urbanas, sofrem de uma série de problemas dificilmente ultrapassáveis sem uma estratégia adequada. Este fenómeno afeta em particular as populações rurais, que desde sempre ocuparam o território e que se vêm ausentes de um processo de planeamento e decisão local. O grande desafio prende-se em como manter estas zonas, evitando o alastramento da urbanização em “mancha de óleo”, a substituição de terrenos férteis por betão, a pressão sobre os recursos aquíferos, o abandono da economia agrícola, entre outros fatores.
No entanto, existem também aspetos positivos que devem ser valorizados, uma vez que os territórios rurais próximos de centro urbanos, têm a vantagem de poder ter acesso a um mercado ávido dos seus produtos e serviços, quer sejam agrícolas quer os de turismo e lazer.
Este fenómeno é tanto mais atual quanto os territórios periurbanos não param de aumentar, quer em número, quer em dimensão, sendo urgente dinamizar um debate alargado, com a participação de GAL’s nacionais e estrangeiros, no sentido de se encontrarem soluções inovadoras comuns.
Esse foi o principal objetivo dos “II Encontros Europeus LEADER Periurbanos”, reunir decisores políticos, técnicos de desenvolvimento local nacionais e estrangeiros e população em geral para refletir sobre esta matéria, tanto ao nível científico, como político.
Neste âmbito foi criada uma plataforma de cooperação que permitiu dar respostas inovadoras aos problemas dos territórios periurbanos e influenciar as políticas de desenvolvimento a nível nacional e comunitário.
Produtos do projeto: