pten
  • 14
  • 15
  • 7
  • 13
  • 2
  • 1
  • 10
  • 12
  • 11
  • 13
  • 3
  • 14
  • 8
  • 4
  • 6
  • 11
  • 12
  • 5
  • 9

Em Rede  Ligações  Grupos de trabalho     

emRede - folha informativa

Redes Rurais EU 

Rede ENRD

 

EIP-AGRI

IFAP

 

 

Portugal 2020

PDR 2020

Prorural

Proderam2020

 presidencia UE Bulgaria

WhatHorizon2020

gpp

 Em destaque

Cimeira Nacional de Inovação na Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural - AGRO INOVAÇÃO 2018 | 29 de outubro

24-09-2018

Cimeira Nacional de Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural - Agro Inovação 2018, vai realizar-se no próximo dia 29 de outubro, no Lagoas Park Hotel, em Porto Salvo. 

Ler mais

Publicada proposta de regulamento para a futura PAC

01-06-2018

Foi hoje publicada a proposta legislativa da futura política agrícola comum - PAC. Para aceder à informação, hoje disponibilizada, aceder AQUI.

Ler mais

Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº33 Maio 2018

29-05-2018

Está disponível mais um número da Folha Informativa da Rede Rural Nacional, no âmbito da Tema da "Inovação"

Ler mais

Encontro "Novas Aplicações para a Agricultura"

28-05-2018

O Crédito Agrícola em parceria com a Rede Rural Nacional e a Inovisa vão promover, no próximo dia 4 de junho, o Encontro "Novas Aplicações para a Agricultura", no âmbito ...

Ler mais

11.ª Conferência da OCDE sobre Desenvolvimento Rural - apresentações disponíveis

24-04-2018

A 11.ª Conferência da OCDE sobre Desenvolvimento Rural, que decorreu de 9 a 12 de abril, reuniu participantes de 30 países com o objetivo de trocar experiências e boas práticas ...

Ler mais

Folha Informativa emRede n.º 78 - Já disponível

18-04-2018

A Rede Rural Nacional lançou a sua Folha Informativa emRede n.º 78, que tem em destaque a proposta de alteração do Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território - PNPOT ...

Ler mais

Novo site da RRN dedicado à “Inovação para a Agricultura”

01-04-2018

A Rede Rural Nacional (RRN), como interlocutora nacional da Parceria Europeia de Inovação para a Produtividade e Sustentabilidade Agrícola (EIP-AGRI), e responsável pela divulgação dos resultados dos Grupos Operacionais, decidiu ...

Ler mais

Revista emRede n.º 6: FLORESTAS - da urgência do imediato ao planeamento do futuro

19-03-2018

A Rede Rural Nacional acabou de lançar a sua Revista emRede n.º 6: FLORESTAS - da urgência do imediato ao planeamento do futuro. Aceder à Revista emRede n.º 6: Versão on-lineVersão pdf (a ...

Ler mais

Seminário "Floresta 4.0 - digitalização na criação de valor e de vantagens competitivas para a gestão e produção florestal"

12-03-2018

A UNAC - União da Floresta Mediterrânica vai realizar, no próximo dia 3 de Abril em Lisboa, na Culturgest o Seminário "FLORESTA 4.0- DIGITALIZAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR E DE ...

Ler mais

IV Encontro Nacional de Produtores de Framboesa e a 2ª Ação de Demonstração do CompetitiveSouthBerries

20-02-2018

O INIAV, I.P. e o COTHN em parceria com a First Fruit, vão organizar o IV Encontro Nacional de Produtores de Framboesa e a 2ª Ação de Demonstração do CompetitiveSouthBerries.

Ler mais

DGADR e RRN incentivam o registo dos saberes e tradições das zonas rurais

Património imaterialA DGADR e a Rede Rural Nacional, face às suas atribuições, respetivamente em matéria de valorização dos territórios rurais e de transferência de boas práticas e novos conhecimentos para qualificar e apoiar a intervenção dos agentes de desenvolvimento rural, vão incentivar o registo das tradições e saberes, existentes a nível local, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Segundo a Lei de Bases do Património Cultural, o conhecimento, o estudo, a proteção, a valorização e a divulgação do património cultural constituem um dever do Estado, das Regiões Autónomas e das autarquias locais.

A iniciativa começará com o envio de um e-mail explicativo aos principais agentes de Desenvolvimento dos territórios, (Autarquias, GAL, Associações de Desenvolvimento Local e de Defesa do Património, Universidades, etc).

Razão da iniciativa:

  • Os territórios rurais são ricos em património imaterial acerca do qual a comunidade tem um sentimento forte de pertença e de identidade. Contudo, raramente esse património é objeto de registo no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI), o que lhe iria conferir proteção, prestígio e dignidade, possibilitando-lhe ainda candidatar-se a Património Imaterial da Humanidade, via UNESCO.
  • Atualmente, encontram-se registadas no INPCI apenas duas ou três dezenas destas manifestações, o que pode indiciar uma prévia difusão junto dos atores locais pouco eficaz. O processo reveste-se de caráter ascendente, pois a decisão de selecionar para registo um determinado saber ou tradição, compete às comunidades locais ou aos seus representantes.
  • Serão realizadas em vários locais, a partir do início de 2018, sessões de informação sobre esta prática, que, visa, não só, inventariar, mas sobretudo, proteger, prestigiar e difundir as tradições e os saberes, que constituem pertença dos territórios e das populações, podendo igualmente contribuir para as cadeias de valor locais e regionais.

Refira-se que o procedimento, tutelado pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), tem várias fases, a primeira das quais consta da apresentação da candidatura, formatada em formulário próprio, e enviada on-line para parecer da DGPC, via plataforma específica. 

Videos

outubro 2018
Sb D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31

  

 

  

 

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

   

Guia de apoio à criação de microempresas

 

guiaapoioExpAg

      

Serviço de Aconselhamento Agrícola

 

  Parceria portuguesa do solo

 

produtos tradicionais

 

Pordata