pten
  • 13
  • 15
  • 1
  • 5
  • 2
  • 9
  • 4
  • 20
  • 7
  • 12
  • 6
  • 11
  • 12
  • 14
  • 8
  • 11
  • 10
  • 13
  • 3
  • 14

Em Rede  Ligações  Grupos de trabalho     

emRede - folha informativa

Redes Rurais EU 

 

Rede ENRD

 

EIP-AGRI

  

 Presidencia UE PT21

  

 

  

 WhatHorizon2020

Portugal 2020

  

PDR 2020

  

Prorural

  

Proderam2020

 gpp

IFAP

 Em destaque

Lançamento da Revista do Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica “Paisagens Alimentares”

13-01-2021

Foi publicado online o primeiro número da Revista do Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica (CCDM). A revista é de âmbito nacional e pretende contribuir para o debate e reflexão sobre a Dieta Mediterrânica nas suas diversas dimensões. Procura, ainda, dar visibilidade a projetos e iniciativas relevantes ou inovadoras e contribuir para uma intervenção mais qualificada no sentido da salvaguarda e revitalização da Dieta Mediterrânica. O titulo do primeiro número da revista é “Paisagens Alimentares”.

Ler mais

Obrigado e Boas Entradas em 2021

31-12-2020

A Rede Rural Nacional vem agradecer as muitas mensagens recebidas nesta quadra festiva e retribuir a todos os seus parceiros e amigos os votos de um excelente Ano de 2021, repleto de oportunidades e conquistas!

Ler mais

Plano Estratégico da PAC 2023-2027: Consulta alargada alargada até 8 de janeiro de 2021

18-12-2020

Encontra-se aberta a primeira fase do processo de consulta alargada do Plano Estratégico de Portugal no âmbito da Política Agrícola Comum, para o período 2023-2027. Convida-se à participação e envio de contributos até 8 de janeiro de 2021.

Ler mais

Webinar junta parceiros para discutir Dieta Mediterrânica

11-11-2020

O Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM) e a Câmara Municipal de Tavira (CMT), em colaboração com a Universidade do Algarve (UAlg) e as Direções Regionais de Agricultura e Pescas do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, e Alentejo, organizaram, no dia 30 de outubro, uma sessão de divulgação online sobre o potencial da Dieta Mediterrânica (DM) na promoção da coesão e desenvolvimento sustentável dos territórios.

Ler mais

Conferência "Do Prado ao Prato" debate sistemas alimentares sustentáveis

21-10-2020

A Conferência Do Prado ao Prato - Construir em conjunto sistemas alimentares sustentáveis (Farm to Fork Conference - Building sustainable food systems together) realizou-se nos últimos dias 15 e 16 de outubro de 2020 e tratou-se de um encontro anual de entidades europeias interessadas em ajudar a construir o caminho da UE para sistemas alimentares mais sustentáveis.

Ler mais

Aprovado Acordo sobre Orientação Geral do Conselho para a Reforma da PAC

21-10-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, participou nos dias 19 e 20 de outubro, no Luxemburgo, no Conselho de Ministros de Agricultura da União Europeia. Após uma longa ronda negocial entre os 27 Estados Membros, foi alcançado um acordo relativo à aplicação da Política Agrícola Comum (PAC) para o próximo ciclo de programação.

Ler mais

Aprovada a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030

13-10-2020

Foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 86/2020, de 13 de outubro de 2020, que aprova a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030, a qual tem como propósito fazer crescer a Agricultura, de forma sustentável e baseada na inovação.

Ler mais

Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, vence o Nobel da Paz de 2020

09-10-2020

O prémio Nobel da Paz de 2020 foi atribuído hoje ao Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, “pelos seus esforços no combate à fome, pelo seu contributo para melhorar as condições pela paz em zonas atingidas por conflitos e por agir como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como uma arma de guerra e de conflito”. O Programa Alimentar Mundial, com sede em Roma,  foi criado em 1961 e é a maior organização no planeta a promover a segurança alimentar. Todos os anos presta assistência a cerca de 90 milhões de pessoas em mais de 80 países. Para ...

Ler mais

Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30

11-09-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apresentou hoje, na Agroglobal, a Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30, a qual pretende nortear a estratégia e as políticas do setor. Para saber mais.  

Ler mais

Comissão Europeia lança consulta pública sobre visão a longo prazo para as zonas rurais

08-09-2020

A Comissão Europeia lança hoje uma consulta pública sobre a sua nova iniciativa: uma visão a longo prazo para as zonas rurais. O objetivo desta consulta é recolher pontos de vista acerca das oportunidades e desafios atuais nas zonas rurais, das aspirações destas zonas e das ações necessárias para as concretizar.

Ler mais

AGRO-INOVAÇÃO 2019 - Workshops Regionais de Inovação na Agricultura no Cartaxo e Vila Real

PANO 20190703 125334 2Realizaram-se no Cartaxo, a 2 de Julho, e em Vila Real, a 3 de Julho, os primeiros Workshops Regionais de Inovação na Agricultura / AGRO-INOVAÇÃO 2019, nos quais estiveram em apresentação e discussão temas relevantes para o setor, em particular para a fileira da hortofruticultura, vinha, olival e frutos secos, marcando presença mais de 200 participantes, entre agricultores, técnicos, investigadores e estudantes.

A sessão de abertura do primeiro workshop regional, realizado esta terça feira, dia 2 de julho, no Auditório Municipal da Quinta das Pratas do Cartaxo, foi assegurado por Custódia Correia, Coordenadora da RRN, que enfatizou a importância da parceria constituída para a organização, os parceiros do Grupo de Trabalho da Rede Rural Nacional e, em particular, os Centros de Competências do setor ou fileira, neste caso o Centro de Competências do Tomate de Indústria e o COTHN. Referiu ainda a parceria com o Crédito Agrícola e a Inovisa no âmbito do Prémio de Inovação e Empreendedorismo.

PANO 20190702 094955

Seguiu-se na ordem de trabalhos a intervenção de João Fernandes, da NEC Portugal, empresa fundada em 1899 e há 24 anos em Portugal, que apresentou o projeto CropScope. Este projeto tem como base o objetivo de tirar partido das tecnologias para uma agricultura mais eficiente e mais produtiva, através da recolha de dados que são analisados, permitindo criar uma simulação que compara várias variáveis do que está a ser feito no terreno, assim como define recomendações a nível da gestão de água e de fertilização.

IMG 20190702 095904

Sobre o tema da "Digitização - Ferramentas para a Sustentabilidade", António Mexia (Professor Catedrático do ISA/UL) alertou para a urgência do solo, ou seja a urgência de melhor conhecer e preservar o solo. "A quantidade de informação para usar na agricultura é brutal, os agricultores é que não sabem como usar", referiu o Professor. A dinâmica temporal dos fenómenos extremos é outro aspeto que obriga a mudanças e ajustes de práticas na agricultura. A preservação do solo, controlo de doenças e de pragas e eficiência da rega foram outros temas abordados, numa perspetiva de sustentabilidade ambiental, social e económica.

Lino Fernandes, presidente da Agência de Inovação entre 1996-2002 e 2005-2012, fechou a sessão da manhã, referindo a importância da investigação fundamental no setor agrícola. Salientou o facto de que estes projectos demoram a ter resultados e algumas vezes têm sucesso científico mas não entram no mercado.

Na iniciativa foram apresentados os seguintes Grupos Operacionais: Valor+ (Criação de valor com os subprodutos agrícolas, agroalimentares e floretais); QUALITOMATE (A complexidade de ser simplesmente vermelho); MaisSolo; GreenTaste (Uma nova base para molhos e temperos de elevado valor nutricional); Hortinf; CompetitividadeSouthBerries (Pequenos frutos competitivos e sustentáveis: técnicas culturais inovadoras para o alargamento da época de produção).

IMG 20190702 160347

A parte da tarde do Workshop Regional de inovação na Agricultura contemplou uma visita de campo na zona de Benavente, onde decorreram demonstrações dos projetos dos Grupos Operacionais NEP, Qualitomate, SteNcil, Hortinf e LTT.

 

Workshop Regional de Inovação na Agricultura, em Vila Real

No segundo Workshop Regional de Inovação na Agricultura / AGRO-INOVAÇÃO 2019, de um total de cinco a realizar este ano, teve lugar esta quarta-feira, 3 de julho, no Auditório Geociências da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com apresentação dos resultados dos Grupos Operacionais dos sectores da vinha, olival e frutos secos.

IMG 20190703 095058

Estiveram presentes na iniciativa os Grupos Operacionais: CSinDouro - Confusão sexual contra a traça da uva, Lobesia botrana em viticultura de montanha- caso particular da Região Demarcada do Douro; FDControlo; WineClimaAdapt-seleção e valorização das castas mais bem adaptadas a cenários de alterações climáticas; VITISHIDRI - Estratégias para a gestão do stress hídrico da vinha no Douro Superior; FitoFarmGest; Grupo Operacional Olivicultura e Azeite; Novas práticas em olivais de sequeiro - estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas; TECOLIVE-técnicas e tecnologia para valorização de subprodutos em Olivicultura.

IMG 20190703 112138

De tarde foram realizadas um conjunto de visitas de campo a explorações onde os Grupos Operacionais tem desenvolvido atividade. Pela fileira do Olival, realizou-se uma visita a S. Pedro de Vale do Conde, em Mirandela, no âmbito do projeto GO Novas práticas em olival de sequeiro; pela fileira dos Frutos Secos, um grupo deslicou-se à Quinta da Cotovia, em Mirandela, no âmbito dos projetos Biopest e Climcast; pela fileira da Vinha, e no âmbito do projeto CSinDouro - Confusão sexual, houve visita de estudo à Quinta de S. Luiz e à Quinta do Vallado, na Régua.

IMG 20190703 161200

IMG 20190704 WA0012

Este foi um workshop promovido pela Rede Rural Nacional (RRN) em colaboração com a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) e o Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos (CNCFS).

Plataforma

Alimente quem o Alimenta 

veg by freepik from flaticon

 

Website 

Inovação na Agricultura

   

 

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

Guia de apoio à criação de microempresas

 

guiaapoioExpAg

      

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata