Em destaque
Inovação rural: desenvolvimento de soluções reais para áreas rurais inteligentes e resilientes na Europa
22-02-2021

Quase um terço dos europeus vive em áreas rurais, que representam mais de três quartos da área total da União Europeia (UE). Estas áreas contribuem fortemente para a cultura e as sociedades europeias e são um cenário-chave na luta contra as alterações climáticas e para uma melhor gestão dos recursos. Este pacote de resultados CORDIS apresenta nove projetos financiados pela UE que têm trabalhado arduamente para fomentar o potencial de inovação rural e contribuir positivamente para a visão de longo prazo da UE para as áreas rurais.
Ler maisConsulta da Comissão sobre a nova Estratégia de Solos da UE
08-02-2021

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública online sobre o desenvolvimento de uma nova Estratégia para os Solos da UE, convidando os cidadãos e as organizações a contribuírem 27 de abril de 2021 para a sua preparação e a partilharem os seus pontos de vista sobre potenciais objetivos e ações.
Ler maisObrigado e Boas Entradas em 2021
31-12-2020

A Rede Rural Nacional vem agradecer as muitas mensagens recebidas nesta quadra festiva e retribuir a todos os seus parceiros e amigos os votos de um excelente Ano de 2021, repleto de oportunidades e conquistas!
Ler maisPlano Estratégico da PAC 2023-2027: Consulta alargada alargada até 8 de janeiro de 2021
18-12-2020

Encontra-se aberta a primeira fase do processo de consulta alargada do Plano Estratégico de Portugal no âmbito da Política Agrícola Comum, para o período 2023-2027. Convida-se à participação e envio de contributos até 8 de janeiro de 2021.
Ler maisWebinar junta parceiros para discutir Dieta Mediterrânica
11-11-2020

O Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM) e a Câmara Municipal de Tavira (CMT), em colaboração com a Universidade do Algarve (UAlg) e as Direções Regionais de Agricultura e Pescas do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, e Alentejo, organizaram, no dia 30 de outubro, uma sessão de divulgação online sobre o potencial da Dieta Mediterrânica (DM) na promoção da coesão e desenvolvimento sustentável dos territórios.
Ler maisConferência "Do Prado ao Prato" debate sistemas alimentares sustentáveis
21-10-2020

A Conferência Do Prado ao Prato - Construir em conjunto sistemas alimentares sustentáveis (Farm to Fork Conference - Building sustainable food systems together) realizou-se nos últimos dias 15 e 16 de outubro de 2020 e tratou-se de um encontro anual de entidades europeias interessadas em ajudar a construir o caminho da UE para sistemas alimentares mais sustentáveis.
Ler maisAprovado Acordo sobre Orientação Geral do Conselho para a Reforma da PAC
21-10-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, participou nos dias 19 e 20 de outubro, no Luxemburgo, no Conselho de Ministros de Agricultura da União Europeia. Após uma longa ronda negocial entre os 27 Estados Membros, foi alcançado um acordo relativo à aplicação da Política Agrícola Comum (PAC) para o próximo ciclo de programação.
Ler maisAprovada a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030
13-10-2020

Foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 86/2020, de 13 de outubro de 2020, que aprova a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030, a qual tem como propósito fazer crescer a Agricultura, de forma sustentável e baseada na inovação.
Ler maisPrograma Alimentar Mundial, das Nações Unidas, vence o Nobel da Paz de 2020
09-10-2020

O prémio Nobel da Paz de 2020 foi atribuído hoje ao Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, “pelos seus esforços no combate à fome, pelo seu contributo para melhorar as condições pela paz em zonas atingidas por conflitos e por agir como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como uma arma de guerra e de conflito”. O Programa Alimentar Mundial, com sede em Roma, foi criado em 1961 e é a maior organização no planeta a promover a segurança alimentar. Todos os anos presta assistência a cerca de 90 milhões de pessoas em mais de 80 países. Para ...
Ler maisTerra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30
11-09-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apresentou hoje, na Agroglobal, a Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30, a qual pretende nortear a estratégia e as políticas do setor. Para saber mais.
Ler maisMaçã Camoesa e Riscadinha em destaque no Roteiro temático da DRAP LVT
O Roteiro temático - A Maçã Camoesa e Riscadinha, realizado pela DRAPLVT e a Rede Rural Nacional, no dia 25 de novembro, promoveu a visita à Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade, em Alcobaça, fruticultores que se dedicam à produção de variedades tradicionais de maçã Camoesa e maçã Riscadinha de Palmela, dos Concelhos de Sesimbra e Palmela.
Inserido nos “Roteiros Temáticos” da Rede Rural Nacional, deu a conhecer a um grupo de cerca de 32 pessoas boas práticas e projetos desenvolvidos pelo INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e em especial pela Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade, no âmbito da fruticultura.
Nesta visita participaram também a Presidente da Junta de Freguesia do Castelo e a Chefe da Divisão Comunicação, Turismo e Economia local da Câmara Municipal de Palmela acompanhados por técnicos de apoio à economia local e dos Delegados Regionais da DRAPLVT.
Durante a manhã, decorreu a apresentação pelo Coordenador do Polo de Alcobaça da Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade, Rui Maia de Sousa, sob o tema “Como produzir a Maçã Camoesa da Azóia com qualidade”.
Após esta sessão, os participantes deslocaram-se ao pomar onde puderam verificar in loco as boas práticas desenvolvidas pela Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade, assim como acompanhar os seus modos de produção agrícola.
Os Roteiros Temáticos (RT) constituam uma ferramenta para a promoção da partilha de conhecimento, de experiência e para a produção de reflexão conjunta, que permita construir novos conhecimentos e novas parcerias para o desenvolvimento da agricultura e dos territórios rurais. Parte-se do princípio que cada agricultor, agente económico ou associativo, do sector agrícola, florestal ou da área do desenvolvimento rural, possui um vasto conhecimento tácito que foi acumulando ao longo da sua experiência, que é útil partilhar através do contacto direto.
Os Roteiros Temáticos têm como objetivo difundir junto dos agricultores e demais agentes do território bons exemplos e boas práticas e permitir o debate e troca de experiências entre agricultores e demais agentes do território, no sentido de contribuir para encontrar soluções para problemas concretos.
Notícia enviada pelo Ponto Focal de Lisboa e Vale do Tejo, da Rede Rural Nacional.