facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Feliz Páscoa!

28-03-2024

 

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

Iniciativa "Km0" a passos largos no Alentejo

km02 fundo transparente

Esta em curso atualmente no Município de Évora a iniciativa Km0, cujo principal objetivo é potenciar o consumo de produtos agroalimentares de origem local, e por essa via também dinamizar a produção e transformação dos mesmos na região.

Pretende-se assim contribuir para a diversidade e resiliência do sistema alimentar regional e para a valorização dos produtos de origem local. A promoção de produtos Km0 permite ainda alertar o consumidor para a pegada ecológica resultante do consumo energético na produção intensiva em larga escala, e na embalagem, transporte e armazenagem de produtos alimentares que circulam mercado global, com grandes distâncias entre o local de produção e de consumo.

A iniciativa Km0 Alentejo foi apresentada ao público em Évora em outubro de 2017, para divulgação do conceito e início da criação de parcerias. Desde então tem vindo a ser realizado trabalho conjunto de criação de redes de contactos e procura de financiamento para apoio ao arranque desta iniciativa de forma sustentada. O lançamento oficial do Km0 Alentejo decorreu em março de 2019, com assinatura do protocolo de colaboração por parte de diversas entidades: Universidade de Évora, Câmara Municipal de Évora, Entidade regional de Turismo do Alentejo, Associação Comercial de Évora, Núcleo Empresarial da Região de Évora, Fundação Alentejo-Escola Profissional do Alentejo, GESAMB-Gestão Ambiental e de Resíduos, SlowFood Alentejo.

Através de um processo de certificação Km0 (realizado pela CERTIS), toda a cadeia de valor está envolvida: produtores, transformadores, lojas locais (incluindo mercados locais) e restauração (incluindo restauração coletiva). Cada operador certificado será georreferenciado e inserido numa plataforma eletrónica na página já criada (http://www.km0alentejo.pt/). Será assim possível ao utilizador, visualizar locais de produção, compra e consumo de produtos certificados Km0. Considerando que um produto Km0 é qualquer produto agroalimentar com origem num raio igual ou inferior a 50 Km do local onde vai ser adquirido pelo consumidor final, o Referencial indica as regras para transformadores, restaurantes e lojas de forma a que: i) os restaurantes Km0 tenham disponíveis diariamente no seu Menu, um menu completo Km0 (entrada, sopa, prato, sobremesa e vinho), ii) as lojas de venda de produtos agroalimentares (incluindo mercados locais) ofereçam pelo menos 5 produtos Km0 e que iii) os produtos transformados tenham na sua constituição pelo menos 80% dos ingredientes, em peso, com origem num raio igual ou inferior a 50 Km do local onde vai ser adquirido pelo consumidor final (sendo que o ingrediente principal tem de ser obrigatoriamente Km0).

Neste momento a marca está registada e já estão certificados os primeiros produtores Km0. Estão inscritos, até ao momento, 10 produtores, 15 restaurantes e 4 unidades de transformação. As auditorias continuam a decorrer e espera-se que em breve este número vá crescendo.

Numa primeira fase iniciou-se a aplicação da certificação Km0 no Concelho de Évora, mas sempre com o objetivo de ser rápida e facilmente estendida aos outros Concelhos da região Alentejo. A fase de implementação de um circuito alimentar Km0 implica contactos sucessivos e cruzados, entre os vários elementos da cadeia, acordos entre eles e a resolução de todas as questões burocráticas e legais – e por isso é demorado. Foi submetida recentemente uma candidatura ao Portugal Inovação Social com o objetivo de apoiar recursos humanos que dinamizem e apoiem a implementação do Km0 em todo o Alentejo Central.

 

Notícia enviada pelo ICAAM/Universidade de Évora, membro da rede Rural Nacional.

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP