pten
  • 9
  • 12
  • 14
  • 11
  • 6
  • 12
  • 8
  • 10
  • 5
  • 13
  • 14
  • 2
  • 4
  • 11
  • 7
  • 13
  • 3
  • 15
  • 1

emRede - folha informativa

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

Guia de apoio à criação de microempresas

 

guiaapoioExpAg

      

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Inovação rural: desenvolvimento de soluções reais para áreas rurais inteligentes e resilientes na Europa

22-02-2021

Quase um terço dos europeus vive em áreas rurais, que representam mais de três quartos da área total da União Europeia (UE). Estas áreas contribuem fortemente para a cultura e as sociedades europeias e são um cenário-chave na luta contra as alterações climáticas e para uma melhor gestão dos recursos. Este pacote de resultados CORDIS apresenta nove projetos financiados pela UE que têm trabalhado arduamente para fomentar o potencial de inovação rural e contribuir positivamente para a visão de longo prazo da UE para as áreas rurais.

Ler mais

Consulta da Comissão sobre a nova Estratégia de Solos da UE

08-02-2021

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública online sobre o desenvolvimento de uma nova Estratégia para os Solos da UE, convidando os cidadãos e as organizações a contribuírem 27 de abril de 2021 para a sua preparação e a partilharem os seus pontos de vista sobre potenciais objetivos e ações.

Ler mais

Obrigado e Boas Entradas em 2021

31-12-2020

A Rede Rural Nacional vem agradecer as muitas mensagens recebidas nesta quadra festiva e retribuir a todos os seus parceiros e amigos os votos de um excelente Ano de 2021, repleto de oportunidades e conquistas!

Ler mais

Plano Estratégico da PAC 2023-2027: Consulta alargada alargada até 8 de janeiro de 2021

18-12-2020

Encontra-se aberta a primeira fase do processo de consulta alargada do Plano Estratégico de Portugal no âmbito da Política Agrícola Comum, para o período 2023-2027. Convida-se à participação e envio de contributos até 8 de janeiro de 2021.

Ler mais

Webinar junta parceiros para discutir Dieta Mediterrânica

11-11-2020

O Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM) e a Câmara Municipal de Tavira (CMT), em colaboração com a Universidade do Algarve (UAlg) e as Direções Regionais de Agricultura e Pescas do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, e Alentejo, organizaram, no dia 30 de outubro, uma sessão de divulgação online sobre o potencial da Dieta Mediterrânica (DM) na promoção da coesão e desenvolvimento sustentável dos territórios.

Ler mais

Conferência "Do Prado ao Prato" debate sistemas alimentares sustentáveis

21-10-2020

A Conferência Do Prado ao Prato - Construir em conjunto sistemas alimentares sustentáveis (Farm to Fork Conference - Building sustainable food systems together) realizou-se nos últimos dias 15 e 16 de outubro de 2020 e tratou-se de um encontro anual de entidades europeias interessadas em ajudar a construir o caminho da UE para sistemas alimentares mais sustentáveis.

Ler mais

Aprovado Acordo sobre Orientação Geral do Conselho para a Reforma da PAC

21-10-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, participou nos dias 19 e 20 de outubro, no Luxemburgo, no Conselho de Ministros de Agricultura da União Europeia. Após uma longa ronda negocial entre os 27 Estados Membros, foi alcançado um acordo relativo à aplicação da Política Agrícola Comum (PAC) para o próximo ciclo de programação.

Ler mais

Aprovada a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030

13-10-2020

Foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 86/2020, de 13 de outubro de 2020, que aprova a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030, a qual tem como propósito fazer crescer a Agricultura, de forma sustentável e baseada na inovação.

Ler mais

Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, vence o Nobel da Paz de 2020

09-10-2020

O prémio Nobel da Paz de 2020 foi atribuído hoje ao Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, “pelos seus esforços no combate à fome, pelo seu contributo para melhorar as condições pela paz em zonas atingidas por conflitos e por agir como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como uma arma de guerra e de conflito”. O Programa Alimentar Mundial, com sede em Roma,  foi criado em 1961 e é a maior organização no planeta a promover a segurança alimentar. Todos os anos presta assistência a cerca de 90 milhões de pessoas em mais de 80 países. Para ...

Ler mais

Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30

11-09-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apresentou hoje, na Agroglobal, a Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30, a qual pretende nortear a estratégia e as políticas do setor. Para saber mais.  

Ler mais

Centro PINUS promove reflexão sobre a importância da Floresta na recuperação económica nacional

Pinus webcastA situação atual, decorrente da pandemia, vem reforçar a necessidade de uma efetiva estratégia de diversificação em termos económicos. Numa altura tão crítica, em que a recuperação económica é um dos desígnios nacionais, o Centro PINUS pretende promover a discussão sobre como pode a Floresta materializar o seu potencial económico e ser um eixo estratégico para o País.

Aproveitando o Dia da Floresta Autóctone, o Centro PINUS, Associação para a Valorização da Floresta de Pinho, irá realizar no dia 23 de novembro às 21H, através da plataforma Zoom, o PINUS Webcast com o tema “O Papel da Floresta na Recuperação Económica Nacional”. No foco da questão estará a importância de gerir e cuidar a floresta nacional, também e, especialmente, nesta fase em que a recuperação económica é uma preocupação de todos.

O Centro PINUS quer transmitir uma visão integrada e holística, complementando a visão económica com diferentes abordagens a nível ambiental e social. Assim, irão estar em discussão as seguintes perspetivas:

  • A Importância da Floresta na Recuperação Económica;
  • Recuperação Económica Sustentável – O foco na Floresta;
  • A Recuperação Social e Emocional – O papel da Floresta.

No contexto económico serão discutidas questões como a relevância de diversificar a economia nacional e o potencial da floresta na recuperação económica, nomeadamente, através da produção de bens transacionáveis e de alto valor acrescentado nacional. Contar-se-á com a participação de João Ferreira do Amaral, Economista, Professor Catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e comentador económico.

Na área ambiental falar-se-á sobre a gestão sustentável dos recursos florestais, do ordenamento do território, do papel das áreas de minifúndio e das oportunidades e falhas do plano de recuperação económica. Este tema será discutido por Francisco Ferreira, presidente da Associação ZERO - Associação do Sistema Terrestre Sustentável, uma Organização Não Governamental e Professor da área do ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Na abordagem social pretende-se explorar a importância da floresta na coesão social, no fortalecimento das famílias e até, no estado emocional das pessoas enquanto indivíduos. Com a pandemia, o espaço da floresta assume um papel de interesse renovado para famílias e indivíduos, quer enquanto nova oportunidade para uma vida em que o trabalho remoto é cada vez mais uma possibilidade e uma necessidade, quer enquanto espaço que permite uma vivência individual e familiar com potencial em termos de redução dos níveis de ansiedade e stress, e por isso de recuperação psicológica e emocional. Pois que a construção de uma economia forte exige também indivíduos e famílias que estão bem emocionalmente. Assim, surge a intervenção da Associação de Escoteiros de Portugal, na presença do Escoteiro Chefe Nacional Adjunto, José Pamplona, com um trabalho destacado de vivência da floresta ao nível do desenvolvimento pessoal.

No Dia da Floresta Autóctone, o Centro PINUS promove assim um encontro que irá celebrar a floresta enquanto recurso que importa cuidar e gerir, pela importância que assume para o país nos mais variados níveis, ambiente, economia, comunidades e também, para famílias e indivíduos.

Programa

Pinus webcast programa

Link de Inscrição: https://zoom.us/webinar/register/WN_cLGQxJzYTLCBWmrT7bX-rA

Notícia enviada pela Centro PINUS, membro da Rede Rural Nacional.

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

Alimente quem o alimenta

 

Website 

Inovação na Agricultura

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

 

   

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
6
7
9
10
13
14
18
19
20
21
27
28
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
Presidencia UE PT21
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP