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Benefícios dos CCA

BENEFÍCIOS PARA OS PRODUTORES

 Forma regular, e em muitos casos garantida, de escoamento dos produtos.

 Possibilidade de aumento da produção.

 Possibilidade de diversificar as atividades da exploração através da transformação dos produtos.

 Aumento do rendimento dos produtores.

 Planeamento da produção e da organização do trabalho.

 Pagamento imediato e justo dos produtos.

 Possibilidade de ter contato direto com os consumidores, conhecendo a sua opinião sobre os produtos em venda e preços praticados.

 Manter o seu emprego, criar emprego para familiares ou outro trabalho remunerado.

 Possibilidade de alargar a venda dos produtos a outros públicos, localmente.

 Reconhecimento social e profissional.

BENEFÍCIOS PARA OS CONSUMIDORES

 Consumo de produtos diversos, frescos e com qualidade garantida.

 Contacto direto com os produtores, permitindo conhecer a origem dos produtos e as condições de produção utilizadas.

 Acesso a uma oferta mais diversificada e a especialidades locais e tradicionais.

 Acesso a uma dieta nutricionalmente equilibrada ao longo de todo o ano.

 Acesso a uma alimentação mais saudável por parte de grupos populacionais de menores recursos.

 Solidariedade com os produtores, contribuindo para a manutenção da atividade dos produtores e das economias locais.

 Aquisição de produtos com uma boa relação qualidade/preço.

BENEFÍCIOS PARA O TERRITÓRIO E PARA A ECONOMIA LOCAL

 Estimulo à economia local, retendo valor e população no território.

 Dinamiza os territórios rurais, contribuindo para a sua regeneração.

 Contributo para a preservação dos produtos e das especialidades locais.

 Reforço da coesão territorial.

 Reforça a identidade cultural dos territórios.

 Incentiva a interação entre produtores e consumidores, entre o rural e o urbano.

 Cria condições para o surgimento de novas iniciativas e de redes para o desenvolvimento local.

BENEFÍCIOS AMBIENTAIS

 Redução da produção de resíduos, pela menor quantidade de perdas e menor volume de embalagens.

 Diminui a utilização de combustíveis fósseis e a emissão de gases c/ efeito de estufa.

 Promove a conservação de variedades locais, mais adaptadas ao ambiente contribuindo para a manutenção da biodiversidade.

 Promove uma maior consciência ambiental por parte dos consumidores.

Quando associado a modos de produção sustentáveis ou biológicos, menor poluição, menor consumo energético, preservação da biodiversidade e da paisagem, contributo para a proteção do solo e da água.