facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Especial Florestas RRN - INICIATIVAS

Portugal Digital Awards - 2017
Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega

floresta começa aqui

Iniciativa: Geoforest | Área geográfica de incidência: Amarante, Marco de Canavezes e Cinfães

Entidade responsável: Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega | Pessoa e forma de contato: Pedro Alves (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

Breve descrição: Criação de uma plataforma de informação para o setor florestal. Esta plataforma, que utiliza uma metodologia de comunidade colaborativa, disponibiliza um conjunto de informação e de ferramentas de apoio à decisão em áreas fundamentais na defesa da floresta contra os incêndios: planeamento de uma silvicultura preventiva, simulação de incêndios e de acidentes ou análise de risco no âmbito da proteção civil.

Este projeto tem como objetivo o envolvimento das entidades, proporcionando a criação de plataformas de conhecimento e inovação capazes de melhorar a partilha de informação, a comunicação, a análise e a colaboração em redor de um problema comum: os incêndios florestais. Este projeto ganhou um prémio ganho no âmbito do Portugal Digital Awards 2017

Saber mais.

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital
Áreas Florestais Ardidas: Recomendações para proteção
do solo contra a erosão

oliveira do hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, através do seu Gabinete Técnico Florestal divulga no seu sitio um conjunto de recomendações que os proprietários florestais das áreas ardidas devem seguir para proteger o solo contra a erosão.

O município de Oliveira do Hospital foi um dos mais afetados pelos incêndios florestais de 15 de Outubro de 2017. Preocupada com as consequências desta calamidade nos solos e consciente que é necessário tomar medidas urgentes, tornou assim acessível indicações claras e simples a serem seguidas pelos proprietários afetados.

Saber mais.

ESTAÇÃO-PILOTO PARA A RECUPERAÇÃO DE ÁREAS
ARDIDAS E SENSIBILIZAÇÃO:

image mini 

Na bacia de Alge, em Castanheira de Pêra, foi criada a “Estação-piloto para a recuperação de áreas ardidas sensibilização”, que visa melhorar a capacidade das instituições públicas e dos agentes privados para executar com eficiência operações de estabilização de emergência e reabilitação de áreas afetadas por grandes incêndios. Esta estação desenvolve a sua atividade sob a orientação científica de quatro instituições de ensino superior (Escola Superior Agrária de Coimbra, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Aveiro e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), em cooperação com o ICNF, autarquias, empresas e gestores florestais.

Saber mais

Aceder aos artigos:

capa

 

capa1

capa2

capa3

capa4

capa5

capa6