facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

FI-PEI nº 31 JAN 2018 - INOVAÇÃO EM PORTUGAL

ECOLIVES – GESTÃO SUSTENTÁVEL EM OLIVAIS MEDITERRÂNICOS

olival

Este projeto pretende estimar o valor do controlo biológico natural em função do tipo de gestão de pragas aplicado sobre duas das suas principais pragas - a mosca-da-azeitona (Bactrocera oleae) e a traça-da-azeitona (Prays oleae). Mediante o tipo de gestão, é espectável que a abundância e diversidade de espécies controladoras variem, diminuindo com o aumento da intensidade de controlo químico de pragas. Isto implica que o uso de agroquímicos, para além de ter um impacto económico não-negligenciável enquanto custo de produção, poderá ter reflexos significativos nas comunidades silvestres de predadores insectívoros generalistas de relevo na região, como por exemplo as aves e os morcegos.

Saber mais.

PROJETO “MUITA FRUTA”
projeto muita fruta

O projeto “Muita Fruta”, promovido pela Cozinha Popular da Mouraria em parceria com o Colégio F3 e com a associação Locals Approach, é financiado pelo programa BIP/ZIP da Câmara Municipal de Lisboa (Projeto 053) e alicerça-se numa abordagem holística que parte do mapeamento de árvores de fruta em espaços públicos e privados e sua utilização, em Lisboa, para potenciar uma função social da árvore como ligação ao território.

O projeto contribui com “paisagens comestíveis” para a saúde nutricional e a redução de desperdícios alimentares, ancorado na participação ativa dos cidadãos.

Saber mais 

IOGURTEIRA DE CORTIÇA CRIADA POR STARTUP

iogurteira 

Esta iogurteira ecológica multifunções funciona como estufa slow cooker e como mala térmica, totalmente produzida em Portugal com materiais sustentáveis, como a cortiça e algodão, é a aposta da nova startup PrimaLynx – Sustainable Solutions, Lda. As vantagens não se limitam a uma proposta de alimentação mais saudável. Com a utilização da YogurtNest, milhares de embalagens de plástico serão poupadas e fazer iogurte torna-se uma tarefa rápida, tendo associada uma poupança significativa, face às iogurteiras convencionais, desde logo, porque permite preparar iogurtes em apenas seis horas, sem dependência de eletricidade.

Saber mais

2º SIMPÓSIO NACIONAL DE CULTURAS AGROINDUSTRIAIS

Simpósio Santaré 

2 de Fevereiro de 2018, CNEMA – Santarém

Evento organizado pela Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal, Associação Portuguesa de Horticultura, FNOP e COTHN.

Os temas em destaque são: a segurança alimentar, a inovação, a certificação, a criação de marcas, a retirada de substâncias ativas de produtos fitossanitários do mercado e a informação aos consumidores, temáticas consideradas relevantes para o desenvolvimento e modernização da fileira agroindustrial.

Saber mais

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO CRÉDITO AGRÍCOLA DISTINGUE 6 PROJECTOS

Prémio CCA 

O Crédito Agrícola revelou os vencedores do “Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola”, numa cerimónia que contou com a presença do ministro da Agricultura e onde foram atribuídos 30 mil euros a 6 projetos nacionais. Este prémio, que vai já na quarta edição e que resulta de uma parceria com a INOVISA, está dividido em cinco categorias: Cereais, Floresta, Hortifruticultura, Produção Animal e Inovação em Colaboração.

Saber mais

SERVIÇOS AMBIENTAIS VÃO SER PAGOS PELO ESTADO

mw 860

Está em curso um estudo, em conjunto com algumas universidades, para definir a forma de pagamento que o Estado vai ter de passar a fazer aos agricultores e produtores florestais pelos serviços ambientais que prestam ao país.

Saber mais

 
  Aceder aos artigos:
dest 1 2018 folha 31c 2018
dest 2.2 2018
ar 2018
ip 2018
ie 2018
cl 2018