facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Folha Informativa nº 77 Fev 2018 - INICIATIVAS RRN

REUNIÃO DE ALTO NÍVEL SOBRE AGRICULTURA FAMILIAR NA COMUNIDADE DOS
PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA (CPLP)

 Logo RANAF ESAN reduzido

Esta reunião, que teve lugar entre 5 e 7 de Fevereiro, em Lisboa, foi promovida pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural de Portugal e pelo Secretariado Executivo da CPLP, com apoio da FAO e teve como principal objetivo mobilizar os atores relevantes para a promoção da Agricultura Familiar em cada Estado-Membro da CPLP e promover a partilha e discussão sobre políticas e programas inter-setoriais.
Destaca-se a celebração de um acordo expressos na presente Carta de Lisboa pelo fortalecimento da Agricultura Familiar.

Saber mais

SEMINÁRIO | ALIMENTAÇÃO: DIREITO HUMANO A UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA ATRAVÉS
DE COMPRAS PÚBLICAS A CADEIAS CURTAS AGROALIMENTARES

 alimentação

Organizado pela FAO, a rede ReAlimentar, a Rede Rural Nacional e o Colégio F3 da Universidade de Lisboa, o evento realizou-se no passado dia 7 de Fevereiro, tendo como objetivo promover o Direito Humano à Alimentação Adequada.

Foram apresentadas e discutidas boas práticas e experiências nacionais e internacionais relacionadas com governança, compras públicas, produção local e consumo adequado de alimentos, com destaque para o abastecimento da restauração coletiva a partir de Circuitos Curtos Agroalimentares.

Programa (pdf).

1.ª Reunião do Grupo de Trabalho Temático "Produção sustentável das
principais fileiras no âmbito das alterações climáticas"

GTT 

Decorreu no dia 26 de Janeiro, no auditório da Cooperativa Agrícola de Alcobaça, a 1.ª Reunião do Grupo de Trabalho Temático "Produção sustentável das principais fileiras no âmbito das alterações climáticas". Estiveram presentes cerca de cinquenta participantes pertecentes a trinta entidades. 
Após a apresentação do Plano de Ação da RRN e dos objetivos do GTT, os participantes foram organizados em grupos de trabalho com a finalidade de contribuirem para a construção do plano de ação, que estará disponivel em breve.

BASE DE DADOS PROJETOS

INTRODUÇÃO DA CULTURA DE COGUMELOS NO PLANALTO MIRANDÊS
PROJETO “MOGARICUS COGUMELOS”
F4

O projeto, financiado pelo PRODER, refere-se à instalação de um jovem agricultor, permitiu a criação do próprio negócio, através da introdução da cultura de cogumelos no Planalto Mirandês, utilizando infraestruturas e tecnologias que permitem a eficiência produtiva e de utilização de recursos, nomeadamente energéticos, a partir de fontes renováveis.

Saber mais

PRADOS DE MELGAÇO”: O BEM-ESTAR ANIMAL NA BASE DA QUALIDADE
E DIFERENCIAÇÃO DOS PRODUTOS
F5

O projeto, promovido por uma jovem agricultora, consiste na produção de leite e queijo de cabra, tendo sido criada a empresa Prados de Melgaço, Lda,.

Este projeto apresenta o conceito inovador do maneio do efetivo sob o lema «Cabras felizes, leite de qualidade. Leite de qualidade, um queijo diferente».

Saber mais

Aceder aos artigos:

FEV 1

 

FEV 77destaque

FEV 77atv rrn

FEV 77desev rural

FEV 77 trab UE

FEV 77 bocas

FEV 77 opiniao