facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

GTT – PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DAS PRINCIPAIS FILEIRAS NO ÂMBITO DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Este grupo iniciou a sua atividade em fevereiro de 2017, com a constituição de um Grupo de Peritos, por convite da ETA da RRN, que elaborou um documento enquadrador que sistematiza as questões levantadas nos workshops regionais realizados durante os meses de Junho e Julho, nos quais a temática que levou à constituição deste GTT foi considerada prioritária.

Os objetivos estratégicos para a temática “PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DAS PRINCIPAIS FILEIRAS NO ÂMBITO DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS” são a partilha e divulgação de conhecimento e de boas práticas e a reflexão conjunta sobre os principais problemas que afetam o setor e elaboração de propostas para a sua resolução.

O Grupo de Peritos elencou um conjunto de actividades a integrar no plano de ação.

Como previsto no ponto 4 da “Metodologia para a Constituição e Funcionamento dos Grupos de Trabalho Temático”, “a criação do GTT foi divulgada no sítio da RRN, durante um período previamente definido, para permitir que todos os membros possam manifestar o seu interesse em participar”.

A participação dos membros da RRN no GTT fez-se por inscrição, através de preenchimento de ficha de inscrição, no período de 24 de maio a 2 de junho de 2017.

A reunião do GTT decorreu no dia 26 de janeiro de 2018, em Alcobaça. Da discussão da referida reunião resultou o PLANO DE TRABALHO FINAL do presente GTT.

Lista das entidades que participaram nas reuniões de trabalho.

GTT Regional - “Novas Fileiras produtivas”

Ao nível da região do Alentejo, aquando da realização do workshop regional foi identificado como um dos temas prioritários as “Novas Fileiras produtivas” com relevância no Alentejo, o qual se integra na Temática nacional da “Utilização eficiente dos recursos no âmbito da exploração agrícola, novas fileiras produtivas e produção sustentável das fileiras no âmbito das alterações climáticas”.

Na sequência deste Workshop para identificação das Temáticas prioritárias para o trabalho da RRN, o Ponto Focal do Alentejo da RRN dinamizou um Workshop regional especícico para esta Temática, a 30 de novembro, que contou com 38 participantes e onde foram discutidos os problemas e prioridades para as Novas Fileiras Produtivas, com destaque para as Plantas aromáticas, medicinais e condimentares (PAM); Medronheiro em pomar/Medronho; e Figueira-da-índia/Figo-da-índia.

Deste Workshop resultou um contributo regional para o GTT “Utilização eficiente dos recursos no âmbito da exploração agrícola, novas fileiras produtivas e produção sustentável das fileiras no âmbito das alterações climáticas”

Contributo do GTT regional "Novas Fileiras Produtivas".