facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

GTT - VALORIZAÇÃO DA FLORESTA - GESTÃO FLORESTAL

Este grupo iniciou a sua atividade no início de setembro, com a constituição de um Grupo de Peritos, por convite da ETA da RRN, que elaborou um documento enquadrador que sistematiza as questões levantadas nos workshops regionais realizados durante os meses de Junho e Julho, nos quais a temática que levou à constituição deste GTT foi considerada prioritária.

Os objetivos estratégicos são a partilha e divulgação de conhecimento e de boas práticas; reflexão conjunta sobre os principais problemas que afetam o setor e elaboração de propostas para a sua resolução.

O Grupo de Peritos elencou um conjunto de actividades a integrar no plano de ação. Pretende-se agora alargar a participação a todos os membros da RRN interessados.

Tendo em conta a complexidade e abrangência do tema prevê-se a constituição de subgrupos.

Como previsto no ponto 4 da metodologia para a constituição e funcionamento dos Grupos de Trabalho Temático, “a criação do GTT é divulgada no sítio da RRN, durante um período previamente definido, para permitir que todos os membros possam manifestar o seu interesse em participar”.

Ler nota explicativa da Portaria da Rede (Portaria 157/2016 de 7 de Junho)

1ª Reunião do GTT- Florestas decorreu em Coimbra, a 7 de dezembro de 2016.

2.ª Reunião do GTT - Florestas decorreu em Oeiras, a 4 de maio de 2017. 

Das reuniões e do trabalho dos peritos resultou o PLANO DE TRABALHO FINAL.

Lista das entidades que participaram nas reuniões de trabalho.

 

GTT Regional - Sistemas Agroflorestais Extensivos

Ao nível da região do Alentejo, aquando da realização do Workshop Regional foi identificado como um dos temas prioritários os “Sistemas Agroflorestais Extensivos”, o qual foi depois integrado na Temática nacional da Valorização da Floresta – Gestão Florestal .

Na sequência deste Workshop para identificação das Temáticas prioritárias para o trabalho da RRN, o Ponto focal do Alentejo da RRN promoveu um Workshop regional, a 15 de novembro, sobre esta Temática, que contou com 34 participantes e onde foram discutidos os problemas e prioridades para os Sistemas Agroflorestais Extensivos, com particular incidência sobre o sistema do Montado.

Deste Workshop resultou um contributo regional para o GTT nacional Valorização da Floresta – Gestão Florestal.

Contributo regional para o GTT Valorização da Floresta – Gestão Florestal