facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

Grupo de Trabalho Temático Florestas reuniu em Coimbra

florestasO GTT Valorização da Floresta – Gestão Florestal realizou a sua primeira reunião, no passado dia 7 de dezembro em Coimbra, no anfiteatro do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Para a organização da reunião a Equipa Técnica de Animação da RRN contou com forte apoio da Associação de Desenvolvimento Local – CoimbraMaisFuturo assim como com o Gabinete do Vice Reitor para a Investigação e Inovação da Universidade de Coimbra.

Este GTT foi constituído a partir de convite aberto divulgado no sítio da RRN. O tema foi identificado nos Workshops regionais realizados durante os meses de Junho e Julho de 2016. Para preparar e acompanhar o trabalho do GTT Florestas a ETA da RRN convidou um grupo de peritos, que integra todas as confederações do sector. Este Grupo de Peritos reuniu duas vezes para preparar a reunião deste GTT. Foram ainda convidados, com base em propostas do Grupo de Peritos, um grupo de investigadores para coordenar os diversos temas abrangidos por esta grande “copa” que é a Valorização da Floresta – Gestão Florestal.

A 1ª reunião GTT Florestas, realizada em Coimbra contou com 70 participantes representantes de diversas organizações representativas de toda a fileira, nomeadamente entidades gestoras de baldios, entidades gestoras de ZIF, Associações de Produtores, Cooperativas, Centros de Investigação, Instituições de Ensino Superior, autarquias locais e empresas.

Após sessão plenária de boas vindas e de apresentação dos objetivos e metodologia para a reunião, o trabalho desenvolveu-se em subgrupos de acordo com os temas previamente identificados. Cada subgrupo construiu um plano de acção com propostas concretas de actividades a desenvolver, resultados/produtos esperados, metodologia a prosseguir, parceria responsável por cada atividade e respetivo cronograma.

O tema “Produção, sistematização, transferência de conhecimento e formação” foi considerado transversal a todos os subgrupos de trabalho. Nesse sentido considerou-se integrar os participantes deste subgrupo nos restantes temas.

Ficou desde logo agendada para a segunda semana de Janeiro uma reunião de coordenadores dos diversos subgrupos para construção de um plano de acção conjunto e preparar a continuação dos trabalhos.

Reportagem fotográfica (pasta zipada)