Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº42 Dezembro2019

 
 Se tiver dificuldade em ler esta folha informativa pode consultá-la AQUI.
 
logo European Commission Pei Agri1
PEI-AGRI
Parceria Europeia de Inovação para a Produtividade e Sustentabilidade Agricola
Logotipo DivulgaC3ED44 Folha Informativa Nº42
Dezembro 2019
Caro(a) Visitante,
              
   Vencedores da 6ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola
6º prémio CA16º prémio CA26º prémio CA3

Realizou-se no passado dia 2 de Dezembro, no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, a 6ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola com organização do INOVISA, em parceria com a Rede Rural Nacional e apoio institucional do Ministério da Agricultura.
Foram atribuídos 5 mil euros a cada um dos projetos vencedores nas áreas de Produção, Transformação e Comercialização, Desenvolvimento Rural, Jovem Empresário Rural, Inovação em Parceria: Grupos Operacionais, Projecto Promovido por Associado CA e ainda a distinção “BFK Award”.
Antes da entrega dos prémios houve a apresentação dos 21 Centros de Competências constituídos até à data e a realização de uma Mesa Redonda com o tema "Presente e Futuro: Mais e Melhor Inovação", na qual participaram o Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça (CCSC), o Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Centro de Competências (COTHN), o Centro de Competências da Apicultura e Biodiversidade (CCAB), o Centro Operativo e Tecnológico do Arroz (COTARROZ), o Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos (CNCFS). A moderadoração da mesa redonda coube a Custódia Correia, coordenadora da Rede Rural Nacional.
A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo no discurso de encerramento.

             
ATIVIDADES EM REDE
002 DSCF7733 
Seminário "O recurso solo: relevância para Portugal"
O evento, organizado pela Parceria Portuguesa para o Solo (PPS), realizou-se na data em que se comemorou o Dia Mundial do Solo e o quinto aniversário da PPS, dia 5 de dezembro no INIAV, Oeiras. Para além da participação de várias entidades nacionais ligadas ao tema em causa, o evento contou com a presença do encarregado de negócios da embaixada da Tailândia em Portugal, com uma representante da FAO (Parceria Global do Solo) e com o testemunho da situação relativa à conservação do solo em Cabo Verde, Angola, Moçambique e Timor-Leste. A sessão de abertura teve a presença do Secretário de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural, que afirmou a necessidade de medidas que promovam uma agricultura resiliente e a proteção dos solos, através da melhoria da sua estrutura. Conforme destacou, “o solo enquadra os quatro grandes desafios desta legislatura: alterações climáticas, demografia, transição digital e combate às desigualdades…”.
Foi divulgada a versão em língua portuguesa das Diretrizes Voluntárias para a Gestão Sustentável dos Solos
Aceda a mais informação aqui.
     
Reunião GTI   RIAAC AGRI
 7ª Reunião do Grupo de Trabalho Permanente da Rede Rural Nacional sobre a Temática Inovação
  Workshop “Alterações Climáticas: Como nos adaptamos a esta nova realidade”
Realizou-se no passado dia 2 de dezembro nas instalações da DGADR, a sétima reunião GT Inovação. Esta reunião teve como objetivo fazer o ponto de situação da agenda de inovação e investigação, do plano de trabalho do GT Inovação, das atividades desenvolvidas pelos Centros de Competência e discutir propostas de atividades para 2020.
  O workshop decorreu em Coruche no passado dia 29 de novembro, no âmbito projeto RIAAC AGRI. Durante a sessão, bastante participada, foram apresentados vários projetos que estão a ser desenvolvidos em Portugal sobre o tema em debate, nomeadamente, ACUASAVE, AGIR, NEP, LIFE Montado e o projeto RIAAC AGRI.
     
INOVAÇÃO EM PORTUGAL
km02 fundo transparente   logo FCT   CropUp   transferir
Iniciativa "Km0", a passos largos no Alentejo Concurso de Projetos de IC&DT em todos os Domínios Científicos
Programa cropUP
URSA - Unidades de Recirculação de Subprodutos - Alqueva
A iniciativa km0, apresentada ao público no ano 2017 em Évora, visa promover o consumo de produtos agroalimentares produzidos nesse Município, bem como estimular a produção desses produtos na região. Pretende-se ainda com esta iniciativa, sensibilizar os consumidores para a questão da pegada ecológica associada à produção e transporte dos produtos agrícolas.
Saiba mais aqui
  A FCT publicou o Aviso para Apresentação de Candidaturas do Concurso de Projetos de IC&DT em todos os Domínios Científicos. O periodo de candidatura decorrerá entre 30 de janeiro e 31 de março de 2020. Serão potencialmente apoiáveis Projetos de IC&DT em todos os domínios científicos, tendo como referência padrões internacionais, que contribuam de forma significativa para o avanço do conhecimento e dos quais resultem indicadores de realização da produção científica no decurso do projeto. Saiba mais aqui   O cropUP é uma iniciativa construída em torno de soluções inovadoras voltadas para o setor agroalimentar e florestal. Conta para a sua implementação com empreendedores, startups, mentores, investidores, empresas e outras organizações. Este programa visa contribuir para a revolução da tecnologia.
Aceda ao site aqui
  O projeto URSA, aprovado pelo Fundo Ambiental Português no seu programa “Apoiar a
Transição para uma Economia Circular” foi desenvolvido pela EDIA (empresa de desenvolvimento e Infra-estrturas do Alqueva) em parceria com o ISQ (Instituto da Soldadura e Qualidade) e visa a criação de um conjunto de unidades de recolha, tratamento e transformação de subprodutos agrícolas em corretivo orgânico para aplicação no solo. Saiba mais aqui
             
INOVAÇÃO NA EU
logog uniao europeia   FGProtecting fruit   logo simra   rosewood logo mobile
Candidaturas para peritos dos Focus Groups da PEI- AGRI
Focus Group “Protecting fruit production from frost damage” - Relatório Final
Inovação Social e Atividade Florestal - Nova Brochura
Workshop em Inovaçao Florestal e Conferência Final do projeto Rosewood
As temáticas a concurso são as seguintes: Vida selvagem e produção agrícola; Culturas industriais sustentáveis na Europa e novas oportunidades de mercado e modelos de negócio sobre a produção de alimentos; Redução da pegada da utilização de plásticos na agricultura; Sistemas sustentáveis de produção de carne bovina; Culturas subtropicais adaptadas climaticamente. Prazo até 23 de janeiro de 2020, 23.59h hora de Bruxelas.
Consultar Aviso
Saber mais em: Brochura Focus Group e Memo Focus Group .
  Na União Europeia, o setor de frutas e legumes é particularmente afetado pelo gelo e geada e, apesar do aquecimento global, o risco de danos causados por estes fatores na fase de crescimento pode aumentar. Este relatório reflete as discussões do Grupo Focal, que resultaram em conjuntos de boas práticas, fatores de sucesso e de insucesso relativamente aos métodos selecionados de proteção contra o gelo e geada.
Aceda ao relatório aqui
  Uma nova brochura do SIMRA apresenta exemplos de inovação social no setor florestal, com o objetivo de aumentar o bem-estar das comunidades dependentes da floresta.
A brochura é baseada numa edição especial da revista científica "Forest Policy and Economics" e contribui para trocar conhecimentos científicos sobre inovação social no contexto florestal. Os artigos incluídos nesta publicação concentram-se na identificação e explicação do papel da inovação social e nas políticas e processos  facilitadores de tomada de decisão, que levam a um aumento da sustentabilidade e da multifuncionalidade das florestas em benefício das comunidades locais.
  O evento, que se realizará nos dias 15 e 16 Janeiro 2020 em Florença, faz parte de uma bienal europeia que promove a criação de redes entre as regiões e a comunidade de atores da indústria florestal e da madeira. Esta edição é organizada pelo ROSEWOOD, um projeto Horizonte 2020 dedicado à mobilização sustentável de madeira por meio da partilha inter-regional de conhecimentos. Serão abrangidas as seguintes áreas temáticas:
• Gestão de impactos relacionados com as mudanças climáticas
• Apoio à mobilização de madeira e biomassa
• Apoio à realização de serviços de ecossistema
• Melhoria das abordagens e ferramentas de gestão florestal sustentável
Mais informação aqui.
             
CALENDÁRIO PEI-AGRI
             
SITE INOVAÇÃO PARA A AGRICULTURA
             
VÍDEO RECOMENDADO - O Crescimento das Economias Verdes
             
       pdr2020 logo            Prorural2            Proderam2020             logo            feader
          rrn inovacao test  logo rrn     facebock     Twitter     YouTube icon    
   Rede Rural Nacional - Avenida Afonso Costa, 3 - 7º
1949-002 LISBOA - Telef.: +351 218442200
 

 

 


 

 

 Folha Informativa da Rede Rural Nacional - pode, a qualquer momento, cancelar a sua inscrição AQUI.

 

Powered by AcyMailing