Folha Informativa da RRN "EmRede" Nº89 março 2020

 
 Se tiver dificuldade em ler esta folha informativa pode consultá-la AQUI.
 
 
logo RRN    logo emrede    Folha Informativa Nº89
Março 2020
         
Caro(a) Visitante,
 
Sessão Inovação Santarém
 
Ministra da Agricultura recolhe contributos para a Agenda de Inovação

A Ministra da Agricultura tem percorrido várias zonas do país para se reunir com agricultores, representantes de cooperativas, associações agrícolas, câmaras municipais, representantes de ensino superior, entre outros, com o objetivo de recolher contributos para a Agenda de Inovação para a Agricultura que o Governo está a preparar.
Trata-se de um plano estratégico a 10 anos. Rege-se por quatro linhas orientadoras: o combate e mitigação das alterações climáticas, o esbatimento das desigualdades e das questões demográficas, a gestão sustentável dos recursos naturais e a digitalização.

 
INICIATIVAS EM REDE
 

03 IMG 2938Projeto “Aproximar – Produzir e Consumir Localmente”

Este projeto é financiado pela Rede Rural Nacional – PDR 2020 com a finalidade de promover os Circuitos Curtos Agroalimentares em Portugal (CCA), através do desenvolvimento de um conjunto de ações que se desdobram entre o mapeamento de iniciativas de CCA existentes em Portugal, na divulgação de boas práticas de CCA em Portugal e na União Europeia, na elaboração de guias de apoio à criação de CCA. Esta candidatura é promovida por uma parceria constituída pela CONFAGRI - Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, C.C.R.L, CNA - Confederação Nacional da Agricultura, DGADR - Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, ISA – Instituto Superior de Agronomia, A2S - Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia, IPC – Instituto politécnico de Coimbra. Saiba mais aqui.

 

Foto 1Metodologias e ferramentas de avaliação e autoavaliação das estratégias de desenvolvimento local

A Rede Rural Nacional (RRN), em parceria com a Federação Minha Terra (FMT), desenvolveu um processo de capacitação dos GAL sobre metodologias e ferramentas de avaliação e autoavaliação das EDL, no âmbito do projeto REDE LEADER 2020 Qualificar, Cooperar, Comunicar, apoiado pela AI2 da RRN. Realizaram-se 9 oficinas no território de Portugal Continental nomeadamente na Guarda, Mirandela, Lamego, Vila Verde, Palmela, Beja, Tomar, Lousã e Águeda, com um total de 134 participantes.
No final do processo de capacitação foi elaborado um Relatório Final que descreve a metodologia utilizada no processo de capacitação dos GAL e apresenta os principais resultados salientando os desafios na implementação do sistema de monitorização e avaliação das EDL. Mais informação aqui

 
DESENVOLVIMENTO RURAL
 
Artigo   GPP   do prado prato
Artigo “A Neutralidade Carbónica e a PAC pós 2020”
  "Energia na perspetiva da produçao agrícola"   Estratégia europeia "Farm to Fork" em consulta pública até16 de março
O presente artigo, da autoria do professor Francisco Avillez, foca-se no contributo da agricultura para a descarbonização da economia portuguesa e na ajuda da reforma da PAC para a adoção das melhores práticas. De assinalar porém que só será possível alcançar tal contributo se a gestão e conservação dos solos agrícolas forem prioridades a colocar no centro do novo Plano Estratégico para a PAC.   Citando a revista “Cultivar”, cuja 18ª edição foi publicada pelo GPP, o rumo da transição energética balança entre a necessidade da nossa autossuficiência e a pressão social decorrente do combate às alterações climáticas e à poluição. Este movimento não está isento de tensões e pressões geopolíticas, industriais, comerciais, havendo concorrência de interesses entre regiões e setores económicos.   Encontra-se em fase de consulta pública, até 16 de março, a Estratégia Europeia "Farm to Fork" (Do Prado ao Prato), uma das iniciativas anunciadas no início do ano pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como parte integrante do "Green Deal" (Pacto Ecológico Europeu.
A Comissão Europeia deverá adotar e publicar a comunicação "Farm to Fork" no dia 25 de março de 2020.

Aceda aqui à consulta pública.

lermaisVB   lermaisVB   lermaisVB
 
TRABALHO EM REDE NA UNIÃO EUROPEIA
 
agrilink logo   Farming   GUIDE
Projeto AGRILINK - financiado pelo programa Horizonte 2020   Conferência final do Projeto FARMID
  Relatório ‘Using Eco-schemes in the new CAP: Opportunities and challenges for managing authorities’
É um projeto multiatores que visa promover a ligação e o diálogo entre agricultores, consultores e investigadores, permitindo uma contribuição significativa para melhorar o papel da consultoria agrícola na tomada de decisões dos agricultores e na transição para uma agricultura europeia mais sustentável. Um elemento essencial para este efeito são os sistemas AKIS que existem a nível nacional / regional nos Estados-Membros da EU.
  O Projeto FARMID visa apoiar o emprego de pessoas com deficiências intelectuais ligeiras (PMID) em explorações agrícolas, promovendo a sua inclusão social e melhorando a sua situação económica e a dos próprios agricultores.
Os resultados a apresentar são os seguintes: diretrizes para o emprego de PMID em explorações agrícolas; seleção e estudo de exemplos de boas práticas para contratação de PMID em explorações agrícolas; realização de um programa de capacitação para agricultores em formato e-learning.
  Este Relatório fornece orientação às autoridades de gestão nacionais e da UE sobre como os ecossistemas podem ser projetados e implementados, tendo em conta a transição para sistemas agrícolas mais sustentáveis na Europa. Este estudo contribui para identificar os principais problemas e barreiras e desenvolver estratégias e medidas eficazes para resolver questões ambientais, nomeadamente as modalidades de adesão voluntária dos agricultores a estas medidas.
lermaisVB   lermaisVB   lermaisVB
 
RELEVANTE
 

Video OCDEVídeo OCDE (falado em Inglês) – “As necessidades de água” (Water: balancing demand)

Em 2050 o crescimento da população mundial vai implicar um aumento de cerca em cerca de 70% das necessidades de água destinada à agricultura e produção de alimentos. Nessa altura a poluição da água, tanto nos rios como nos oceanos, terá triplicado. Por outras palavras, corremos um sério risco de não termos água suficiente e de qualidade para vivermos, pelo que todos nós teremos de pagar mais pelo nosso consumo e pelas ações de higienização da água poluída, pois dessa forma os consumos exagerados e a poluição da água poderão ser controlados. Veja o video aqui

 
 
       
       pdr2020 logo            Prorural2            Proderam2020             logo            feader
  logo rrn    facebock     Twitter    YouTube icon  
Rede Rural Nacional - Avenida Afonso Costa, 3 - 7º
1949-002 LISBOA - Telef.: +351 218442200
 

 

 Folha Informativa da Rede Rural Nacional - pode, a qualquer momento, cancelar a sua inscrição AQUI.

 

Powered by AcyMailing