Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº45 Junho

 
 Se tiver dificuldade em ler esta folha informativa pode consultá-la AQUI.
 
 
logo RRN    InovAgricultura 11 proposta   Folha Informativa Nº45
Junho 2020
 
Caro(a) Visitante,
innov plant protect
 

InnovPlantProtect - já entrou em atividade

Recentemente inaugurado, o Laboratório Colaborativo InnovPlantProtect (InPP) com sede nas instalações do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) em Elvas, é uma iniciativa da Universidade Nova de Lisboa, liderada pela unidade de investigação GREEN-IT do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da NOVA, em cooperação com outras unidades de investigação da NOVA (CTS FCT NOVA, NOVA LINCS, FCT NOVA e MagiC NOVA IMS).
O CoLAB desenvolve compostos não tóxicos de base biológica (biopesticidas) para controlar pragas e doenças para as quais não existem soluções no mercado e que afetam sobretudo as culturas permanentes e anuais estabelecidas em Portugal e noutros países com clima mediterrânico, como o arroz, o milho, o trigo, o tomate, a vinha, o olival e a pera.  Também vai utilizar a tecnologia da edição do genoma para desenvolver variedades de plantas resistentes ao ataque de doenças e vai prestar serviços que permitirão seguir a progressão de novas pragas e doenças e criar modelos que ajudem a prever, a diagnosticar e a monitorizar a evolução dessas pragas e doenças.

 
ATIVIDADES EM REDE
   
 
RIAAC AGRI logoRIAAC AGRI – Elabora Brochuras técnicas

O projeto RIAAC-AGRI - Rede de impacto e adaptação às alterações climáticas nos setores agrícola, agroalimentar e florestal, financiado pela medida da Rede Rural Nacional/PDR2020, tem como principal objetivo a transferência de boas práticas e novos conhecimentos para qualificar as empresas e a intervenção dos agentes de desenvolvimento rural no que respeita à adaptação às alterações climáticas. Nesse âmbito, foram elaboradas 4 brochuras técnicas que pretendem, de forma simplificada, resumir os impactos dos actuais cenários das alterações climáticas nos sectores da Floresta, do Milho, do Tomate para indústria e do Regadio, identificando algumas recomendações que minimizem os seus efeitos nas explorações agrícolas e florestais nacionais, e 2 catálogos de projetos nos quais constam os projectos de investigação implementados no nosso país, no âmbito das alterações climáticas para os sectores da floresta, do milho, do tomate para a indústria e do regadio.

PEI-AGRI visita em Portugal Grupo Operacional "HortInf" (Vídeo)Hortinf logo

A Parceria Europeia de Inovação para a Produtividade e Sustentabilidade Agrícola (PEI-AGRI) realizou uma visita técnica ao Grupo Operacional “Hortinf” e entrevistou Francisca Ramos, produtora portuguesa envolvida no GO. Saiba mais e aceda ao video aqui
 
LVR 2020ANPOC realizou o “Dia da LVR virtual” com apresentação da Agenda de Inovação CEREALTECH

A Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC) organizou no passado dia 3 de junho, juntamente com o INIAV e o IPBeja, o Dia da LVR (Lista de Variedades Recomendadas) e aproveitou a ocasião para apresentar a Agenda de Inovação, a qual resulta de um trabalho consistente de identificação das necessidades de inovação do setor, tendo reunido contributos de toda a fileira. O evento contou com a presença e participação da Ministra da Agricultura. Ler mais

 
Lançamento do novo Portal do CCEGSECBPortal CCEGSECB

O Portal do Centro de Competências para o Estudo, Gestão e Sustentabilidade das Espécies Cinegéticas e Biodiversidade (CCEGSECB) contém Informação bio-ecológica para as cerca de 40 espécies cinegéticas, bases de dados para acolher artigos científicos, artigos de divulgação e projetos desenvolvidos na área cinegética, e secções de notícias e eventos. A organização de temas e conteúdos pretende dar resposta às necessidades e aos interesses específicos de diferentes públicos alvo. Aceda ao Portal aqui
 
INOVAÇÃO EM PORTUGAL
 
BrochuraFinal   cerejas 2020   Inovmilho Agenda
Projeto i9Rural - Divulgação dos resultados   UTAD identifica tratamento para o rachamento da cereja   Publicação
Agenda de Inovação InovMilho 
O Projeto i9Rural – Assistência Técnica e Transferência de Inovação para a Floresta e Agricultura, promovido pela Forestis – Associação Florestal de Portugal, IDARN - Instituto para o Desenvolvimento Agrário da Região Norte, Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB-UCP) e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), apresenta os seus resultados.   O Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), investigou estratégias inovadoras em pré e pós-colheita no incremento da qualidade da cereja Sweetheart, no Norte de Portugal. Os resultados mostraram uma redução do rachamento do fruto em 50%.   O InovMilho - Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e Sorgo, publicou no passado mês de maio a Agenda Nacional de Investigação e Inovação para as culturas do milho e sorgo. Esta agenda é o resultado de diversas reuniões de trabalho e dias de campo, em que participaram parceiros deste Centro de Competências, ao longo dos últimos dois anos.
LermaisVE   LermaisVE   LermaisVE
       
INOVAÇÃO NA EU
 
Comissao Europeia   Cardo   EIP logo
PEI-AGRI e a  Economia Circular   Produtividade e sustentabilidade da planta do cardo
  Irlanda - Pequenas instalações de biogás nas explorações agrícolas
A Rede PEI-AGRI apoia os agricultores, promovendo oportunidades circulares de base biológica adaptadas às suas necessidades e compartilhando tecnologias e práticas inovadoras.
Em 11 de março de 2020, a Comissão Europeia adotou um novo Plano de Ação para a Economia Circular. Este plano integra uma seção específica dedicada a 'Alimentos, água e nutrientes' para abordar toda a cadeia de valor dos alimentos, de forma a garantir a sustentabilidade do setor, coordenando os esforços para enfrentar as mudanças climáticas, proteger o meio ambiente e preservar a biodiversidade.
  O Grupo Operacional Italiano GO CARD está a promover a criação e o desenvolvimento de uma cadeia agroindustrial de produtos baseada no cultivo de cardo. Tanto as sementes de cardo (para óleo usado na indústria de base biológica) quanto a biomassa (para obter celulose e hemicelulose) podem ser processadas e tornarem-se fontes de rendimento, segundo Fabrizio Filippi, da organização agrícola regional Coldiretti Toscana. Em termos de economia circular, o cardo pode fornecer vários produtos, além de óleo e celulose. Uma vez extraído o óleo das sementes, o bolo residual pode ser usado na alimentação dos animais como substituto da soja.   Relatórios recentes da Agência de Proteção Ambiental sobre a qualidade da água doce, destacam que a agricultura tem responsabilidades na deterioração da qualidade da água. A agricultura irlandesa está a reduzir o seu impacto climático e ambiental por meio de várias iniciativas nacionais, como a Origin Green e a Dairy Sustainability Ireland. No entanto, são necessárias ferramentas específicas, de entre as quais o biogás em pequena escala é visto como ferramenta potencial. O Grupo Operacional SBDP vai realizar testes para entender como o biogás pode levar a melhorias na sustentabilidade ao nível da exploração agrícola.
LermaisVE   LermaisVE   LermaisVE
       
EVENTOS
 
Atenção! Existe a possibilidade de haver adiamentos ou cancelamentos devido às medidas restritivas impostas pela situação epidemiológica do COVID-19

16 junho 2020
REDR Workshop “Digital Communication”, Webinar

25 junho 2020
REDR seminário “Climate Action and Resilient Rural Economy”, Webinar

30 junho 2020 
REDR Workshop “Vibrant Rural Areas: Access to Services”, Webinar

30 junho 2020 
AgroIN 2020 7.ª edição “Eficienciocultura”, Taguspark, Oeiras

 
         
       
 pdr2020 logo              Prorural2             Proderam2020                logo                feader
EIP logo  rrn inovacao test  logo rrn     facebock     Twitter    YouTube icon  
   Rede Rural Nacional - Avenida Afonso Costa, 3 - 7º
1949-002 LISBOA - Telef.: +351 218442200
 

 

 Folha Informativa da Rede Rural Nacional - pode, a qualquer momento, cancelar a sua inscrição AQUI.

 

Powered by AcyMailing