Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº48 Dezembro

 
 Se tiver dificuldade em ler esta folha informativa pode consultá-la AQUI.
 
 
logo RRN  InovAgricultura 11 proposta Folha Informativa Nº48
Dezembro 2020
Caro(a) Visitante,
webinar PPS1

Disponível informação sobre o Webinar “Manter o solo vivo e preservar a biodiversidade no solo" realizado no dia 4 de dezembro

A Parceria Portuguesa para o Solo realizou o Webinar “Manter o solo vivo e preservar a biodiversidade no solo" no passado dia 4 de dezembro, no âmbito do Dia Mundial do Solo que se comemora todos os anos a 5 de dezembro. O evento contou com a participação de especialistas, representantes da produção e da instituição pública responsável pelo planeamento das políticas, proporcionando uma abordagem do tema nas diferentes perspetivas (ver programa). A sessão de abertura esteve a cargo de Nuno Tiago Russo, Secretário de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural, cabendo ao Diretor Geral da DGADR, Gonçalo Freitas Leal, o encerramento da sessão. 
A conferência pode ser vista na íntegra no facebook da Rede Rural Nacional. 
As apresentações estão disponíveis para consulta e download. Para mais informação consulte o site Parceria Portuguesa para o Solo.

 

Livro HerdadeParreiraEditado livro "Herdade da Parreira - Sustentabilidade Económica e Ambiental - 1972 a 2020"

Este livro narra o percurso de sustentabilidade, económica e ambiental da Herdade da Parreira, ao longo de 48 anos. O modelo seguido, centrado na sustentabilidade ambiental, com especial enfoque no solo, assenta nas premissas da Agricultura de Conservação. Assim, em reconhecimento do trabalho desenvolvido em 2016, o autor Nuno Marques e o Professor Mário Carvalho que sempre acompanhou tecnicamente o desenvolvimento do modelo, venceram o “Land and Soil Award” da European Landowners’ Organization - ELO com os auspícios da Comissão Europeia.
Trata-se dum livro em que Nuno Marques partilha a sua experiência, descrevendo dificuldades, sucessos, apresentando números e resultados.

Aceda aqui à publicação

PROJETOS DE INOVAÇÃO - GO 
Logo BioChestnutBioChestnut- IPM - Implementar estratégias de luta eficazes contra doenças do castanheiro e amendoeira

Um dos objetivos visados com este Grupo Operacional é implementar a luta biológica por Hipovirulência contra o Cancro do Castanheiro com base no bioproduto DICTIS nas regiões da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte e Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo respeitando o programa sancionado e autorizado pela entidade reguladora nacional (DGAV - Direção Geral de Alimentação e Veterinária). Ler mais

BioChorume  Logo BioChorume

O objetivo principal deste Grupo Operacional é criar um modelo inovador, alternativo ao tradicional, para minimizar os problemas do excesso de efluentes pecuários nas explorações de pecuárias leiteiras da região de entre Douro e Minho, promovendo a sua valorização como fornecedor de matéria orgânica aos solos e disponibilidade de nutrientes para a produção de biomassa para fins energéticos próprios, contribuindo para a melhoria da sustentabilidade económica das empresas Pecuária Intensiva de Bovinos Leiteiros. Ler mais
ATIVIDADES EM REDE
   
PEI AGRI RelatórioPEI-AGRI: 7 anos de inovação na agricultura e floresta | Relatório

Desde de 2013 que a Parceria Europeia de Inovação para a Competitividade e Sustentabilidade da Agricultura (PEI-AGRI) tem vindo a promover a inovação interativa para tornar a agricultura e floresta da UE mais sustentável, produtiva e preparada para o futuro. Este relatório explica como a rede PEI-AGRI cresceu e evoluiu durante os sete anos. Depoimentos de agricultores, silvicultores, investigadores, consultores, agentes de inovação, entidades públicas e muitos outros profissionais dos estados membros da UE, ilustram o seu entusiamo e envolvimento na construção da rede. Aceda ao relatório

 
Grupos Focais Novo vídeo animado sobre PEI-AGRI Focus Groups 

O PEI-AGRI Focus Group (Grupo de discussão da Parceria Europeia de Inovação para a Competitividade e Sustentabilidade da Agricultura) é um grupo temporário de peritos selecionados com foco num assunto específico proposto pela Direção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia (DG AGRI). O grupo discute e regista boas práticas e resultados de investigações, explorando soluções práticas e inovadoras para os problemas ou oportunidades da área já elencados e com base na experiência adquirida em projetos úteis relacionados.
A PEI-AGRI já constituiu mais de 40 Focus Group numa vasta variedade de tópicos. Este vídeo animado explica como funcionam os Focus Groups e de que forma a comunidade agrícola beneficia dos seus resultados. Assista ao vídeo .

Nova base de dados de perfis de solos de Portugal - INFOSOLO INFOSOLO

A aplicação web reúne informação analítica relativa a 9934 horizontes/camadas, correspondentes a 3461 perfis de solos estudados em Portugal Continental, entre 1966 e 2014, tendo sido concluída em 2016. Os dados foram extraídos das memórias descritivas da cartografia de solos elaborada no país, de relatórios de projetos de investigação e de estudos académicos realizados em instituições públicas portuguesas e instituições europeias. Todos os dados analíticos correspondem apenas a uma data de observação/medição. Esta é uma versão simplificada da base de dados. A versão completa da base de dados pode ser descarregada. Em breve serão disponibilizados vídeos tutoriais, hiperligações para o descarregamento da informação disponível na aplicação em múltiplos formatos, bem como, novos WebServices (WMS e WFS) para visualização, integração em sistemas de informação e descarregamento de dados. Aceda à base de dados INFOSOLO.
FAO innovators handbook imgFAO publica manual do inovador em sistemas alimentares sustentáveis

A FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura publicou o manual “Possibilitando sistemas alimentares sustentáveis: Manual do Inovador”. O documento foi escrito por um conjunto de “inovadores” que estão a liderar iniciativas que promovem o cultivo, a partilha, a venda e consumo de alimentos mais sustentáveis em contextos locais. Ler mais

Portal da Inovação - ANIPortal Inovação1

A ANI - Agência Nacional de Inovação tem em desenvolvimento o “Portal da Inovação”. Este portal permite identificar, mapear e caracterizar as entidades do Sistema Nacional de Inovação (SNI), os serviços que prestam, assim como identificar as competências dos investigadores que trabalham no nosso país. O matchmaking entre a procura e a oferta de tecnologia é, também, uma das vantagens disponibilizadas aos utilizadores, possibilitando às empresas e a outras entidades a divulgação da sua oferta tecnológica, bem como encontrar parceiros que possam responder aos seus desafios tecnológicos.. 
INOVAÇÃO EM PORTUGAL
programa talentA Projeto CoaClimateRisk projeto INNOACE
Programa TalentA premeia projetos inovadores de mulheres empreendedoras rurais em Portugal Foi recentemente aprovado o projeto "CoaClimateRisk" Mapa de subprodutos agroalimentares da zona EUROACE
Criado pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) em parceria com a Corteva Agriscience, o Programa TalentA surgiu para promover o papel que as mulheres desempenham no meio rural, apoiando-as no desenvolvimento dos seus próprios projetos inovadores. As interessadas em participar da 1.ª edição do programa em Portugal, devem submeter a sua candidatura até ao próximo dia 7 de fevereiro de 2021. O projeto CoaClimateRisk, coordenado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em parceria com a Universidade do Minho (UM) e a Fundação Côa Parque, pretende avaliar os impactos das alterações climáticas nas principais culturas agrícolas do Vale do Côa. Estas previsões irão servir como uma ferramenta de apoio à decisão, por parte dos agentes do sector agrícola na região, a médio e longo prazo. Com o objetivo de promover o aproveitamento dos subprodutos agroalimentares gerados na zona EUROACE (Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura espanhola) foi desenvolvido pelos vários parceiros do projeto INNOACE um mapa dinâmico através do qual se pretende identificar e georreferenciar os locais que geram estes produtos. O projeto é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
LermaisVE LermaisVE LermaisVE
INOVAÇÃO NA EU
Projeto C SNIPER1 BeeScanning1 Imagem IPMWORKS
Projeto C-SNIPER: luta contra a Campylobacter em aves BeeScanning – uma app para a proteção das colónias de abelhas
IPMWORKS: Rede Europeia de Agricultores
O consumo de carne de frango é a principal fonte de campilobacteriose, doença de origem alimentar mais comum na Europa e a principal causa bacteriana de gastroenterite no mundo. Este projeto europeu, financiado pelo EIT Food European Food Consortium, visa reduzir a prevalência de Campylobacter em aves, através de medidas de mitigação inovadores (sem recorrer ao uso de antibióticos) que podem ser integradas aos protocolos de higiene existentes.
Esta aplicação combina a utilização da inteligência artificial e dos smartphones, possibilitando aos apicultores a deteção fácil dos ácaros Varroa, reduzindo o risco da destruição das suas comunidades de abelhas. Foi desenvolvida por um Grupo Operacional PEI-AGRI. Os apicultores obtêm no telemóvel resultados de infestação, juntamente com as recomendações mais adequadas. O aplicativo está disponível para iPhones e Androids e pode ser carregado em 155 países em todo o mundo.
O projeto IPMWORKS é financiado pelo programa H2020 e tem como objetivo construir uma rede, a nível da União Europeia, para demonstrar e promover a adoção de estratégias rentáveis de proteção integrada, através da troca de conhecimento e de experiência entre agricultores. Esta iniciativa, que teve início no passado dia 1 de outubro, é desenvolvida por um consórcio constituído por 31 parceiros de 16 países Europeus. Portugal participa nesse consórcio através da Consulai.
LermaisVE LermaisVE LermaisVE
       
EVENTOS
Atenção! Existe a possibilidade de haver adiamentos ou cancelamentos devido às medidas restritivas impostas pela situação epidemiológica do COVID-19

15 Dezembro 2020
Webinar: Tecnologia e Sustentabilidade na vinha

16 Dezembro 2020
Webinar: InovTechAgro "O que pode a Agricultura de Precisão fazer por nós, como começar?"

16 - 17 Dezembro 2020
Conferência: The 2020 EU Agricultural Outlook, online

17 Dezembro 2020
Conferência: Delivering on The EU Green Deal: what role for innovation and disruptive technologies in agriculture?”, online

17 Dezembro 2020
Webinar: CAPIGI - Digital rights in farming data sharing

18 Dezembro 2020
Webinar: Alterações climáticas - que desafios para o sector agroflorestal nacional? (projecto RIAAC AGRI)

18 Janeiro 2021
Webinar: No Agro Waste - Final Stakeholder

         
       
 pdr2020 logo         Prorural2         Proderam2020           logo           feader
EIP logo  rrn inovacao test  logo rrn     facebock     Twitter    YouTube icon  
   Rede Rural Nacional - Avenida Afonso Costa, 3 - 7º
1949-002 LISBOA - Telef.: +351 218442200

 

 

 

 Folha Informativa da Rede Rural Nacional - pode, a qualquer momento, cancelar a sua inscrição AQUI.

 

Powered by AcyMailing