facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

FI-PEI nº 31 JAN 2018 - INOVAÇÃO NA UNIÃO EUROPEIA

REVITALIZAÇÃO DAS ZONAS RURAIS ATRAVÉS DO CONCEITO “SMART VILLAGES”
SMART

O Comité Económico e Social da UE (ver aqui) e o Comité das Regiões (ver aqui) incitam a União Europeia e as autoridades nacionais a qualificarem e revitalizarem as aldeias rurais através de programas integrados e flexíveis. Ambas as opiniões podem ser operacionalizadas através de: utilização da banda larga; aumento das parcerias urbano-rurais; melhoria dos serviços públicos e das abordagens ascendentes, tais como o DLBC.

Consulte o desenvolvimento do trabalho temático em curso na Rede Europeia de Desenvolvimento Rural, em ‘Smart Villages’.

ENTREVISTA COM A PROFª. DOUTORA TERESA PINTO CORREIA - PROJETO HNV-LINK (PARTE 2)

Projeto HNV

Na segunda parte da entrevista com a Profª. Doutora Teresa Pinto Correia (1), destacamos: a problemática da manutenção destes novos sistemas (novas políticas/novas práticas), o agricultor como gestor do território/prestador de serviços, a disponibilidade da Univ. Évora em acompanhar estes projetos, a possibilidade de aplicar esta prática a outras áreas do território..., realizada no âmbito da 2ª reunião anual do Projeto Europeu HNV Link, em Montemo-o-Novo, entre os dias 2 a 4 de Outubro, na Biblioteca Municipal Almeida Faria.

Ver o vídeo. (entrevista na íntegra no canal youtube da RRN).

(1) Diretora do Conselho Diretivo do ICAAM (Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas) da Universidade de Évora, parceiro português do Projeto Europeu HNV Link.

PROJETO INCREDIBLE – REDES DE INOVAÇÃO DE PRODUTOS FLORESTAIS
NÃO LENHOSOS NA BACIA MEDITERRÂNICA
mushrooms 670

Coordenado pela EFIMED o INCREdible é um projeto colaborativo europeu financiado pelo H2020, que envolve 13 parceiros de 8 países (Portugal, França, Espanha, Itália, Grécia, Tunísia, Bélgica e Croácia).

Tem como objetivo a criação de redes de inovação e transferência de conhecimento sobre produtos florestais não lenhosos, colaborando no desenvolvimento de modelos de negócio inovadores e estratégias económicas inclusivas para as regiões rurais.

WORKSHOP “INOVAÇÃO NAS CADEIAS DE ABASTECIMENTO: CRIANDO VALOR EM CONJUNTO"
6 E 7 DE FEVEREIRO DE 2018, LYON - FRANÇA

reun

O evento é organizado pela DG AGRI, e nele vão participar agricultores, investigadores, serviços de consultoria, serviços de inovação, entre outros, que se encontram integrados em Grupos Operacionais ou projetos de investigação. O evento incluirá visitas de campo.

Saber mais

RELATÓRIO FINAL DO FOCUS GROUP  "SISTEMAS AGROFLORESTAIS"

Sistema AgroFlorestal

O Sistema Agroflorestal é a prática que consiste em integrar no sistema de exploração a vegetação lenhosa com culturas agrícolas e/ou com sistemas de produção pecuária. Estas práticas podem ser regenerativas, melhorar e aumentar os ecossistemas a nível local e paisagístico e melhorar a produtividade e a rentabilidade das explorações agrícolas.
Este Focus Group investigou os desafios, as oportunidades, as práticas existentes e os avanços para o desenvolvimento dos sistemas agroflorestais na Europa. A principal questão é desenvolver estes sistemas na ótica da agricultura sustentável, com objetivos de melhorar a produtividade e a rentabilidade.

Saber mais

PERITOS PARA COORDENAÇÃO DE SEMINÁRIOS E FOCUS GROUPS
APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS ATÉ 22/01/2018

focus 31

O Service Point da PEI-AGRI procura novos peritos, tendo em conta um conjunto de temas de crucial importância atual, como a gestão de recursos, a resiliência no setor agrícola, a economia circular, a digitização, entre outros.

Saber mais

EIP – CONFERÊNCIA DA ÁGUA 2017

conf agua

O evento, realizado em setembro passado no Porto, reuniu mais de 1200 participantes ligados à temática da água com o objetivo de identificar quais soluções de governança e de tecnologia que poderiam resolver problemas e desafios relacionados com a água. A conferência incluiu uma sessão especificamente relacionada com a agricultura, a água e à Economia Circular, abordando, em particular, as oportunidades e dificuldades relativas ao uso de água reciclada na agricultura.

Saber mais

 
  Aceder aos artigos:
dest 1 2018 folha 31c 2018
dest 2.2 2018
ar 2018
ip 2018
ie 2018
cl 2018