facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

FI-PEI nº 33 MAIO 2018 - INOVAÇÃO EM PORTUGAL

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO CRÉDITO AGRÍCOLA - 5ª EDIÇÃO

ip 1 

O Prémio Empreendedorismo e Inovação realiza-se pelo 5º ano consecutivo, com uma parceria renovada entre o Crédito Agrícola, a INOVISA e a Rede Rural Nacional. Dedicado aos sectores agrícola, agro-industrial e florestal, o Prémio destina-se aos projetos considerados mais inovadores do nosso país.

Saber mais

WORLD OLIVE OIL SUMMIT / CONGRESSO NACIONAL DO AZEITE
 ip 3

7 e 8 de Junho de 2018, CNEMA - World Olive Oil Summit 2018

Integrado na FNA 18, este evento é dedicado à temática “Olival e Azeite”. O World Olive Oil Summit (WOOS) incluirá várias iniciativas, como o Simpósio Ibérico de Olivicultura, o Concurso Nacional de Azeite, e o Congresso Nacional do Azeite, exposições de pintura, atividades culinárias ao vivo para degustar azeite e uma área de exposição agro-comercial do sector.

Saber mais

PORTUGAL PARTICIPA EM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO INTERNACIONAL PARA
RECUPERAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS

 ip 5

Um grupo de investigadores portugueses integra um projeto internacional cuja finalidade é recuperar solos contaminados de forma sustentável através da aplicação controlada de plantas, microrganismos e fungos.

O trabalho científico intitulado de PhytoSUDOE é esta semana apresentado na Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica e inclui ainda entidades espanholas e francesas que pretendem melhorar a biodiversidade do solo através do uso e implementação de plantas associadas a microrganismos, designadas por fitotecnologias.

Saber mais

PROJETO TEJO DE FINS MÚLTIPLOS ESTÁ EM CARTEIRA E PODERÁ AVANÇAR EM BREVE

ip6

Trata-se de um projeto de fins múltiplos que pretende tornar o Tejo navegável desde Vila Franca de Xira até Abrantes, para desenvolver o turismo, a piscicultura, manter e expandir a área regada atual no Ribatejo, Oeste e Setúbal. O projeto será apresentado durante a 6ª edição da AgroGlobal – Feira das Grandes Culturas (5 a 7 de Setembro de 2018, em Valada do Ribatejo).

Saber mais.

SIMPÓSIO INTERNACIONAL SMARTAGRIFOR NORTE 2020

ip 7

21-22/05/2018, Centro de Congressos da Alfândega do Porto

O SMARTAgriFor - Norte é um projeto financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020). O projeto envolve quatro parceiros da região norte de Portugal: a Universidade Católica Portuguesa, Universidade do Minho, Universidade do Porto e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Um dos grandes objetivos do projeto passa por mapear, identificar e colocar em contacto agentes económicos dos setores agroalimentar e florestal do Norte do País, com entidades do Sistema Científico e Tecnológico da região Norte, definindo temas científicos de trabalho.

Saber mais

GRUPO OPERACIONAL GEO SUBER

sobreiro proj 9

Os sobreiros estão a perder vitalidade nalgumas regiões de Portugal, facto que começa a preocupar os silvicultores e as entidades florestais nacionais. Para tentar resolver o problema, um Grupo Operacional pretende desenvolver uma ferramenta móvel que permita avaliar em tempo real a vitalidade de uma árvore, com base em informações objetivas, como o clima e a mudança da folha.

Saber mais.

GRUPO OPERACIONAL +PREVCRP - DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS INTEGRADAS
PARA PREVENÇÃO DO CANCRO-RESINOSO-DO-PINHEIRO

GOPrevCRP 250

O Grupo Operacional +PrevCRP - Desenvolvimento de estratégias integradas para prevenção do cancro-resinoso-do-pinheiro é coordenado pelo ICNF, I.P. e conta com 13 parceiros, Este projeto tem por foco de atuação o fungo que ataca principalmente espécies do género Pinus. Visa atuar ao nível das sementes e das plantas, para minimizar / eliminar o risco de dispersão daquele fungo, implementando metodologias eficazes para o seu controlo e com aplicação em larga escala, de modo a poderem ser utilizadas pelos fornecedores de MFR – Materiais Florestais de Reprodução no tratamento de sementes, substratos, contentores e água de rega.

Saber mais

 
 

incio voltar