facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

Conferência Internacional sobre Dieta Mediterrânica e Gastronomia: Ligar a Inovação, Sustentabilidade e Saúde

Conf. gastronomiaClassificada pela UNESCO, em 2010, como Património Cultural e Imaterial da Humanidade, a Dieta Mediterrânea reúne gastronomia, tradição, cultura e saúde, contribui activamente para o desenvolvimento dos territórios rurais.

É característica dos países que se localizam na bacia do Mar Mediterrâneo, sendo um elemento da identidade cultural destes países e promovendo um estilo de vida saudável. Apesar de Portugal não ser banhado pelo Mediterrâneo, partilha muitos destes traços e a alimentação tradicional tem as mesmas características.
A Dieta Mediterrânea caracteriza-se do ponto de vista alimentar pelo consumo de produtos frescos, produzidos localmente, de acordo com as estações do ano.

Os principais aspectos desta dieta consiste no consumo elevado e em proporção de azeite, legumes, cereais não refinados, frutas e vegetais, o consumo moderado a elevado de peixe, consumo moderado de lacticínios (queijo e iogurte na sua maior parte), consumo moderado de vinho, e baixo consumo de carnes e seus derivados.

Nos dias 15-16 de Outubro irá realizar-se, na Universidade de Évora, a International Conference on Mediterranean Diet and Gastronomy Linking Innovation, Sustainability and Health, a qual contará com a participação especialistas de renome de áreas diversas, centrados na temática da dieta mediterrânica.

 

icon1