facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

Conferência sobre “A política de Paisagem na Europa e em Portugal”

1220 PLANO 1220X451Realizado no passado dia 28 de Setembro, em Paredes de Coura, o evento contou com a participação da RRN, que realizou uma apresentação sobre o seu potencial contributo na promoção e difusão das boas práticas integradas no Plano de Paisagem de Terras de Coura (PPTC).

O PPTC constituiu um projeto-piloto na aplicação da Convenção Europeia da Paisagem ao nível municipal e resultou da aprovação da candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Paredes de Coura ao PO Norte 2020, cujo encerramento foi formalizado nesta conferência.

A elaboração do PPTC visou a definição de sub-unidades de paisagem que caracterizam o território do concelho de Paredes de Coura, assim como a definição dos seus objetivos de qualidade, terminando com a elaboração de um programa de ações, projetos e medidas de proteção, gestão e ordenamento aplicáveis nessas sub-unidades. O processo contou, em todas as fases, com o envolvimento da população, que contribuiu com a sua perceção sobre a paisagem local e, através dela, com o reconhecimento do seu valor.

Assim, os produtos finais deste projeto são:
- a definição de 10 subunidades de paisagem para o concelho de Paredes de Coura;
- a metodologia participativa que serviu de base à construção do Plano.

Assumindo-se como piloto, este projeto é o primeiro do género desenvolvido no nosso país. O Programa de Ação do PPTC é um instrumento valioso, que tem de ser conjugado com outros instrumentos, designadamente os de ordenamento do território a nível nacional (PNPOT), regional (PROT Norte) e municipal (PDM de Paredes de Coura), por forma a conseguir atingir o seu grande propósito – uma estratégia de desenvolvimento para o concelho com foco na qualidade de vida dos residentes.
O potencial de transferibilidade do PPTC é notório, tendo sido já acolhido igualmente pelo Município de Vouzela.

icon1