facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

AGRO INOVAÇÃO 2018 – Cimeira Nacional de Inovação na Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

IMG 1 2643

Esta iniciativa, que decorreu em 29 de Outubro passado, foi promovida pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural (MAFDR), a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), em parceria com o INOVISA, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a Agência Nacional de Inovação (ANI), o Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT (GPPQ) e a Caixa de Crédito Agrícola.

Os seus principais objetivos foram promover o intercâmbio de boas práticas, identificar desafios, explorar potenciais soluções, desenvolver sinergias entre equipas que tratam temas comuns, apresentar linhas orientadoras para o futuro da inovação no setor e a apresentar os Centros de Competências. O programa integrou ainda uma mostra de startups portuguesas e a atribuição do Prémio de Inovação Crédito Agrícola.

Na Cimeira participaram 100 Grupos Operacionais (GO), integrando cerca de 500 parceiros.

Após a sessão de abertura, com a intervenção de Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, os trabalhos decorreram em formato de sessões temáticas (horticultura - fruticultura; viticultura - olivicultura; cereais - leguminosas; floresta e produção animal) nas quais foram apresentados projetos dos GO e outros projetos de inovação em cooperação.

Após a comunicação das conclusões dos grupos de trabalho temáticos, seguiu-se a apresentação dos desafios para o futuro da inovação no setor agro-florestal e do desenvolvimento rural, que integrarão a "Agenda para a Inovação" do Ministério da Agricultura.

As propostas para a Agenda da Inovação foram apresentadas por Gonçalo Leal, Diretor-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e por Nuno Canada, Presidente do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P., como resultado de um inquérito feito a todas as organizações portuguesas que intervêm no sistema de inovação do setor e de um workshop realizado em Santarém, que analisou os resultados.

A sessão de encerramento contou com a intervenção de Luís Vieira, Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, que valorizou esta iniciativa pelo seu contributo para a inovação num setor que, segundo ele, está a atingir níveis de competitividade nunca antes alcançados.

 

icon1