facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

Projeto “MechSmart Forages” - Mecanização da produção de forragens

MechSmart ForagesMecanização da produção de forragens sob o trinómio Agronomia – Ambiente – Energia

Num cenário de alterações climáticas, é necessária a intensificação sustentável da produção de forragens para suporte dos sistemas extensivos de produção animal na região Alentejo.

Esta necessidade obriga a rever os tradicionais itinerários culturais com novas propostas de base tecnológica, assentes na monitorização do solo, das culturas e do uso racional de fatores de produção.

O projeto MechSmart Forages é um projeto exploratório de transferência de tecnologia à escala da parcela nas áreas de Mecanização e Agricultura de Precisão, cujo campo experimental se situa na herdade experimental da Comenda, Caia, Elvas.

A proposta é o uso integrado de tecnologias em agricultura de conservação e de agricultura de precisão numa ótica de ganhos agronómicos, ambientais e energéticos. A agricultura de conservação está presente pela condução das culturas forrageiras em itinerários de sementeira direta e a agricultura de conservação através de técnicas para monitorização georrefernciada do solo, água, plantas e aplicação a taxa variável de fatores de produção ou monitorização de animais em campo. No limite, o projeto alcança o conceito de circularidade ao avaliar o reaproveitamento de restolhos e a potencialidade de incorporação de resíduos orgânicos no solo.

icon1