facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

Folha Informativa nº 73 Mai 2017 - DESENVOLVIMENTO RURAL

Criado o Conselho de Acompanhamento da Revisão da Política Agrícola Comum

MAFDR 2017

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural assinou o Despacho que cria o Conselho de Acompanhamento da Revisão da Política Agrícola Comum, que tem por missão identificar principais desafios e contribuir para a formulação das opções nacionais em relação ao futuro da PAC pós-2020.

Saber mais

PDR 2020

Candidaturas a investimentos na exploração agrícola com prazo até 26 de Maio

 pdr2020 logo

Os períodos de apresentação das candidaturas aos anúncios 7,º 8, e 9 º do PDR 2020, foram prorrogados para 26 de Maio de 2017 (17:00h), designadamente:

Operação 3.2.1 - Investimento na Exploração Agrícola (7º Anúncio);
Operação 3.2.1 - Investimento na Exploração Agrícola – Apoio Específico para o Setor do Leite (8º Anúncio);
Operação 3.2.1 - «Investimentos na Exploração Agrícola» - Apoio Específico para o Setor do Leite - Reconversão de explorações agrícolas que abandonem a atividade de produção de leite de vaca (9º Anúncio).

Saber mais

Apresentada estratégia para a Agricultura Biológica

agricultura biologica

As linhas gerais da Estratégia para a Agricultura Biológica (ENAB), um documento com cinco objetivos estratégicos e dez metas para atingir no espaço de uma década, realçam a necessidade de valorizar e apoiar a produção em modo biológico por forma a satisfazer uma procura crescente deste tipo de produtos no mercado. Foi apresentado também o respetivo Plano de Ação para a produção de produtos biológicos. Seguiu-se um período de Consulta Pública, que terminou no passado dia 12 de Abril, cuja análise já foi efetuada e enviada para a tutela, o que indicia que o respetivo diploma será publicado no curto prazo.

Ver: Documento ENAB  -  Plano de Ação

Investigadores portugueses descobrem mecanismo de defesa do

castanheiro à doença da “tinta”

 castanha6677

Uma equipa de investigadores do ITQB da Universidade Nova de Lisboa e do INIAV desvendou o mecanismo molecular da resistência do castanheiro asiático à doença da tinta, provocada pelo fungo Phytophthora cinnamomi.

O trabalho foi publicado na revista Frontiers in Plant Science e faz parte do Programa de Melhoramento do Castanheiro Europeu, que venceu recentemente o Prémio Floresta e Sustentabilidade na categoria de Projetos de I&D.  A doença da tinta é responsável pela morte de milhares de castanheiros na Europa, sendo provocada por um microrganismo que vive no solo e que ataca as raízes da árvore, impedindo a absorção de nutrientes e água e levando à degradação e morte. Segundo o estudo, quando atacado pelo microrganismo, o castanheiro asiático produz proteínas que conseguem proteger as raízes e espessar a parede das células, inibindo e reduzindo a sua virulência. Os resultados vão permitir o desenvolvimento de marcadores moleculares para apoiar o programa de melhoramento do castanheiro e a seleção de híbridos e variedades resistentes, podendo vir a garantir a sustentabilidade da produção de castanha em Portugal.

Saber mais

Conferência Internacional
"A Herança Cultural da Dieta Mediterrânica"
9 e 10 de Maio - Universidade do Algarve

portugues 1

O evento, que se realiza no ano da presidência/coordenação portuguesa dos sete Estados e Comunidades Representativas da Dieta Mediterrânica, enquanto Património Cultural Imaterial da Humanidade na Lista Representativa da UNESCO, pretende analisar as estratégias e experiências de investigação, de preservação e a transmissão dos valores universais da Dieta Mediterrânica junto das atuais e próximas gerações.


Saber mais  -  Roda dos alimentos Mediterrânica(vídeo)

Aceder aos artigos:

MAI 73 Sem título
FI BASE 73 2

FI BASE 73 3

FI BASE 73 4

FI BASE 73 5

FI BASE 73 6

FI BASE 73 7