facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

FI-PEI nº 28 JUN 2017 - DESTAQUE

 

“FARMING 4.0” – A 4ª REVOLUÇÃO NA AGRICULTURA

Farming 4.0

Na procura de maiores rendimentos e de maior proteção ambiental na agricultura, a transformação mais importante nos dias de hoje é o uso crescente de tecnologias digitais, também chamado “agricultura inteligente” ou “Farming 4.0”.
Passadas as grandes mudanças provocadas pelo desenvolvimento da mecanização, pela introdução de fertilizantes minerais e pela industrialização dos processos de produção, as tecnologias de informação, comunicação e gestão de dados acabam de desencadear a quarta revolução na história da agricultura, designada por “Farming 4.0”.
Um número crescente de agricultores utiliza já a tecnologia digital. Por exemplo, graças à conectividade digital, os operadores das máquinas agrícolas inteligentes podem ter acesso a dados meteorológicos, pedidos de peças sobressalentes ou acesso a informações específicas do campo a partir de uma central.
Pode este tipo de informação propiciar a existência de maiores rendimentos e maior proteção ambiental? A evidência precoce parece promissora: as explorações agrícolas na Alemanha, usando tecnologia digital avançada produzem maiores rendimentos por hectare, reduzindo significativamente os níveis de azoto, além de reduzir o uso de herbicidas e gasóleo em 10% e 20%, respetivamente.

Saber mais

 

Aceder aos artigos:
destaque 28 FOLHA BASE
destaque 28 2
destaque 28 3
destaque 28 4
destaque 28 5