Folha Informativa da RRN Nº86 Setembro

 
 Se tiver dificuldade em ler esta folha informativa pode consultá-la AQUI.
 
Logotipo DivulgaC3ED44 em Rede Folha Informativa Nº86
Setembro 2019
Caro(a) Visitante,

logo AGRO INOVACAO 2019 01 600 
A RRN – Rede Rural Nacional, a UNAC - União da Floresta Mediterrânica e o CCSC – Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça vão realizar, no próximo dia 19 de setembro em Coruche, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, o Workshop de Fileira " Montado x Produção animal x Vinha".
Este evento insere-se num ciclo de workshops regionais que a RRN em colaboração com os membros do Grupo de Trabalho da Inovação, está a organizar. A divulgação dos trabalhos a decorrer e dos resultados preliminares existentes, bem como a discussão da futura incorporação destes resultados nas explorações agro-florestais são os principais objetivos deste workshop, no qual será possível visitar as áreas onde estão a decorrer os ensaios.
Programa
Inscrições (Entrada livre com registo obrigatório. Limitado à capacidade da sala.)
 

CNCACSA
Foi criado nesta quarta-feira (11/09) o Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal (CNCACSA) o qual envolve cerca de 54 entidades representativas de todo o sector agroflorestal nacional. A assinatura do protocolo teve lugar na Estação Nacional de Melhoramento de Plantas, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) durante o colóquio “Alterações climáticas: Que desafios para o sector agroflorestal nacional?”. O evento inclui a apresentação "Os impactos das alterações climáticas no setor agroflorestal" pelo professor Emanuel Dutra da Universidade de Lisboa.
             
INICIATIVAS EM REDE
  Dieta MEditjpg
Tavira | "VII Feira da Dieta Mediterrânica" I 5-8 setembro 2019
Inserida no Plano de Salvaguarda aprovado pela UNESCO, a Feira da Dieta Mediterrânica resultou da inscrição da Dieta Mediterrânica na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade, a 4 de dezembro de 2013.
A RRN participou nesta feira, nomeadamente na Conferência Internacional sobre Turismo Sustentável (enquadrada no projeto Medfest), na cerimónia de inauguração da feira, na visita guiada pela DRAP Algarve ao Centro de Experimentação de Tavira onde existe uma das maiores coleções de fruteiras de variedades regionais do Pais. Como membro da coordenação do Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM), a RRN animou um stand alusivo às atividades deste Centro.

     
ParceriaPTSolo   Anpromis dia Campo
Folha Informativa da Parceria Portuguesa para o Solo | Edição 10 | setembro 2019
  Dia de Campo da InovMilho I 4 setembro I Coruche
A Parceria Portuguesa para o Solo, publicou a sua Folha Informativa n.º 10, de setembro de 2019, em que são disponibilizados vários conteúdos sobre:
Proposta de Agenda de Investigação Inovação no Âmbito do Solo; Comemoração do Dia Internacional do Solo; Novos Parceiros da Parceria Portuguesa para o Solo; Professor Afonso Martins; Workshop "A água, a agricultura e a conservação do Solo; Comemorações do Dia Mundial de Combate à Desertificação 2019; Sétima Assembleia Plenária da Parceria Global de Solos; Desafios do combate à desertificação no Alentejo; Nova área de "Projetos" no site da Parceria Portuguesa para o Solo

  Decorreu no passado dia 4 de setembro, na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, o Dia de Campo do InovMilho – Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e Sorgo. Promovido pela Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo (Anpromis), o evento, onde estiveram cerca de 250 participantes, contemplou visitas aos campos de ensaio instalados em 2019 e apresentações associadas à iniciativa – nomeadamente das «técnicas e tecnologias inovadoras que potenciam a produtividade e a sustentabilidade da cultura do milho». A Rede Rural Nacional esteve presente, numa estação com o tema "Inovação tecnológica – Exemplos Práticos". Carmo Martins (COTHN) apresentou o projeto “PrunusBot” e João Noéme (Terrapro) o projeto “Regadio de Precisão”. A sessão de encerramento contou com a participação do Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos.
     
DESENVOLVIMENTO RURAL
agroforesty systems   Logo CCC   PDR 2020 logo   esadr 2019 transparent
Da pesquisa à prática: Sistemas Agroflorestais - Sobreiro e Muito Mais Workshop de "Alimentação de Caprinos" em Évora
Abertas Candidaturas a apoios à comercialização para agricultores
IX Congresso da APDEA I 15-18 outubro I Oeiras
A iniciativa, que se realizará no próximo dia 13 de setembro no Observatório do Sobreiro e da Cortiça em Coruche, parte do Projeto INCREDIBLE: Redes de Inovação de Cortiça, Resinas e Comestíveis da bacia Mediterrânica, do Programa H2020. O projeto procura promover a partilha de conhecimento. [Ler mais] O Centro de Competências de Caprinicultura, que tem como missão promover o desenvolvimento e sustentabilidade da fileira da caprinicultura em Portugal, realiza no dia 18 de setembro, o Workshop “Alimentação de Caprinos”, nas instalações do Colégio Espírito Santo em Évora. [Ler mais] Encontram-se abertas até ao dia 15 de outubro, as candidaturas ao investimento na transformação e comercialização de produtos no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020. As candidaturas podem ser submetidas através do portal do PDR 2020.
Evento internacional e multidisciplinar, engloba o IX Congresso da APDEA e o III Encontro Lusófono em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento Rural (ESADR 2019), e versa o tema “A Agricultura e os desafios societais para o período 20-30”. O congresso decorrerá de 15 a 18 de outubro em Oeiras.
             
TRABALHO EM REDE NA UNIÃO EUROPEIA
bioeconomy seminar 2019 07 04 012 sm    logo Power4BIO   smart logo   Comissão europeia
Relatório do Seminário REDR - “Bioeconomia: Aproveitando a oportunidade para a Europa rural” Projeto Power4Bio - visitas de campo, simpósios e workshops.
Intergrupo do Parlamento Europeu sobre Smart Villages European Research and Innovation Days I 24, 25 e 26 de Setembro de 2019 I  Bruxelas
O seminário que reuniu “stakeholders” da União Europeia (UE) foi baseado no trabalho desenvolvido pelo Grupo Temático da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural (REDR) “Mainstreaming the Bioeconomy”, onde se conjugam exemplos práticos, debates, apresentações e grupos de trabalho. [Ler mais]
O projeto POWER4BIO visa desenvolver a capacidade dos “stakeholders” e legisladores locais e regionais sobre a estruturação da Bioeconomia Europeia. A partir de setembro estão programadas visitas no âmbito do projeto, abertas a interessados em bioeconomia, que integram visitas de campo, conferências e workshops.[Ler mais]
Foi lançado em julho de 2019 um novo Intergrupo do Parlamento Europeu sobre “Smart Villages for Rural Communities” (Aldeias inteligentes para as comunidades rurais).
O objetivo é permitir o intercâmbio de formas inovadoras de criar comunidades ativas e atraentes em territórios pouco povoados, montanhosos e rurais.  [Ler mais]
O evento servirá para encontrar soluções de investigação e inovação, trabalhando em várias políticas, definindo e estimulando a inovação e propondo investimentos. Será o momento de todas as partes interessadas definirem em conjunto as prioridades estratégicas para o investimento da Comissão Europeia na Investigação e na Inovação. [Ler mais]
             
 NAS BOCAS DO MUNDO
 
SITE RRN
             
ESPAÇO OPINIÃO
             
       pdr2020 logo            Prorural2            Proderam2020             logo            feader
            logo rrn     facebock     Twitter     YouTube icon    
   Rede Rural Nacional - Avenida Afonso Costa, 3 - 7º
1949-002 LISBOA - Telef.: +351 218442200
 
     

 

 

 

 Folha Informativa da Rede Rural Nacional - pode, a qualquer momento, cancelar a sua inscrição AQUI.

 

Powered by AcyMailing