facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Governo aprova recuperação de cinco regadios tradicionais na região Norte

PNREGADIOS logoO Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, homologou os projetos de recuperação de cinco regadios tradicionais, situados na região Norte. Eleva-se assim para 325 o número de projetos aprovados no âmbito do Programa Nacional de Regadios (PNRegadios), a que corresponde um financiamento público de 347 milhões de euros a fundo perdido, que será executado até 2023.

Entre os regadios a intervencionar contam-se o Regadio do Soutelo, no concelho de Águeda, do Regadio de Montedouro e da Foz, do Regadio da Vizinhança da Balança, do Regadio da Levada de Cima de Cabaninhas, em Terras de Bouro, e do Regadio da Levada de Enxurigo, no Concelho de Amares. A estes projetos corresponde um investimento público global de cerca de 400 mil euros, que beneficia 170 explorações, numa área de 100 hectares, com o objetivo de recuperar e de tornar estas estruturas mais eficientes no uso da água.

O PNRegadios, cuja primeira fase está já em execução, visa a mitigação dos efeitos das alterações climáticas sobre a agricultura, dotando o país de mais reservas de água e de melhores e mais eficientes sistemas de aproveitamento. Outro dos objetivos deste Programa é o aumento da produtividade e da competitividade da agricultura nacional, contribuindo para o aumento das exportações e para a substituição de importações por produção nacional.

Até 2023 deverá estar concluída primeira parte do PNRegadios, com a criação de 100 mil novos hectares de regadio, a que corresponde um investimento público de 560 milhões de euros e a criação de mais de 10 500 novos postos de trabalho permanentes.