facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Estudo explora tendências mundiais para o setor agroalimentar

EU study megatrendsO estudo "Megatendências no setor agroalimentar: visão global e possível resposta política da perspectiva da UE" (Megatrends in the agri-food sector: global overview and possible policy response from an EU perspective), publicado pelo Parlamento Europeu, explora as tendências globais que influenciam a maneira como o mundo irá produzir, distribuir, vender e consumir alimentos num ambiente em mudança, influenciado por vários fatores-chave (crescimento demográfico e económico, padrões de consumo, progresso tecnológico, integração do comércio global e alterações climáticas).

Com base nos desafios que a agricultura e os sistemas alimentares enfrentam para alimentar uma população crescente de maneira sustentável, fornece opções de políticas ao longo de linhas de cenário contrastantes e alternativas.

De acordo com o documento, será necessário um aumento de 50% na produção de alimentos (em comparação com os níveis atuais) até 2050 para alimentar mais 2,3 bilhões de pessoas. De acordo com as tendências atuais da dieta e o aumento esperado da renda per capita ao longo do período, isso pode implicar aumentos significativos na produção agrícola e nas unidades de criação de animais. Este último será um desafio, pois as terras usadas para a produção pecuária já representam 80% de todas as terras agrícolas.

Nesse contexto, o estudo descreve quatro cenários alternativos e contrastantes que podem moldar o futuro do setor de alimentos nas próximas décadas:

  • Cenário 1 "Pequenos passos, mas nenhum objetivo alcançado"
  • Cenário 2 "Produção em massa a todo custo"
  • Cenário 3 “Sobreviventes locais”
  • Cenário 4 “Comida e sustentabilidade para todos”

Aceda à informação na página do Research4Committees ou descarregue o documento (PDF) no Centro de Recursos.