facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Ministério da Agricultura apoia mercados locais e cadeias curtas

Spot alimente MAPara responder à pandemia Covid-19, o Ministério da Agricultura lançou um conjunto de medidas, "com o objetivo de assegurar o funcionamento do setor agrícola e mitigar as quebras de procura", explicou ao Jornal de Negócios o secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo.

"A situação dos produtores nacionais motivou desde logo um conjunto de ações por parte do Ministério da Agricultura, no sentido de promover o consumo junto das populações, sensibilização dos grandes grupos de retalho alimentar para a compra destes produtos, dos mercados abastecedores ou das autarquias para se assegurar o funcionamento regular dos mercados locais e municipais".

Especificamente para as cadeias curtas, Nuno Russo adianta que "foram alargadas as possibilidades de escoamento, além dos mercados locais, incluindo apoios diretos às deslocações aos pequenos produtores. Paralelamente, criámos a Plataforma 'Alimente quem o Alimenta' que, no seguimento de uma campanha de incentivo ao consumo de produtos nacionais, a qual alcançou mais de quatro milhões de pessoas, procurou aproximar produtores e consumidores e agilizar o escoamento. Esta plataforma registou, no primeiro mês, a inscrição de cerca de mil produtores e, no mesmo período, obteve mais de cem mil interações".

Fonte: Jornal de Negócios