facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Campanha #MedFoodHeroes: ANP|WWF celebra produtos do Montado

MedFoodHeroesDurante o mês de junho, a ANP|WWF  e outras ONGs parceiras de cinco ecoregiões do Mediterrâneo promovem a Campanha #MedFoodHeroes, fomentando o apoio aos pequenos produtores que sustentam a Natureza e os produtos locais dessas regiões. Portugal escolheu o Montado, colocando a bolota, o azeite e os cogumelos em destaque.

A campanha #MedFoodHeroes, a decorrer de 15 a 27 de Junho e parte integrante do projeto @RootedEveryday, celebra a gastronomia rica que os países mediterrânicos como Portugal têm para oferecer e relembra que as frutas, legumes, leguminosas, azeite ou outros recursos mais recentes na gastronomia como a Bolota e os Cogumelos possuem um elevado valor nutricional, ajudam a combater doenças e fortalecem o nosso sistema imunitário, tão crucial nestes tempos.

Em #MedFoodHeroes pode conhecer as receitas e os produtos das 5 eco regiões do Mediterrâneo que integram a rede rootedeveryday.org/medfoodheroes

O que escolhemos para os nossos pratos pode mudar o mundo

A campanha é apoiada por chefs do Mediterrâneo que querem ver mais alimentos sustentáveis ​​produzidos localmente e menos desperdício nas cozinhas, em casa e nos restaurantes, como o Chef português Fábio Bernardino, que compartilha as suas receitas utilizando os cogumelos e a Bolota, um produto excecional em termos nutricionais que merece voltar a ter destaque nas nossas mesas.

Áreas de enorme importância ecológica como os Montados demostram como é possível um equilíbrio entre a biodiversidade e agricultura sustentável. Alfredo Sendim administra o Montado do Freixo do Meio como um "bem comum" dentro duma comunidade de produtores e consumidores que gere este bem seguindo os princípios da agroecologia, nos últimos 30 anos, e é embaixador do #MedFoodHeroes. 

“Na nossa agrofloresta o elemento central é a árvore e devíamos comer mais das árvores para termos abundância. O sobreiro, por exemplo, não precisa de água nem de adubo e durante 400 anos tem a capacidade de produzir muito alimento. Está adaptado ao nosso ecossistema e só temos de apanhar as bolotas do chão. Este fruto português não tem glúten e oferece-nos uma gordura saudável constituída por ácido oleico (Ómega 9). É azeite puro.” diz Alfredo. 

A Bolota é um dos recursos em destaque nesta campanha utilizada na herdade para farinha de pão, biscoitos e bolos, infusões, pastas para barrar, salsichas e até hambúrgueres. É nutricionalmente muito rica em proteínas, carbohidratos, gorduras, vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras e sem glúten. As bolotas mais doces podem ser consumidas diretamente cruas, assadas ou cozidas. Talvez esteja na hora de experimentar algumas das receitas apresentadas na campanha.

Cozinhe connosco em Share A Dish Night

Junte-se aos amantes da comida e cozinhe ingredientes mediterrânicos sustentáveis ​​em deliciosas refeições e compartilhe as suas fotos, dicas de culinária e amor por boa comida durante o Share A Dish Night. Participe num dos nossos eventos on-line #MedFoodHeroes no Facebook ao vivo na sexta-feira 26 Junho e Instagram ao vivo no sábado, 27 de junho de 2020 @RootedEveryday.