facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Webinar da FAO sobre tecnologias e práticas de agricultura sustentável mostra exemplos e experiências da Madeira

FAO logoA FAO em 2019, assinou um Acordo (LoA) com a Universidade da Madeira (UMa), Portugal, com o objetivo principal de melhorar apartilha e o acesso a informação e conhecimentos agrícolas com comunidades de língua portuguesa, especialmente nas Comunidadesdos Países de Língua Portuguesa (CPLP), onde o acesso à informação e assistência técnica para acesso às tecnologias e práticas de inovação agrícola em áreas rurais e remotas é limitada.

Esta colaboração contribuiu para o aumento do conteúdo disponível em Português na base de conhecimento da TECA, para pequenos agricultores e produtores, para quem presta serviços de extensão e apoio, promovendo o acesso ainformação sobre tecnologias e práticas já testadas, e que podem ser aplicadas de modo a promover inovação.

Como resultado desta colaboração, para ampliar o alcance e disseminar o conhecimento de modo a facilitar a discussão e contribuirpara a inovação agrícola dos pequenos agricultores, a Unidade de Investigação e Extensão Rural (AGDR) das Nações Unidas paraAlimentação e Agricultura (FAO) está a organizar um webinar sobre “Tecnologias e Práticas para o Desenvolvimento da AgriculturaSustentável - experiências e exemplos da Ilha da Madeira, Portugal”, que se vai realiza no dia 6 de julho, através da plataforma Zoom.

O principal objetivo do webinar é mostrar exemplos e partilhar experiências da Ilha da Madeira, Portugal. Como maximizar o uso derecursos endógenos e conservar o solo e a sua produtividade sustentável.

O webinar também apresentará práticas que abordam osdesafios de gestão dos recursos hídricos disponíveis, a colheita e armazenamento de água da chuva e, reutilização de resíduos ematéria orgânica da agricultura para promover o ciclo dos nutrientes.

Incluirá também uma discussão sobre desafios, aplicabilidade eoutras soluções, e abordagens existentes sobre a adoção eficiente do uso dessas práticas.O webinar :A sessão prevê a participação ativa dos participantes com perguntas e respostas pelos oradores.InscriçãoO webinar tem um número limitado de participantes, registre-se antecipadamente aqui.

O webinar será em Português, moderada por Sónia DIas (FAO, Itália), com duração de cerca 90 minutos.

Programa:

  • Introdução da colaboração entre a FAO e a UMa
  • Apresentação sobre sistemas agrícolas e uso sustentável do solo e recursos hídricos - alguns exemplos
  • Apresentação sobre agrossistemas de sutentabilidade, através da promoção de fontes endógenas de nutrientese produção local de alimentos - alguns exemplos
  • Perguntas & Respostas (Q&A)
  • Considerações finais pelo moderador