pten
  • 9
  • 11
  • 13
  • 11
  • 14
  • 3
  • 5
  • 12
  • 6
  • 10
  • 13
  • 15
  • 7
  • 1
  • 12
  • 14
  • 20
  • 8
  • 4
  • 2

Em Rede  Ligações  Grupos de trabalho     

emRede - folha informativa

Workshop “Desertificação e Territórios: estado da arte” debate problemática do despovoamento em territórios rurais

Workshop alcoutim 17julO Salão Nobre da Câmara Municipal de Alcoutim acolheu no último dia 17 de julho o Workshop “Desertificação e Territórios: estado da arte”, realizado no âmbito da operação “Dinâmicas, Condicionantes e Potencialidades dos Territórios Rurais de Baixa Densidade Demográfica e Elevado Risco de Desertificação”, financiada pelo PDR2020, reunindo entre entidades parceiras e interessados, cerca de 25 participantes em sala, e mais de 50 por videoconferência.

O workshop visou debater a problemática do despovoamento, das dinâmicas em territórios rurais e do fenómeno da desertificação, assim como as condicionantes e potencialidades destes territórios e, ainda, promover o envolvimento das respetivas entidades intervenientes do desenvolvimento rural local dos territórios mais suscetíveis à desertificação.

Workshop alcoutim 7

Os trabalhos iniciaram-se com Osvaldo Gonçalves, Presidente da Câmara de Alcoutim, que abriu a sessão, fazendo referência aos objetivos do Centro de Competências na Luta Contra a Desertificação (CCDesert). O autarca estabeleceu uma analogia entre a desertificação e a atual pandemia, apontando o momento em que vivemos como um possível ponto de viragem para uma situação que não se pode perpetuar no tempo. Mencionou, ainda, que apesar da desertificação não ser uma problemática que afete um grande número de pessoas, afeta uma grande superfície territorial.

Workshop alcoutim 2

Osvaldo Gonçalves, Presidente da Câmara de Alcoutim

Seguiu-se a intervenção de Lúcio Pires do Rosário, ex-Ponto Focal Nacional da Convenção de Debate à Desertificação, sobre os “Grandes traços da desertificação em Portugal no último meio século”. Refletiu sobre a definição de “desertificação” como se tratando da degradação das terras, nas zonas áridas, semi-áridas e sub-húmidas secas, em resultado da influência de vários factores, incluindo as variações climáticas e as actividades humanas e destacou a importância da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação nos Países Afetados por Seca Grave e/ou Desertificação, particularmente em África.

Workshop alcoutim 9

Lúcio Pires do Rosário, ex-Ponto Focal Nacional da Convenção de Debate à Desertificação

Lúcio Pires do Rosário apresentou ainda uma cartografia das áreas susceptíveis à desertificação em zonas mediterrânicas e atlânticas, e a sua evolução para as séries em Portugal continental de trinta anos (1960 a 1990, 1970 a 2000, e de ainda de 1980 a 2010), bem como para o decénio 2000/2010.Abordou ainda as globais afectações com aridez na Península Ibérica e regiões da Madeira e Açores.

Depois coube a Fernando Oliveira Baptista, Professor Catedrático aposentado do Instituto Superior de Agronomia, desenvolver o tema do “Despovoamento, desertificação e desenvolvimento local”, tendo apresentado seis pontos-chave relevantes para o debate sobre as vias de desenvolvimento local: o declínio da população; o rural já não é agrícola mas ainda não é outra coisa; a desertificação e os recursos naturais; as políticas públicas; o desenvolvimento local; e as condições de vida e trabalho a nível local.

Workshop alcoutim 3

Fernando Oliveira Baptista, Professor Catedrático aposentado do Instituto Superior de Agronomia

Na sua intervenção, professor referiu ainda que o fundamental para o desenvolvimento das zonas de baixa densidade populacional passa por uma adequada orientação das politicas públicas, tanto no desenho das medidas, como nos montantes disponibilizados e nos critérios seguidos na execução.

Workshop alcoutim 1

A finalizar os trabalhos do workshop, Pedro Valadas Monteiro, Diretor-Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, falou da dificuldade em recuperar os territórios e a necessidade de repensar as questões de ordenamento do território. Defendeu a necessidade de identificar um conjunto de valências mínimas de que os territórios devem estar dotados para conseguir ter as condições necessárias para fixar população.

Workshop alcoutim 0

Pedro Valadas Monteiro, Diretor-Regional de Agricultura e Pescas do Algarve

A operação “Dinâmicas, Condicionantes e Potencialidades dos Territórios Rurais de Baixa Densidade Demográfica e Elevado Risco de Desertificação” resultante de uma parceria entre o Município de Alcoutim, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, o Instituto Politécnico de Bragança, a Universidade do Algarve, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, tem como grandes objetivos: Identificar as principais dinâmicas demográficas e socioeconómicas em zonas rurais com maior suscetibilidade à desertificação e menor densidade demográfica; Identificar, constrangimentos, potencialidades e vias de promoção do desenvolvimento económico e social nestes territórios; Transferir e divulgar boas práticas de permanência ou instalação de residentes em territórios rurais mais desfavorecidos em termos demográficos e biofísicos.

Workshop alcoutim 6

Para a prossecução destes objetivos serão desenvolvidos vários workshops, estudo de casos e produzidas publicações, em articulação com o Centro de Competências na Luta Contra a Desertificação.

Aceda a toda a informação no site do CCDesert.

Transmissão do Workshop via Youtube