facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Projeto AFAVEL acompanha situação da Agricultura Familiar em contexto de Alterações Climáticas

AFAVEL logoNo âmbito do Projeto AFAVEL (Agricultura Familiar e Valorização Territorial Sustentável, em contexto de Alterações Climáticas) do PDR2020, que iniciou atividade em 2020, o mês de outubro tem implicado a conclusão da aplicação de questionários a agricultores/as familiares e a realização de Grupos Focais (Focus Groups), significando trabalho de campo em territórios das Regiões Norte, Centro e Alentejo (Vale do Sousa, Dão-Lafões e Alentejo Central, respetivamente).

Estas sessões de Grupos Focais, presenciais e à distância (on line) têm contado com a participação de agricultores/as familiares de diferentes tipos e de outros atores locais (dirigentes de entidades associativas e cooperativas, de entidades autárquicas com conhecimentos relevantes e técnicos de organismos do Estado), com a finalidade de obter informação adicional – de contexto da Agricultura Familiar (AF) – complementar aos inquéritos aplicados.

Os principais aspetos focados e discutidos têm sido, por um lado, questões em torno de alterações locais / regionais quanto a condições ambientais, bem como as suas consequências e propostas de superação dos problemas. Por outro lado, debateram-se algumas condicionantes socioterritoriais (desde as limitações das estruturas fundiárias aos défices de organização e governança, passando pelas dinâmicas populacionais negativas) e outras resultantes de certos abandonos da atividade agrícola, tanto resultantes do processo de reforma da PAC (alterações em termos de medidas de política, envolvendo desajustamento das novas formas de apoio às características locais) como de outras políticas.

Com a redução do número de produtores/as, reduzem-se também os serviços de apoio, públicos e privados, desencorajando a continuação das explorações mais pequenas. No entanto, foram colocados novos desafios ao planeamento e às políticas públicas, no sentido de mitigar os problemas sentidos e de promover reorientações para a valorização territorial. Conta-se que outros contributos para o entendimento da problemática da AF e do seu contexto territorial sejam desenvolvidos noutras sessões de discussão previstas, em particular em eventos virtuais de maior alcance e abrangência de atores, como “Grupos Focais Virtuais” e webinar “Jornadas de Agricultura Familiar”.

O Projeto AFAVEL (Operação PDR2020-20.2.4-FEADER-058088 – Assistência Técnica Rede Rural Nacional | A4: Observação da Agricultura e dos Territórios Rurais) tem vindo a decorrer desde o início de 2020 e tem o seu termo previsto em março de 2021.

Tem como entidade promotora a ANIMAR (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local) e mais sete parceiros: ADER SOUSA (Associação de Desenvolvimento Rural das Terras de Sousa); CONFAGRI (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal); Cooperativa Três Serras de Lafões; DRAP Norte (Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte); DRAP Centro (Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro); IGOT (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa); TRILHO (Associação para o Desenvolvimento Rural).

Notícia enviada pela Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, membro da Rede Rural Nacional.