facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

De que forma a inovação ajuda a responder aos desafios

maca A Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade (ENFVN) é o Pólo do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária onde se desenvolve investigação e experimentação em fruticultura, muito focada nos problemas apresentados pelo setor.

O Coordenador da ENFVN, Rui Maia de Sousa, recorda que em janeiro de 2017 reuniu os representantes do setor e foram definidas as prioridades para a próxima década, num documento que lhe tem orientado a atividade. Em entrevista aprofunda o tema sobre que forma a inovação ajuda a responder aos desafios da fruticultura e traça um perfil sobre qual será a tendência de futuro da fruticultura nacional.

No caso concreto da investigação desenvolvida dentro do INIAV, I.P., quais têm sido os aspetos mais relevantes a trabalhar?

O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV, I.P.) desenvolve a sua atividade em vários Pólos/Estações a nível nacional e em várias vertentes nomeadamente na área do ambiente e recursos naturais; conservação e valorização de recursos genéticos vegetais e animais; sistemas agrários: produção e sustentabilidade; produção florestal; produção animal; sanidade vegetal; saúde animal; segurança alimentar e tecnologia agroalimentar e florestal.

No caso concreto da fruticultura a investigação e experimentação desenvolvida na Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade (ENFVN) foca-se, principalmente, na tentativa de resolução dos problemas apresentados pelo setor. Em janeiro de 2017 reunimos, na ENFVN, os representantes do setor e foram definidas as prioridades para a próxima década e é este documento que nos tem orientado na nossa atividade. Algumas das linhas de trabalho definidas ainda não estão em curso por falta de recursos humanos e financeiros para a sua concretização, no entanto continuam no nosso horizonte.

Os aspetos mais relevantes em que temos trabalhado estão ligados ao estudo da adaptação às condições edafoclimáticas nacionais de novas variedades de várias espécies, entre elas, a macieira, pereira, cerejeira, ameixeira, amendoeira e a figueira.

Ensaios de polinização em macieiras e pereiras no sentido de os frutos terem mais sementes, serem mais simétricos e com melhor qualidade e conservação (Figura 1). Sistemas de condução e o efeito da luz na produção e na qualidade dos frutos. O efeito da aplicação de biofertilizantes no desenvolvimento vegetativo e na produção das macieiras (…).

Notícia publicada pela revista Voz do Campo, e que pode ser lida na íntegra em na edição de dezembro de 2020.