facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola 2020: conheça os 12 finalistas

premio ca siteÉ já no dia 4 de fevereiro que serão conhecidos os vencedores do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola 2020. Fique a conhecer cada um dos 12 finalistas:

 

 

MUSHI Aproveitamento de troncos provenientes da limpeza das matas, para produção de mini-troncos prontos para cultivo de cogumelos biológicos Shitake em casa. A marca conta também com a recente criação duma linha de malas e acessórios à base de pele de cogumelo, como alternativa vegan e ecológica ao couro. Saiba mais aqui.

MycoExplorer Desenvolvimento de produto fitossanitário inovador e de fácil aplicação em campo, para controlo biológico da doença da murchidão do pinheiro, responsável pelo maior impacto económico e ecológico nos sistemas florestais mundiais. Saiba mais aqui.

Polimax Estratégia e implementação de práticas para favorecer a polinização natural das macieiras, pereiras e cerejeiras, de forma a aumentar a qualidade dos frutos, a sua conservação e a sua competitividade no mercado, bem como contribuir para o aumento e manutenção da biodiversidade. Saiba mais aqui.

ECO-BEEWAX Utilização da cera de abelha, um sub-produto da colmeia, para a produção de uma película conservante para embrulhar e preservar alimentos, com o objetivo de ser uma alternativa ecológica e sustentável à película aderente, aos sacos de plástico com fecho e às folhas de alumínio. Saiba mais aqui.

Stex Unidade industrial para transformar resíduos (florestais, agrícolas ou lixo urbano) em bioetanol, num processo que foi desenvolvido para ter retorno em até 5 anos, mesmo em escalas de 3 a 10 vezes menores que a concorrência, permitindo a sua aplicação em países europeus. Esta inovação caracteriza-se ainda por não competir com a produção de alimentos, ao contrário do modo de produção convencional de bioetanol, que é feita a partir de açucares ou carboidratos. Saiba mais aqui.

SustainableBC Processo de desenvolvimento de celulose bacteriana em larga escala, com desempenho superior em várias fileiras de aplicação (como cosmética, alimentar e têxtil) face à celulose vegetal, que tem impacto ao nível do uso da terra e da exploração florestal. Saiba mais aqui.

ALBA Produto estável a altas temperaturas e diferentes pHs, apresentado como alternativa segura e sustentável ao dióxido de titânio (TiO2) que está presente em mais de 3500 alimentos e bebidas da indústria alimentar. Saiba mais aqui.

CROPEO Dispositivo de protecção de alimentos secos durante o seu armazenamento, que utiliza vapor de óleos essenciais com sistema de libertação controlada, para prevenir a contaminação por insetos e a deterioração fúngica dos alimentos. Saiba mais aqui.

Tomatable Tomates verdes lacto-fermentados, vendidos em frascos de vidro e que podem ser consumidos como acompanhamento, entrada, em sandes ou saladas. Este produto permite aproveitar as 112 mil toneladas de tomate verde que são deixadas em campo todos os anos, por não possuírem as características desejadas pela indústria.

GOEfluentes Abordagem estratégica de valorização energética dos fluxos gerados na actividade agropecuária, assegurando o desenvolvimento sustentável a nível regional/nacional e reduzindo a exploração de recursos naturais através da reciclagem. Saiba mais aqui.

GO SOLO Desenvolvimento de método expedito e de baixo custo para o mapeamento da matéria orgânica. Desenvolvimento de método expedito e de baixo custo para o mapeamento da matéria orgânica no solo e para a análise do sequestro de carbono em pastagens semeadas biodiversas. Saiba mais aqui.

Tinturaria Natural Valorização da lã de ovelha Campaniça através do fabrico de fios com tingimento natural, permitindo a criação de produtos com características diferenciadoras e com potencial de dinamização económica local e regional. Saiba mais aqui.

Saiba mais informação no site do Prémio em http://www.premioinovacao.pt/

Fonte: Agroportal