facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Projeto SuWaNu Europe realiza workshop sobre uso de água residual na agricultura

suwanueurope workshopDurante a manhã de 3 de fevereiro, a Federação Nacional de Regantes (Fenareg) e a empresa de consultoria Consulai, parceiros nacionais do consórcio SuWaNu Europe, vão realizar um evento online regional sobre esta iniciativa. O projeto, realizado no âmbito do programa Horizonte 2020, da União Europeia, é dedicado à reutilização de águas residuais tratadas na agricultura.

Na primeira parte do evento surge o workshop “Train the practitioners”, onde será apresentado o plano de acção regional do Alentejo e se procurará recolher contributos dos participantes. A segunda parte consiste no “3rd Regional Working Group”, em que será apresentada a evolução do projecto e das novas iniciativas de uso de água residual na agricultura em Portugal e onde também se procurará recolher contributos.

Com um orçamento de dois milhões de euros, financiado pelo programa Horizonte 2020, da União Europeia, e uma duração prevista de dois anos e meio, o projecto SuWaNu Europe começou em 1 de Janeiro de 2019 e está dividido em várias regiões. Os 20 parceiros deste consórcio de investigação aplicada são universidades, confederações de agricultores, federações de regantes, associações de reutilização e empresas privadas de Alemanha, Bélgica, Bulgária, Chipre, Espanha, Grécia, Israel, Itália e Portugal.

O projecto SuWaNu Europe «visa impulsionar a inovação e a transferência de conhecimento na Europa sobre reutilização segura e económica de águas residuais tratadas em agricultura», procurando «definir estratégias a nível regional para impulsionar a inovação nos sectores agrícola e hídrico». Esta iniciativa «destina-se a colmatar as actuais lacunas de inovação e a alcançar uma implementação eficaz das soluções de reutilização de águas residuais tratadas na agricultura».

O programa provisório do evento online pode ser consultado aqui. A inscrição é gratuita, mas obrigatória e deve ser realizada até dia 1 de fevereiro.

Fonte: Frutas Legumes e Flores