facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Anunciados os resultados do Concurso Europeu de Inovação Rural (EURIC)

liaison logoEm janeiro de 2019, o projeto Horizonte 2020 'LIAISON' lançou um concurso por toda a Europa com o objetivo de encontrar iniciativas inovadoras e inspiradoras na agricultura, silvicultura e no sector agroalimentar, com a participação de um total de 220 empresas, projetos e iniciativas de 21 Estados-Membros da UE e de 2 países vizinhos.

Um júri internacional de especialistas profissionais independentes selecionou 15 como Embaixadores Europeus da Inovação Rural, representativos de diferentes setores e áreas geográficas.

Os Embaixadores da Inovação Rural selecionados para Portugal são o Programa de Sustentabilidade de Vinhos do Alentejo e d´BAGAR.

Cada um dos embaixadores selecionados receberá materiais promocionais personalizados e reconhecimento internacional, além da possibilidade de beneficiar de inúmeras oportunidades de networking.

Segundo o investigador José Muñoz-Rojas do ICAAM - Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas da Universidade de Évora, o parceiro LIAISON em Portugal: “Os tempos estão a mudar! Em toda a Europa, os sectores agrícola, florestal e agroalimentar enfrentam grandes desafios sociais, económicos e ambientais - bem como grandes novas oportunidades. Atualmente, a inovação rural é um tópico muito discutido, quer seja à mesa de uma cozinha ou nos escritórios da Comissão Europeia em Bruxelas. Por isso, decidimos encontrar o maior número possível de bons exemplos de inovação rural, e dar a conhecer estas ideias”.

Todos os embaixadores serão homenageados na Cerimónia que ocorrerá dia 3 de dezembro de 2019 em Bruxelas durante o as comemorações anuais dos Dias de Inovação Orgânica, organizado pela TP Organics.

Para mais informações aceda aqui ou contacte: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

NOTAS:

  • LIAISON é um projeto de 'múltiplos atores', financiado pela Comissão Europeia, e visa entender o que faz uma parceria de sucesso para a inovação. Porque será que algumas parcerias têm a capacidade de se organizar, pensar em novas ideias e criar algo novo? Como é que poem em pratica estas ideias e as transformam em algo com aplicação prática real? O objetivo principal do LIAISON é como incentivar mais dessas parcerias de sucesso para a inovação!

Siga LIAISON no Twitter para obter informações atualizadas: @ liaison2020 # EURIC19

Detalhes de todos os Embaixadores da Inovação Rural (além dos selecionados) podem ser encontrados na página da LIAISON: http://liaison2020.eu/euric/

  • • O projeto LIAISON envolve 17 parceiros em 15 países. O projeto recebe financiamento do programa de pesquisa e inovação Horizonte 2020 da União Europeia sob o contrato de financiamento nº 773418.
  • • TP Organics é uma das 40 plataformas tecnológicas europeias (ETP) oficialmente reconhecidas pela Comissão Europeia. A sua missão é fortalecer a pesquisa e inovação sobre os produtos orgânicos e outras abordagens agroecológicas que contribuem para sistemas sustentáveis ​​de agricultura e alimentação. Para alcançar essa missão, reúne empresas, investigadores, agricultores, consumidores e organizações da sociedade civil que atuam na cadeia de valor orgânico, desde a produção, procura e oferta até ao processamento, comercialização e consumo dos alimentos.

Notícia enviada pelo ICAAM/UE, membro da Rede Rural Nacional.