facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Maçã Camoesa e Riscadinha em destaque no Roteiro temático da DRAP LVT

roteiro maca camoesa 2O Roteiro temático - A Maçã Camoesa e Riscadinha, realizado pela DRAPLVT e a Rede Rural Nacional, no dia 25 de novembro, promoveu a visita à Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade, em Alcobaça, fruticultores que se dedicam à produção de variedades tradicionais de maçã Camoesa e maçã Riscadinha de Palmela, dos Concelhos de Sesimbra e Palmela.

Inserido nos “Roteiros Temáticos” da Rede Rural Nacional, deu a conhecer a um grupo de cerca de 32 pessoas boas práticas e projetos desenvolvidos pelo INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e em especial pela Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade, no âmbito da fruticultura.

Nesta visita participaram também a Presidente da Junta de Freguesia do Castelo e a Chefe da Divisão Comunicação, Turismo e Economia local da Câmara Municipal de Palmela acompanhados por técnicos de apoio à economia local e dos Delegados Regionais da DRAPLVT.

roteiro maca camoesa 1

Durante a manhã, decorreu a apresentação pelo Coordenador do Polo de Alcobaça da Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade, Rui Maia de Sousa, sob o tema “Como produzir a Maçã Camoesa da Azóia com qualidade”.

​Após esta sessão, os participantes deslocaram-se ao pomar onde puderam verificar in loco as boas práticas desenvolvidas pela Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade, assim como acompanhar os seus modos de produção agrícola.

roteiro maca camoesa 3

Os Roteiros Temáticos (RT) constituam uma ferramenta para a promoção da partilha de conhecimento, de experiência e para a produção de reflexão conjunta, que permita construir novos conhecimentos e novas parcerias para o desenvolvimento da agricultura e dos territórios rurais. Parte-se do princípio que cada agricultor, agente económico ou associativo, do sector agrícola, florestal ou da área do desenvolvimento rural, possui um vasto conhecimento tácito que foi acumulando ao longo da sua experiência, que é útil partilhar através do contacto direto.

roteiro maca camoesa 4

Os Roteiros Temáticos têm como objetivo difundir junto dos agricultores e demais agentes do território bons exemplos e boas práticas e permitir o debate e troca de experiências entre agricultores e demais agentes do território, no sentido de contribuir para encontrar soluções para problemas concretos.

Notícia enviada pelo Ponto Focal de Lisboa e Vale do Tejo, da Rede Rural Nacional.