facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Agricultura e Alimentação: oportunidades num setor crítico

agricultura alimentacaoComo inovar num mundo em transformação acelerada? Quais os desafios que a nova realidade trouxe às indústrias agrícola e alimentar? Qual a diferença hoje, entre o que é normal e o que é radical? Alfons Cornella, especialista em inovação no Institute of Next, de Barcelona, regressa nos proximos dias 6, 7 e 8 de julho a Vila Real para a Mini-Escola de Inovação, uma iniciativa da Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro e da Fundação da Casa de Mateus, com o apoio da Fundação Millenium BCP, inscrita no programa Eco-Mateus.

Apesar da falta de atenção com que a agricultura tem sido olhada pelos fóruns de novas tecnologias e inovação, é muito possível que os avanços no setor agroalimentar se convertam num tema da maior importância ao longo dos próximos anos, tendo em conta a necessidade que o planeta terá, em 2050, de alimentar 9.000 milhões de pessoas.

A tudo isto, somar-se-á a chamada Agricultura de Precisão, que desencadeará muita tecnologia, sob a forma de sensores, satélites, big data, drones e robots autónomos, por forma a que cada metro quadrado de cultivo possa ser tratado de forma individualizada, trazendo a cada planta os exatos recursos de que necessita em cada momento. Indispensável para investigadores, profissionais e, sobretudo, empresários do setor dedicados a encontrar novas formas de criação de valor.

Para mais informação aceda a esta página e efetue a sua inscrição aqui.