facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

2.º Webinar SPREGA "Gestão de uma Raça: Seleção vs Cruzamento"

sPREGA logoA Sociedade Portuguesa de Recursos Genéticos Animais (SPREGA) realiza no próximo dia 6 de julho, pelas 18horas, via Zoom/Colibri, o 2.º Webinar SPREGA "Gestão de uma Raça: Seleção vs Cruzamento".

A gestão das raças das espécies pecuárias em Portugal é, sem dúvida, um desafio enorme e permanente que, por delegação dos serviços oficiais, tem estado à responsabilidade de Associações de Criadores. Todas as atividades, desde a gestão dos Livros Genealógicos à execução de ações de conservação ou de melhoramento genético, têm o objetivo de preservar a variabilidade genética ou obter um progresso genético determinado. A manutenção ou aumento do número de animais de cada raça é fundamental, tanto para as ações de conservação ou melhoramento, como para o sucesso económico de cada uma.

Nos últimos anos, as raças que adotaram programas de melhoramento genético têm proposto diversos objetivos de melhoramento e utilizado distintos critérios, metodologias e estratégias de seleção. Os cruzamentos entre raças permitem tirar partido da heterose e beneficiar da possível complementaridade elas. Assim, fará sentido, numa raça com um programa de melhoramento genético por seleção em curso, incluir na sua gestão a prática de cruzamentos? Qual a valorização/benefícios dessa prática?

Entre na reunião Zoom neste link.

ID da reunião: 937 0608 9616

Senha: 381476

Notícia enviada pelo Ponto Focal do Alentejo da RRN.