facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Phil Hogan reafirma a importância da renovação das gerações incluindo-a nas prioridades do desenvolvimento rural

UE_CejaNo seu discurso de abertura o Comissário Phil Hogan afirmou que “ não haverá "uma vida melhor para as zonas rurais", tal como previsto na Declaração de Cork 2.0, sem que uma nova geração de agricultores e comunidades rurais assumam as rédeas”.

Confirmou também que a declaração de Cork 2 inclui uma mensagem forte sobre a necessidade de satisfazer as aspirações da juventude rural em relação a oportunidades de emprego, diversificadas e bem recompensadas, sobre a facilitação da renovação das gerações e de capacitar uma nova geração de jovens agricultores altamente qualificados para que tirem todos os benefícios da tecnologia para apoiar práticas agrícolas sustentáveis na Europa.

Enumerou alguns dos obstáculos que para isso pretende reduzir, nomeadamente facilitando o acesso ao financiamento via instrumentos financeiros inovadores e orientados para os Programas de Desenvolvimento Rural, o acesso à terra, via novas formas de promover e simplificar as transferências agrícolas entre agricultores mais experientes e novos operadores. Mencionou ainda o acesso ao conhecimento salientando, para além da formação, demonstração os programas de intercâmbio apoiados pelo desenvolvimento rural, bem como a iniciativa "Erasmus para Jovens Empresários" e participar nos "programas Leonardo Da Vinci" com o objetivo de contribuir para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Ainda referiu que a Comissão começou a trabalhar no desenvolvimento de uma Economia Europeia de Dados, um dos elementos fundamentais para levar a revolução digital à prática agrícola.

Anunciou ainda o lançamento de um site dedicado a acompanhar o processo de transformar a Declaração de Cork em ação, salientando que o CEJA tem um papel claro e dinâmico a desempenhar e a Rede Europeia de Desenvolvimento Rural é um fórum igualmente importante para trocar pontos de vista, demonstrar as melhores práticas e dar um empurrão para os programas de desenvolvimento rural.

O discurso está disponível AQUI