facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Município de Serpa inscreve “Mangotes de Aldeia Nova” no Site dos Produtos Tradicionais Portugueses

Mangotes de Aldeia Nova Mangotos de Aldeia NovaOs “Mangotes de Aldeia Nova”, um enchido de Porco de Raça Alentejana cuja origem está ligada a Vila Nova de S. Bento foi reconhecido pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural como um Produto Tradicional Português.

Trata-se de um enchido de fabrico artesanal, ligado à cultura e à tradição local, servido no Natal e nas matanças dos porcos. É feito de chispe de porco desossado e recheado com rim, orelha e lombo, que é cozido em água e vinho branco e posteriormente secado, no forno ou no fumeiro.

Com esta certificação o Município de Serpa reforça o seu posicionamento na estratégia de promoção da competitividade do tecido empresarial em particular nos setores agroalimentar e do turismo.

Salienta-se que no âmbito da valorização dos “Mangotes de Aldeia Nova” o Município de Serpa promoveu, na Feira do Enchido e do Presunto de Vila Nova de S. Bento de 2017, a constituição do 1º Painel de Provadores de Enchidos do Sul de Portugal, constituído por 16 provadores com competências para analisar do ponto de vista sensorial, entre outros, este produto agora reconhecido, garantido desta forma que as características organoléticas estão salvaguardadas de acordo com a tradição de fabrico.

Os produtores que quiserem podem agora comercializar os “Mangotes de Aldeia Nova” com o selo “tradicional.pt”, o que contribuirá para a sua valorização nos mercados.

Aceder aos sítio: Produtos Tradicionais Portugueses

Notícia enviada pelo CADES - Centro de Apoio ao Desenvolvimento Económico de Serpa Membro da Rede Rural Nacional.