facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

COTHN organiza VI Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos

coloquio pequenos frutosO Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV, I.P.) em colaboração com a Associação Portuguesa de Horticultura (APH), o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Centro de Competências (COTHN-CC) e coorganização com o Município de Odemira, vão realizar nos dias 22 e 23 de maio de 2020, em Odemira, o VI Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos, que terá como tema central “A sustentabilidade da produção de pequenos frutos”.

A produção de pequenos frutos tem aumentado de uma forma muito acentuada em Portugal, quer pela existência de excelentes condições ambientais que algumas regiões possuem para produzir para o mercado de exportação, quer pela elevada competência da maioria dos empresários/produtores envolvidos na fileira.

Na presente edição do colóquio pretende-se analisar e debater áreas fundamentais para a sustentabilidade da produção intensiva de pequenos frutos que não coloquem em causa a competitividade do setor e a rentabilidade das culturas.

O setor dos pequenos frutos encontra-se com uma dinâmica extremamente forte ao nível da produção, exportação e transformação, sendo uma das áreas da horto-fruticultura que mais contribui para as exportações portuguesas. A fileira cresceu em área, em produção e valor.

Em 2018, a área de pequenos frutos ultrapassou os 3 800 hectares em que o mirtilo, só por si, representava metade da área plantada (INE, 2019). No entanto, cabe às framboesas o destaque em relação à produção, cerca de 24 mil toneladas produzidas com um valor exportado que ultrapassou os 165 milhões de euros (SIMA, 2019). No seu conjunto, o valor exportado de pequenos frutos representou mais de 200 milhões de euros.

Nesta sexta edição, o colóquio contará com um painel de oradores nacionais e estrangeiros de reconhecido mérito, investigadores, técnicos, produtores e outros agentes.

Notícia enviada pelo COTHN, membro da Rede Rural Nacional.